Meu Primeiro Carro

Evite erros antes de contratar um consórcio de veículos. Aprenda aqui!

Não dê bobeira na hora de contratar o seu consórcio de veículos! Leia esse post para não cometer nenhum erro.

Entrar para um consórcio de veículos é uma das maneiras mais fáceis de obter aquele carro ou moto tão sonhados. Se você não tem pressa de adquirir o veículo, ou está começando a construir a sua vida agora, provavelmente o consórcio é a melhor opção! Com ele, você terá a tranquilidade necessária para conquistar seus bens enquanto paga parcelas mais baixas do que em financiamentos.

Contudo, principalmente devido à facilidade que os consórcios de veículos oferecem, existem algumas armadilhas muito comuns que podem tornar algo simples — como um consórcio — num problema complicado de resolver. Para evitar que você caia numa em uma dessas armadilhas, separamos aqui alguns cuidados que devem ser tomados para evitar erros na hora de contratar o plano. Confira!

1. Informe-se sobre a regularidade da administradora do consórcio

Um dos erros mais frequentes que pessoas que entram em consórcios cometem é o de não verificar a regularidade da empresa que está fazendo a administração do consórcio. Parece algo banal, mas faz toda diferença na hora de receber a sua carta de crédito.

Apenas empresas autorizadas pelo Banco Central, órgão responsável por fiscalizar essa atividade no Brasil, podem atuar na venda de consórcios. E comprar o consórcio de uma empresa que não está em situação regular junto ao Banco Central pode, na pior das hipóteses, impedir que você receba a sua carta de crédito quando for contemplado.

Evitando esse erro

A maneira de não cometer esse erro é bastante simples. Antes de fechar o negócio, faça uma busca no site do Banco Central e veja se a empresa que você está contratando consta na lista de empresas autorizadas pelo órgão.

2. Entenda que consórcios são ideais para quem não tem necessidade imediata do bem

Consórcios são a maneira mais fácil e barata de conseguir realizar o sonho do carro ou da casa própria, mas é preciso ter paciência. Ao adquirir um consórcio, você estará pagando pelo seu bem antes de tê-lo em mãos. Portanto, é indicado para quem não tem pressa ou para quem está naquela fase da vida de construção de patrimônio.

Evitando esse erro

A melhor maneira de lidar com isso é segurando a ansiedade. Sim, é difícil, mas é possível e, no caso dos consórcios, vale a pena. A outra alternativa é partir para o financiamento ou o pagamento à vista: no caso dos financiamentos, os juros são bem altos, o que acaba não compensando financeiramente no final das contas. Já para o pagamento à vista, obviamente, é preciso ter o dinheiro em mãos.

Vale lembrar que, ao optar por um consórcio, você terá a possibilidade de dar um lance para obter a sua carta de crédito mais rapidamente, caso um dinheirinho extra surja no seu bolso!

3. Não caia na história do sorteio garantido

Isso não existe! Nenhuma empresa séria de consórcios faz esse tipo de proposta. Nunca se esqueça de que o prazo máximo para você obter o seu bem é o tempo de existência do grupo do consórcio.

Evitando esse erro

Aqui não há muito o que dizer. Evitar esse erro é bastante fácil: caso te ofereçam um consórcio com sorteio garantido em pouco tempo, simplesmente caia fora!

4. Cuidado para não se endividar além do necessário

Quando se entra para um consórcio, é preciso entender que o preço do bem sofre alteração ao longo do tempo: da mesma maneira que o pão na padaria aumenta com o passar dos meses, o valor do veículo que você deseja comprar também subirá. E a sua carta de crédito precisa garantir que você comprará esse bem quando for contemplado, para isso, é comum que as parcelas do consórcio aumentem um pouco com o passar do tempo.

Evitando esse erro

É importante manter-se focado para deixar as parcelas do consórcio em dia. Portanto, tenha em mente que o valor dessas parcelas sofrerá uma alteração com o passar do tempo e que você precisa estar preparado para arcar com as mensalidades, porque a contemplação pode vir a qualquer momento.

5. Fique por dentro de todas as movimentações

Todos os meses são realizadas as assembleias onde são feitos os sorteios e dados os lances. Elas são abertas para todos os consorciados, caso você se torne um, deverá acompanhar todas elas. Primeiro porque o sorteado pode ser você! Segundo, porque você pode e deve acompanhar tudo o que acontece lá, como as movimentações financeiras e os lances dados.

Evitando esse erro

Contratar um consórcio é uma das maneiras mais favoráveis de adquirir aquele tão sonhado bem, seja ele um carro, uma moto ou uma casa. Mas não é por se tratar de uma forma tão vantajosa de se obter o bem desejado que você deve se acomodar e apenas manter as parcelas em dia. É preciso participar das assembleias mensais, observar tudo o que acontece e ficar por dentro do que está se passando com o seu grupo.

Escolher o melhor consórcio não precisa ser tão difícil. Algumas ações são suficientes para um fazer um bom negócio! Leia o nosso post e confira 9 dicas que vão te auxiliar nesse desafio.

Racon Blog

Por Racon Blog

Data 21 de Junho de 2016