Meu Primeiro Carro

Como escolher um carro popular com melhor custo e benefício?

Confira algumas dicas para não errar na escolha e obter o melhor custo-benefício.

Diante de tanta oferta, a tarefa de escolher um carro popular com a melhor relação entre custo e benefício acaba se transformando em um grande desafio. E hoje, com a economia brasileira estremecida, prestar atenção em cada detalhe pode, mais do que nunca, fazer toda a diferença na hora de fechar negócio. Esse é seu caso? Está em busca do automóvel ideal e, por isso, também vive esse dilema? Está em dúvida sobre qual modelo escolher e que fabricante oferece o melhor custo-benefício? Então significa que você já tem o primeiro ingrediente: a consciência de que acertar na compra requer esforço.

No post de hoje, listamos algumas dicas que certamente o ajudarão a comprar seu carro de forma inteligente, com mais rapidez e assertividade. De acompanhar as publicações especializadas a prestar atenção no momento da economia, veja quais são os principais pontos que você deve considerar na hora de buscar um carro popular que se encaixe nas suas expectativas e apresente o melhor custo-benefício!

Pesquise bem mais a fundo

Dita assim, essa dica parece mais um lugar-comum, não é mesmo? Mas é sempre bom lembrar que o trabalho de pesquisa deve ser intenso no processo de escolha de um carro popular. E quando falamos em pesquisar, queremos dizer que você deve não só comparar preços nas concessionárias, mas também fazer pesquisas em publicações especializadas (revistas, blogs, sites e assim por diante) para entender as particularidades de cada modelo.

Afinal de contas, são inúmeros os especialistas que avaliam veículos como profissão e, portanto, entendem muito bem do assunto. A partir da opinião desses experts, você pode compreender as particularidades de cada carro e verificar quais deles atendem a suas necessidades. Da mesma forma, os próprios proprietários costumam deixar suas avaliações em portais da internet, bem como reclamações e impressões gerais. E todas essas informações podem ajudá-lo a entender o custo-benefício de cada modelo.

Peneire os modelos interessantes

Não tem como fugir: quanto maior é o leque de opções, mais difícil se torna a escolha. Por isso, é importante começar com uma lista grande de modelos que o interessam para ir afunilando até ter entre 5 ou 6 opções. A partir daí, você pode avaliar outros requisitos com mais facilidade. É o momento, por exemplo, de montar uma planilha com cada modelo em uma coluna e acrescentar o máximo de informações possíveis em relação a eles para comparar as qualidades e defeitos, assim como custos que podem ser gerados.

Considere suas necessidades

Lembrando que estamos falando de custo e benefício, o modelo escolhido deve atender da melhor forma possível a suas necessidades. Logo, não adianta optar pelo mais barato se ele não for realmente útil para seu dia a dia. Mentalize sua rotina com esse automóvel. Ele o ajudará em curto, médio e longo prazos? Por quanto tempo você poderá contar com ele? Ter essa visão de futuro com seu carro pode ser muito útil na hora de decidir.

Avalie a economia de combustível

O combustível é um elemento muito importante quando falamos em escolher um carro popular com o melhor custo e benefício. Isso porque, muitas vezes, um modelo que custa um pouquinho a mais na hora da compra pode se mostrar muito mais barato em médio e longo prazos justamente por consumir pouco combustível. De toda forma, o ideal é dar preferência a veículos híbridos. Assim terá como variar no abastecimento, usando aquele combustível que estiver com custo menor no momento.

Pense na manutenção

Seguindo basicamente a mesma lógica, os gastos com manutenção também devem ser considerados. Assim, tanto as manutenções periódicas quanto as emergenciais precisam estar no seu radar. E há algumas formas simples de fazer essa avaliação, viu? Você pode, além de conversar com proprietários dos modelos que está avaliando, falar com mecânicos, por exemplo. Também é interessante verificar nas concessionárias que têm serviços de mecânica autorizada qual é a tabela de preços para os principais serviços de manutenção. Dessa forma você terá uma dimensão melhor de como serão seus gastos em médio e longo prazos.

Confira os custos relativos a seguro

Outro ponto interessante a ser observado diz respeito aos custos de seguro. Afinal, modelos diferentes podem, consequentemente, ter alíquotas diferentes. Assim, antes de fechar qualquer compra, avalie também esse quesito. A boa notícia é que a maioria das seguradoras informa esses valores em consultas rápidas em seus sites ou mesmo por telefone. Com esses dados em mãos, você poderá fazer a comparação para concluir qual modelo tem o menor custo para estar assegurado.

Observe os valores de revenda

carro popular com melhor custo e benefício também é aquele que perde menos valor na hora da revenda. Então preste atenção nesse detalhe na hora de escolher o seu! Você pode acompanhar publicações especializadas, já que algumas revistas atualizam com frequência a lista de modelos e também as taxas percentuais de valorização ou desvalorização na revenda. Se você fizer uma rápida pesquisa em sites de classificados de automóveis, verá rapidamente qual é a média de valores de revenda dos modelos que desejar avaliar.

Acompanhe as flutuações da moeda

Outro quesito que não pode deixar de ser avaliado na hora de comprar um carro popular é o momento da economia. Você pode acompanhar as flutuações do dólar, por exemplo, mas também deve olhar para mudanças na complexa legislação tributária brasileira. Está lembrado que, há pouco tempo, a alíquota de IPI voltou a ser cobrada depois de um bom período de isenção? Pois isso acabou modificando os valores dos carros, bem como aumentou os custos da energia elétrica, dentre muitos outros serviços. Acompanhar a economia e as previsões voltadas à macroeconomia pode fazer toda a diferença na hora de comprar seu carro. Com isso, é possível se antecipar ou mesmo adiar o momento da negociação para conseguir um bom custo-benefício.

Busque ajuda especializada

Por fim, aqui vai uma dica que pode ser a salvação da lavoura: busque um profissional especializado em compra e venda de carros populares. Você pode encontrar esse profissional em uma concessionária de confiança ou contratar um especialista no assunto. Procure, no entanto, ter certeza de que o profissional é totalmente isento e está mesmo interessado em ajudá-lo a adquirir um carro popular com o melhor custo e benefício. Fale com amigos e peça indicações a conhecidos para não correr riscos!

Está pensando em comprar um carro? Já escolheu o modelo e a marca? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Leia nosso post e veja mais algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher o carro certo e fazer uma aquisição satisfatória!