Infográfico

Como funcionam as cartas de crédito? Entenda em 5 passos!

Acesse nosso infográfico e entenda como funciona a carta de crédito do consórcio para a compra do seu bem.

Como Funcionam As Cartas De Credito Entenda Em Passos


Todos os participantes de um consórcio, em algum momento, serão contemplados com uma carta de crédito. Mas você sabe como ela funciona? Tire todas as suas dúvidas com este infográfico que preparamos.

1. O que são cartas de créditos?

A carta de crédito é o documento repassado ao consorciado quando ocorre sua contemplação. Sendo assim, a carta de crédito é o valor que um determinado consórcio oferece para a contratação do serviço ou compra do bem. Por exemplo: uma pessoa que faz um consórcio no valor de R$ 250 mil tem uma carta de crédito nesse valor para usar conforme estabelecido em contrato.

2. Quais são as suas vantagens?

· São seguras, pois só podem ser usadas por seus titulares.
· Mantêm seu poder de compra, sendo reajustadas pelos índices definidos em contrato ou pelas tabelas dos fabricantes.
· Podem ser usadas para a aquisição de qualquer bem dentro da categoria contratada.

3. Como é feita a contemplação?

contemplação é realizada por meio das assembleias ordinárias nas quais os integrantes são sorteados para receberem suas cartas de crédito. A contemplação também pode ocorrer por meio de lances, sendo que o consorciado que possuir o lance vencedor receberá a carta de crédito.

4. Como devo usar a carta?

Deve ser usada para adquirir um bem da mesma categoria do objeto do consórcio. Se for um imóvel, por exemplo, pode ser uma casa, terreno ou apartamento, novo, usado ou na planta. Ainda é possível quitar financiamentos ou receber o valor em dinheiro após 180 dias da contemplação, mediante o consorciado quitar suas obrigações com o grupo.

5. Como posso comprar uma carta contemplada?

É preciso comprá-la de um integrante de algum consórcio existente. A troca de titularidade deve ter a anuência da administradora, pois serão assumidas, também, as parcelas restantes e quaisquer pendências anteriores à compra.

Gostou dessas dicas e quer conquistar sua casa própria? Então confira nosso Guia de compras de imóveis: como adquirir seu primeiro imóvel!