Meu Primeiro Carro

Aprenda a utilizar o consórcio de veículos para ampliar sua frota de caminhões

Acesse e saiba por que o consórcio de veículos traz uma excelente relação custo-benefício para aumentar sua frota!

Empresas que trabalham com grandes entregas devem sempre pensar na qualidade dos veículos utilizados. Por isso, tantas delas trabalham com uma frota própria, que pode ser controlada internamente. Mas é claro que o número atual de caminhões não será o suficiente para sempre, sendo necessário adquirir mais veículos com o tempo. E como este investimento pode ser bem pesado para ser feito de uma vez, é uma boa ideia cortar custos com um consórcio de veículos.

Infelizmente, muitos não entendem o que é ou como funciona esse tipo de consórcio, e acabam evitando realizá-lo. Porém, uma análise rápida já é suficiente para mostrar como esta é uma boa solução para investir em sua frota. Isso em vários aspectos, desde custo até maior rapidez no investimento. Acompanhe e veja as vantagens do consórcio de veículos:

Como funciona um consórcio de veículos?

Em termos bem gerais, um consórcio é semelhante a uma "vaquinha", pelo menos no que diz respeito à sua formação. No consórcio de veículos, é reunido um grupo de pessoas com interesse em um bem semelhante. Todos assinam um contrato com a empresa administradora de consórcio e começam a pagar as parcelas relativas à compra do bem, que são diferenciadas.

Ao longo do tempo de contrato, cada um dos membros do consórcio é sorteado, mesmo que não tenha concluído todos os pagamentos, para receber uma carta de crédito. Com ela, o consorciado pode entrar em contato novamente com a empresa e informar o tipo e modelo do veículo desejado. E pronto: ele poderá receber o caminhão. É como se, a cada mês, o grupo comprasse uma unidade do produto e um dos pagantes ficasse com ele.

É importante lembrar que um consórcio de veículo é um investimento. Se planejado adequadamente, ele pode ser realizado com tranquilidade, acompanhando o crescimento de sua empresa.

Quais são suas vantagens?

Investimento mais seguro

A principal vantagem de um consórcio é sua segurança. Diferente de um empréstimo, ele não cria uma dívida imediata no momento de sua aquisição.

Isenção de várias taxas

Outro motivo para buscar um consórcio é o seu custo reduzido em comparação com outros métodos. Uma compra parcelada possui vários juros embutidos. E muitas das taxas que acompanham a compra têm aumentado nos últimos anos. Já o valor do consórcio é isento de taxa de adesão (entrada), juros sobre as parcelas, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), entre outros encargos menores. Isso resulta em uma economia considerável de capital para a empresa.

Mais facilidade na aprovação de crédito

Um consórcio de veículos também é mais fácil de aprovar do que um empréstimo ou uma grande compra parcelada. E como não é um empréstimo, não é necessário se preocupar com a quitação de uma dívida pré-adquirida.

Flexibilidade no pagamento das parcelas

Outra característica muito vantajosa de procurar o consórcio de veículo é a possibilidade de flexibilizar as parcelas. Além de negociar prazos, que quase sempre são mais acessíveis do que em um empréstimo, é possível pagar parcelas extras em adiantamento, ou até mesmo quitar a dívida antes do prazo. Essa contribuição extra aumenta as suas chances ser o próximo contemplado do consórcio.

Por que ampliar a sua frota é tão importante?

Claro que você não vai entrar em um consórcio sem um motivo. Existe um propósito para adquirir mais um ou dois caminhões para sua frota. Veja aqui algumas das vantagens de ampliar sua frota de caminhões com o consórcio de veículo:

Possibilidade de atender a mais clientes

O motivo mais óbvio para ter mais veículos é atender à demanda crescente de entregas. Se sua empresa está crescendo, é importante já se preparar para não perder nenhum cliente. Como já mencionamos, é possível começar o consórcio antes que a demanda surja. Assim, será possível poupar gastos e se adiantar diante de uma projeção de crescimento da companhia.

Maior autonomia sobre a frota

Escolher entre terceirizar sua frota ou ter uma frota própria pode ser bem difícil para alguns empresários. A menos que os caminhões façam parte do negócio princiapl da empresa, haverá sempre algum receio. Mas com um consórcio de veículos, é possível realizar a transição por um custo bem menor, assumindo total controle da frota.

Isso quer dizer que será necessário arcar com mais responsabilidades na parte de gestão da frota, mas também significa que a empresa terá total autonomia em relação ao transporte das cargas. Assim, não haverá risco de indisponibilidade por parte da terceirizada.

Redução de custos com um serviço próprio

Colocando todos os valores na ponta do lápis, o custo da terceirização quase sempre é maior do que o da manutenção de uma frota própria. Isso porque a empresa terceirizada adiciona a todo o custo operacional, uma margem de lucro e seus próprios encargos.

Com o consórcio de veículos, é possível eliminar essa margem, reduzindo o custo total do serviço. É bom lembrar que isso também afeta o consumidor final. O valor cobrado pela empresa que utiliza a frota também acrescentará seu lucro, que se acumula com a da terceirizada. Com a redução de custo, é possível tornar o serviço mais acessível e atrativo, pois o preço será mais competitivo em meio ao mercado.

Adotar uma frota própria já é um grande passo. Saber quando ampliá-la é outro ponto importante. E, por fim, saber como fazer isso da forma mais eficiente em termos de custo-benefício é o que diferencia um grande empresário dos medianos. E um consórcio é uma das melhores formas de evitar as despesas e melhorar a lucratividade da empresa.

Quer aprender mais sobre como seu consórcio de veículos? Então, leia nosso eBook - Como adquirir seu primeiro veículo e encontre tudo que precisa!