Meu Primeiro Carro

Conheça os 8 cuidados para aumentar a vida útil do carro

Você sabe a maneira certa de cuidar do seu carro e aumentar sua vida útil? Confira nosso post e descubra.

Cuidar bem do carro é um dever de todo motorista, pois esse hábito é fundamental para aumentar a vida útil do veículo. São muitas peças, sistemas e mecanismos que, se não receberem a devida atenção, podem causar uma grande dor de cabeça, além de afetar a segurança do veículo.

Os cuidados costumam ser tão simples que vale a pena investir um tempo para tomá-los. Acompanhe, neste post, 8 cuidados para aumentar a vida útil do carro!

1. Faça corretamente as manutenções preventivas

Todo veículo possui um planejamento de manutenções preventivas desenvolvido pelas montadoras. Esse planejamento é baseado no projeto e nas especificidades do veículo. Por isso, é essencial que essas manutenções sejam realizadas no momento estipulado.

Em uma manutenção preventiva, são verificados os principais mecanismos de um veículo, como o sistema de freios, de transmissão, arrefecimento e itens de segurança.

Para orientar na manutenção preventiva, verifique o manual do seu veículo. Ele traz informações sobre a expectativa de vida útil dos seus componentes e o intervalo em que as manutenções devem ser feitas. É preciso estar atento, pois, em muitos casos, deixar de seguir a programação de manutenções preventivas pode implicar na perda da garantia do veículo.

2. Dê atenção especial ao motor

Você já deve ter ouvido falar que o motor é o coração do carro — e isso é verdade. Dessa forma, é fundamental tomar os cuidados necessários para aumentar a vida útil e garantir seu bom funcionamento.

Primeiramente, confira regularmente o nível do óleo. Ele garante a lubrificação adequada para o bom funcionamento do motor e protege seus componentes internos.

Faça a troca quando o limite de quilometragem for atingido — geralmente, 5 mil ou 10 mil km, dependendo do óleo utilizado. O filtro de óleo também deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros.

Fique ligado também no sistema de arrefecimento. A água ajuda na refrigeração do motor quando ele atinge altas temperaturas. Portanto, verifique seu nível regularmente e certifique-se de que não há vazamentos. Utilizar aditivo de arrefecimento também é fundamental para aumentar a vida útil do carro.

3. Cuide dos pneus do seu carro

Apesar de ser impossível evitar o desgaste dos pneus, podemos tomar alguns cuidados para que eles durem mais. A calibragem, por exemplo, deve ser feita semanalmente para compensar a perda de pressão dos pneus. Em caso de dúvidas, consulte o manual do seu veículo para conferir a pressão que deve ser ajustada em cada situação.

O alinhamento e o balanceamento dos pneus também devem ser verificados e ajustados periodicamente. Além de melhorar a estabilidade do veículo, eles garantem que os pneus não vão se desgastar precocemente.

Atenção: não adie a troca dos pneus do seu carro. Rodar com pneus carecas ou em mau estado, além de ser muito perigoso, também é uma infração de trânsito.

4. Utilize combustível de qualidade

Abastecer com combustível adulterado ou de baixa qualidade certamente afetará a vida útil do seu veículo. Esse tipo de combustível provoca uma irregularidade no funcionamento do motor, danificando diversas peças por onde ele passa. Outro problema é que ele pode ocasionar a corrosão dos componentes internos e o aumento da emissão de poluentes.

O combustível adulterado também influencia no aumento do consumo. Por isso, na hora de abastecer o seu veículo, procure por postos de confiança e que ofereçam garantias da qualidade do combustível.

5. Evite andar com o tanque na reserva

Essa prática, que é comum a muitos motoristas, deve ser evitada. O combustível da reserva é o que fica mais ao fundo do tanque, portanto, possui uma maior quantidade de impurezas. Essas partículas podem causar problemas aos bicos injetores de combustível e prejudicar o funcionamento do motor do seu carro.

A bomba de combustível também pode ser prejudicada ao andar com o tanque na reserva. Ela fica dentro do tanque e o próprio combustível é responsável por resfriá-la. O baixo nível de combustível pode causar o seu superaquecimento.

6. Preste atenção aos avisos do painel

Muitos motoristas têm dúvidas sobre o significado dos diversos avisos presentes no painel do veículo. É importante conhecê-los, pois alguns deles informam sobre problemas que devem ser resolvidos o quanto antes para não comprometer funcionamento do carro.

Problemas com a injeção eletrônica, com a bateria e com os freios podem ser informados pelas luzes do painel do seu carro. Nesses casos, você deve procurar um profissional de confiança para ter um diagnóstico mais preciso. Muitas vezes, esses problemas são de simples solução, mas podem se agravar se forem ignorados.

Se não tiver certeza do que querem dizer as luzes do painel do seu carro, consulte o manual do seu veículo para se informar e tirar suas dúvidas.

7. Mantenha seu carro sempre limpo

Manter o carro limpo não é bom apenas para a aparência, mas também para aumentar a vida útil dele.

Existem diversos tipos de manchas que podem marcar a pintura do seu carro se não forem removidas rapidamente. Por isso, o ideal é ter alguns produtos de limpeza rápida sempre à mão para remover essas manchas no dia a dia.

Faça uma limpeza externa completa a cada uma ou duas semanas, dependendo da sua necessidade. Aplicar ceras para proteger a pintura também ajudará a manter seu carro mais bonito e valorizado.

A higienização interna também é importante para preservar seu veículo. A sujeira acumulada nos estofados e carpetes pode propiciar o surgimento de ácaros que podem danificar os assentos. Além disso, podem causar diversos problemas respiratórios em quem utiliza o veículo.

8. Tenha bons hábitos ao volante

Tomando esses cuidados simples para aumentar a vida útil do carro, só resta a você dirigir seu veículo com responsabilidade e segurança.

Esteja sempre atento às leis de trânsito e às práticas de direção defensiva. Evite distrações ao volante, como as causadas pelo celular. Se precisar trocar mensagens ou atender a uma ligação, pare o veículo para não correr nenhum risco.

E o mais importante: nunca dirija depois de beber! Além de ser extremamente perigoso, se for flagrado, você poderá ter sua CNH suspensa e responder por crime de trânsito, além de receber multa de R$ 2.934,70, de acordo com as recentes mudanças na legislação de trânsito.

Esses foram o 8 cuidados que você deve tomar para aumentar a vida útil do seu carro. Aproveite para conferir nosso post sobre carro novo e seminovo: qual é o melhor investimento?