Meu Primeiro Carro

Como funciona o consórcio de carros? Descubra aqui!

Você conhece as vantagens do consórcio para a compra do seu carro novo? É hora de descobrir tudo aqui!

1. Introdução

O consórcio é uma das modalidades de aquisição mais escolhidas pelas pessoas na hora de comprar um carro. Fica atrás apenas do financiamento, que atinge, atualmente, quase 60%. No entanto, esse número vem caindo devido à recente alta dos juros. Além disso, a migração para os planos de consórcio reflete a maturidade financeira e econômica que a população vem adquirindo com o passar do tempo.

O consórcio de carros representa uma forma de aquisição mais inteligente financeiramente. E cada vez mais, o sonho de comprar o carro novo vem sendo realizado com maior economia. Em algumas situações, adiar o sonho em troca de uma aquisição mais barata demonstra maior consciência financeira.

Muita gente ainda não sabe como funciona o consórcio de carros. Por isso, desenvolvemos este artigo para que você descubra as vantagens que pode obter na hora de comprar o carro novo.

Nele, você aprenderá como o consórcio realmente funciona. Além disso, saberá quais são as suas vantagens, como decidir entre o consórcio ou o financiamento, os termos mais utilizados nessa modalidade e muito mais.

Continue acompanhando e confira!

2. Entenda o conceito de consórcio

O consórcio é uma forma de aquisição de bens e/ou serviços em que o valor é parcelado sem os juros aplicados no financiamento. A modalidade possui algumas características que a tornam mais viável e vantajosa para a aquisição do seu carro, principalmente se você não tiver tanta pressa em obtê-lo.

Geralmente, as pessoas que contratam um consórcio de carro possuem um perfil de poupador e enxergam a aquisição mais como um investimento do que uma despesa. Sendo assim, elas planejam a compra, uma vez que o consórcio possibilita a aquisição do carro com valores muito mais acessíveis que um financiamento.

3. Vantagens do consórcio de carros

Como mencionamos no tópico anterior, a compra do carro realizada por meio de um consórcio possui vantagens consideráveis sobre a modalidade de financiamento. Conheça agora as principais vantagens do consórcio de carros:

3.1. O consórcio de carro é um investimento

Muita gente não consegue juntar dinheiro para realizar uma compra à vista. Seja por falta de hábitos, seja por falta de organização, o consórcio de carros torna-se uma ótima opção de investimento nesses casos, uma vez que as parcelas serão pagas mensalmente. E quando contemplado, você tem o dinheiro para fazer a compra à vista.

3.2. As taxas de administração são baixas e não há a incidência de juros

Ao contrário do financiamento que cobra altas taxas de juros pela aquisição antecipada do carro, no consórcio elas não existem. As únicas taxas cobradas são as de administração que geralmente representam um percentual do valor contratado e a do fundo de reserva, ambas diluídas nos valores e prazos totais do grupo.

3.3. Possibilidade de escolher o melhor investimento

Escolher o consórcio ao invés de um financiamento é interessante também devido à flexibilidade de valores e prazos disponíveis no mercado. Essa vantagem é importante para o controle das finanças pessoais, já que o investidor tem total liberdade para escolher uma opção que melhor se encaixe no orçamento não comprometendo os seus compromissos financeiros.

3.4. Perfeito para trocar de carro periodicamente

Os veículos possuem um período de depreciação como qualquer outro bem. Eles envelhecem e precisam ser trocados periodicamente. Esse é um fator que toda pessoa e empresa devem levar em consideração. Nesse caso, o consórcio é a opção mais vantajosa, pois permite a troca programada do carro. Sempre que um modelo ficar velho e ultrapassado o consórcio do novo estará próximo da época de contemplação.

3.5. Planejamento sobre os custos futuros do bem adquirido

Após a aquisição do carro, é bom lembrar que alguns custos como abastecimentos e manutenções gerais devem ocorrer. O consórcio permite que o investidor se planeje de forma bastante antecipada com relação a esses custos e prepare uma poupança paralelamente as parcelas para quando esse dia chegar.

3.6. Total domínio sobre a decisão de qual bem adquirir

Com o consórcio, o investidor tem a liberdade de escolher o plano que lhe proporcionará uma carta de crédito com o valor necessário para comprar o carro que ele desejar no futuro. Não precisa ser necessariamente aquele que escolheu no início. Com tantas opções de modelos e marcas é fácil mudar de opinião com o tempo e, quando for contemplado, terá uma carta de crédito para negociar o carro que quiser no momento.

