Meu Primeiro Carro

Conheça as vantagens do consórcio de caminhões e veículos pesados

Confira esse artigo e conheça as principais vantagens do consórcio de caminhões e veículos pesados!

Veículos pesados são fundamentais para o transporte dos mais diversos artigos em nosso país. Por isso mesmo, trabalhar com eles pode ser uma forma de abrir diversas oportunidades e conseguir excelentes ganhos financeiros.

Entretanto, sabemos que esse tipo de condução não costuma ter um preço muito acessível. Dentro desse contexto, fazer um consórcio de caminhões pode ser a alternativa mais viável para muitas pessoas.

Apesar de ser extremamente popular no Brasil, essa modalidade de autofinanciamento desperta muitas dúvidas e ainda gera um pouco de desconfiança nas pessoas. Isso é um tremendo erro, pois ela pode ser a escolha perfeita para diversos perfis de compradores.

Ficou interessado? Então, confira o conteúdo a seguir, descubra as principais regras e conheça as vantagens que o consórcio de caminhões e veículos pesados pode oferecer para você!

Os consórcios e a realidade do país

Pagar à vista ou arcar com um financiamento de um item de valor elevado ficou muito difícil, tanto para pessoas físicas quanto para micro, pequenas e médias empresas. O motivo é bem evidente: a crise econômica que o país experimenta nos últimos anos e a alta da taxa de juros, que seguem sem uma previsão muito definida para acabar.

Dentro desse contexto, é fundamental encontrar maneiras diferentes de atender seus interesses particulares ou de aumentar a competitividade em qualquer segmento do mercado. Ou seja, para quem busca adquirir um veículo particular ou mesmo renovar a frota corporativa, o consórcio surge como uma alternativa altamente viável e vantajosa.

Como funciona o consórcio de caminhões

Ao contrário do que muita gente pensa, o consórcio de caminhões e veículos pesados funciona sob regras muito parecidas com as de qualquer outro consórcio comum. Você escolhe uma administradora, que será a empresa responsável por reunir o pool de indivíduos que desejam a aquisição do mesmo item e, após chegar ao número mínimo de participantes, o autofinanciamento começa efetivamente.

Todos contribuem para a formação de uma poupança por meio do pagamento das prestações mensalmente e concorrem nos sorteios em igualdade de condições. A empresa gerencia de forma transparente o capital, sob circunstâncias claramente especificadas no contrato. O contemplado, por sua vez, tem a carta de crédito liberada e pode comprar o veículo de sua preferência.

Vantagens do consórcio de caminhões

Não existe taxa de adesão

A primeira vantagem do consórcio de caminhões e veículos pesados é que não existe nenhum tipo de entrada ou taxa de adesão, como ocorre comumente nos diversos tipos de financiamento disponíveis no mercado. O participante simplesmente precisa contribuir com as parcelas mensais, do jeito que foi estipulado no contrato.

Dessa maneira, fica muito mais fácil adquirir o veículo ou ampliar a frota, pois não é preciso juntar uma quantia elevada para iniciar o processo. Uma vez que você encaixe as prestações no seu orçamento mensal, você já pode participar sem maiores dificuldades dessa modalidade de autofinanciamento.

Ausência de taxas de juros

Outro ponto que mostra que vale a pena investir em um consórcio de caminhões e veículos pesados é que não há a incidência de juros nas parcelas. Isso quer dizer que, ao contrário do que ocorre com outros tipos de pagamento a prazo, o autofinanciamento possibilita que os participantes gastem menos e saibam quanto pagarão desde o início.

O capital necessário para retirar o prêmio vai ser conquistado por meio da soma das prestações de todo mundo que esteja no mesmo grupo. A única despesa extraordinária que as pessoas precisam arcar é a taxa de administração da empresa, que costuma não ser muito elevada.

Maior flexibilidade de escolha

A flexibilidade é um dos benefícios que muita gente não conhece sobre os consórcios. Quando o participante é contemplado e recebe a sua carta de crédito, ele não é obrigado a escolher obrigatoriamente o modelo no qual estava interessado no início do autofinanciamento. É possível, sem nenhum custo extra, comprar qualquer bem que pertença ao mesmo segmento.

Quem entrou em um grupo de autofinanciamento para adquirir um caminhão, por exemplo, pode optar por usar a sua carta de crédito para um outro tipo de veículos, como carros, motos ou barcos ou caminhonetes, novos e seminovos. De acordo com a resolução do Banco Central, que regula essa modalidade, todos esses são bens móveis pertencentes à mesma categoria.

Manutenção do poder de compra

Outra boa razão para investir em um consórcio de caminhões e veículos pesados é que o contemplado tem absolutamente o mesmo poder de compra de quem tem o dinheiro para pagar à vista. Os valores são sempre atualizados, de forma a garantir que tanto o primeiro quanto o último sorteado consigam o seu bem da mesma maneira.

Cada administradora especificará no contrato como os reajustes serão feitos e é importante dar uma boa lida antes de assiná-lo. No entanto, o fato é que, embora esses detalhes possam variar de empresa para empresa e de segmento para segmento, o participante está garantido independentemente de quando receber sua carta de crédito.

Menos exigências e burocracias

Sabemos que bancos e instituições financeiras exigem uma série extensa de documentos para liberar um empréstimo para qualquer pessoa. Elas fazem isso para resguardar seu patrimônio e, principalmente, reduzir as chances de inadimplência.

Já o consórcio funciona de outra forma. A administradora costuma simplificar bastante esse processo e não faz restrições para a adesão aos grupos. Os participantes só precisam fornecer a documentação básica e passam por uma análise mais aprofundada no momento da contemplação.

Possibilidade de antecipação

Por fim, é importante relembrar que a possibilidade de antecipação é outra das grandes vantagens do consórcio de caminhões e veículos pesados. Você já sabe que a contemplação normal vem por meio dos tradicionais sorteios, que são realizados mensalmente e colocam os participantes em igualdade de condições e chances de serem os beneficiados.

Porém, existem também os lances. Eles servem para acelerar o processo para quem deseja receber a carta de crédito antes e tem alguma reserva financeira para realizar uma proposta. Para que a pessoa possa receber a carta de crédito dessa forma, é fundamental que a sua oferta seja a mais alta naquela assembleia.

Isso é tudo o que você precisa saber sobre o consórcio de caminhões e veículos pesados! Gostou do conteúdo? Então, confira também o nosso artigo sobre os erros que você deve evitar antes de contratar um consórcio de veículos!