Infográfico

Passo a passo: saiba como fazer a contratação de um consórcio

Leia nosso infográfico e aprenda a contratar o plano ideal para você conquistar seus sonhos!

Passo A Passo Saiba Como Fazer A Contratacao De Um Consorcio

Certamente você já tem em mente que o consórcio pode ser a melhor alternativa para conquistar seus sonhos. Mas você sabe como contratar o plano ideal para você? Confira abaixo nosso passo a passo e tire suas dúvidas!

Escolha uma administradora de confiança

Para um investimento seguro, contrate seu consórcio apenas com administradoras confiáveis, autorizadas pelo Banco Central e cadastradas na Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Entenda como o consórcio funciona

O consórcio consiste na união de pessoas físicas ou jurídicas formando um fundo comum para adquirirem bens ou serviços de forma parcelada. A cada mês, um ou mais consorciados são contemplados com uma carta de crédito. Uma das maiores vantagens do consórcio é que não há cobrança de juros no consórcio, mas uma taxa de administração, bem inferior aos juros bancários.

Escolha o tipo de consórcio ideal

Há grupos para os mais diversos fins como bens imóveis (casa, apartamento, construção, reforma, sala comercial) e móveis (carros, motos, caminhões, embarcações) com várias opções de prazos de parcelamento e valores de carta de crédito.

Defina o valor das parcelas e do bem

Busque um consórcio com o valor mais próximo do bem desejado e que tenha um prazo de parcelamento interessante. O ideal é que o valor das parcelas mensais não ultrapasse 30% de sua renda.

Acompanhe as assembleias de contemplação

Os sorteios das cartas de crédito são realizados mensalmente, nas Assembleias Ordinárias do grupo do consórcio. Não se esqueça que é preciso estar com as parcelas em dia para participar dos sorteios mensais.

Seja contemplado e use sua carta de crédito

Após ser contemplado, você recebe sua carta de crédito e já pode utilizá-la para comprar o bem do seu interesse. Se não quiser usá-la imediatamente, o valor é separado do Fundo Comum e investido para que não perca poder de compra.

Ficou alguma dúvida sobre a contratação de um consórcio? Deixe seu comentário!