3.7. Contemplação antecipada

Muitas pessoas acreditam que o tempo esperado para adquirir o bem em um consórcio é muito grande. Mas elas logo mudam de ideia ao conhecerem melhor a modalidade e perceberem que existem formas de antecipar a contemplação. A primeira situação é por meio dos sorteios que acontecem mensalmente. A segunda forma é juntar um dinheirinho e dar um lance para ser contemplado logo.

4. Consórcio ou financiamento: qual é o melhor investimento

O financiamento atende necessidades de urgência e pressa em adquirir o carro, o que, normalmente, representa a falta de planejamento. Como resultado, os altos juros são o preço a pagar. Por isso, do ponto de vista financeiro, o consórcio é a melhor opção de investimento. Quem se planeja ganha tempo para esperar um pouco mais e conseguir realizar compras melhores.

4.1. Financiamento

Ao contratar um financiamento, o investidor deverá arcar com custos relacionados a taxa de abertura de crédito e apresentar garantias suficientes para provar a instituição financeira que pode assumir um compromisso de pagamento no longo prazo. Além das altas taxa de juros que serão embutidas nas parcelas, o comprador ainda deverá arcar com os custos de manutenção e combustível, muitas vezes, não programados. Outro problema é que, ao final do financiamento, o carro já vai estar com um grau de depreciação avançado.

A única vantagem do financiamento é a aquisição instantânea do veículo, mas nem sempre isso representa uma vantagem tão grande assim.

4.2. Consórcio

No consórcio, por outro lado, não há a taxa de abertura de crédito e nem a necessidade de apresentação de garantias para a contratação. O processo é bem menos burocrático do que no financiamento para ser contratado e livra o investidor das altas taxas de juros cobradas. Resumindo, a aquisição do carro dos sonhos pode ser feita com maior economia, caso você escolha a opção do consórcio.

5. Como funciona o consórcio de carros

O consórcio consiste na reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas que têm um objetivo em comum: formar uma poupança para a compra de um carro. Nesse caso, os consorciados ou cotistas, pagam todos os meses um valor que será destinado para a formação dessa poupança.

O valor pago disponibilizará aos cotistas as cartas de crédito para a compra do bem, com a carta de crédito em mãos, você ganha maior poder de negociação, já que ela permite uma compra à vista do carro. O consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, mas isso não quer dizer que cada um não possa ter regras específicas. Elas costumam variar de acordo com o valor das cotas, juros por atrasos, formas de contemplação, etc.

6. Cuidados que você deve ter ao entrar em um consórcio

A gora que você já sabe como funciona o consórcio de carros, é hora de aprender alguns cuidados importantes que devem ser tomados para não transformar o seu sonho em pesadelo. Confira os 5 cuidados mais importantes que você deve ter ao entrar em um consórcio:

6.1. Legitimidade da administradora do consórcio

Para poder comercializar cotas de consórcio a administradora deve estar devidamente autorizada pelo Banco Central. Então, antes de fazer a escolha final do consórcio, dedique um tempo para pesquisar essas informações. Afinal, você garantirá maior segurança para a realização do seu sonho ou necessidade.

6.2. Reputação da administradora do consórcio

A reputação da administradora de consórcio é outra informação de extrema relevância que você deve considerar antes de assinar o contrato. Para isso, pesquise referências na internet quanto as reclamações registradas no Banco Central e em sites como Reclame Aqui.

6.3. Condições oferecidas pela administradora do consórcio

Parte da decisão depende dos planos de consórcio oferecidos pela administradora. Pesquise quais são e deixe bem acertado todas as condições que envolvam o valor total do bem consorciado, a quantidade de parcelas a serem pagas e o valor individual de cada parcela. Esse cuidado permitirá que você avalie o seu poder aquisitivo e organize o orçamento para as prestações serem encaixadas nele sem grandes esforços.

6.4. Formas de contemplação

Verifique com a administradora do consórcio que você escolheu quais são as formas possíveis de contemplação. Qual é a frequência dos sorteios e como eles funcionam? Como você pode antecipar a contemplação? Essas e outras perguntas devem ser feitas para você avaliar as chances que terá de ser contemplado.

6.5. Reajuste de crédito

Pesquise quais os momentos que implicam em reajustes das parcelas do seu consórcio. Não encare isso como uma coisa ruim. O reajuste é bom e necessário. Significa que o crédito não perderá o valor de compra devido à inflação quando você for contemplado.

7. Glossário do consórcio: 7 termos que você precisa saber

Assim como em qualquer segmento de mercado, o consórcio também possui os seus termos técnicos. Para os mais leigos, negociar com um vendedor de consórcios pode ser um problema e a tomada de decisões sem o completo conhecimento do que está sendo falado pode gerar frustrações futuras. Para impedir que isso aconteça com você, mostramos aqui os 7 termos mais utilizados e que você precisa saber antes de fechar o negócio:

7.1. Consorciado

É a pessoa física ou jurídica que integra um grupo de consórcio como titular da cota.

7.2. Grupo de Consórcio e Cota

O termo “Grupo de Consórcio” representa a união de pessoas, físicas ou jurídicas no consórcio com o objetivo em comum de contribuição mútua para que todos possam ser contemplados em algum momento e realizarem individualmente a aquisição do carro.

Já o termo “Cota” é o número que identifica cada consorciado dentro do grupo. A numeração é recebida assim que você fecha o contrato com a empresa administradora do consórcio.

7.3. Carta de Crédito

Carta de Crédito é o nome dado ao documento representativo que identifica o crédito do consorciado. Ela é entregue quando o consorciado é contemplado por meio de sorteio ou lance.

7.4. Lance

O lance é uma das modalidades para concorrer à contemplação mediante a oferta de um percentual calculado sobre o crédito mais taxas do consórcio. Ele é ofertado antes das assembleias e é um meio de antecipar o recebimento da carta de crédito, além de servir como antecipação de pagamento, se for o lance vencedor.

7.5. Assembleia Geral Ordinária

A Assembleia Geral Ordinária é o termo utilizado para definir a reunião dos participantes de um grupo de consórcio destinada à contemplação por sorteio e lance e à prestação de contas pela administradora, ela é realizada em dia, hora e local previamente estabelecidos pela administradora de consórcio.

7.6. Autorização de Faturamento

A Autorização de Faturamento é o termo que se dá ao documento que permite a utilização do crédito para aquisição do veículo. Esse documento é solicitado pelo participante do consórcio após a sua contemplação e escolha do bem a ser adquirido. Cabe à empresa administradora do consórcio expedir o documento e autorizar o pagamento para o vendedor.

7.7. Taxa de Administração

“Taxa de Administração” também é um termo bastante utilizado na modalidade de investimento por consórcios. É a remuneração paga pelo consorciado à Administradora, pelos serviços prestados na formação, na organização e na administração do grupo

8. Conclusão

A compra de um carro nem sempre significa a realização de um sonho. Muitas vezes, ele representa uma necessidade de locomoção mais segura e rápida ou um instrumento essencial para o trabalho. No entanto, se você puder programar a compra, o consórcio lhe proporcionará o mesmo veículo por um valor bem menor. Mesmo se tiver pressa, existem outras alternativas para antecipar o crédito, como os lances. Com um planejamento que inclua o valor das parcelas dentro do seu orçamento, o consórcio de carro será a melhor opção de compra.

9. Sobre a Racon Consórcios

Há mais de duas décadas no mercado, a Racon Consórcios é uma das líderes de mercado em relação a consórcios pesados e está entre as maiores administradoras de consórcios de imóveis.

A Racon oferece flexibilidade para seus clientes, o estabelecimento de um relacionamento de confiança e a credibilidade graças à transparência e segurança. Além disso, o investimento em pessoal e tecnologia faz da empresa uma das mais completas no ramo para quem procura fazer parte de um consórcio.

Além disso, a Racon também possui uma rede de franquias com mais de 150 pontos de venda em 15 estados brasileiros, levando comodidade, praticidade e economia para quem deseja fazer um consórcio.

Escolher o melhor consórcio não precisa ser tão difícil. Algumas ações são suficientes para um fazer um bom negócio! Leia o nosso post e confira 9 dicas que vão te auxiliar nesse desafio.

Racon Blog

Por Racon Blog

Data 13 de Junho de 2016

consórcio de carro consórcio de carro