Meu Primeiro Carro

Vale a pena fazer consórcio de carros?

Já pensou em fazer um consórcio de carros? Aqui nós vamos te mostrar se vale a pena e esclarecer suas dúvidas!

A compra de um veículo exige muito planejamento. Caso a dívida não seja quitada à vista, o consumidor deve considerar não somente as parcelas mensais, mas os gastos relacionados ao seguro, à manutenção e ao combustível. Nesse caso, o consórcio para carros é uma ótima alternativa.

Tendo em vista essa situação e todas as dúvidas que essa compra envolve, listamos alguns benefícios de comprar o seu carro via consórcio. Confira:

Custos operacionais reduzidos

Como os consórcios possuem apenas a taxa de administração como custo operacional, os valores pagos pelos consorciados são reduzidos se comparados às formas tradicionais de aquisição de veículos. Sendo assim, é correto afirmar que o consórcio não possui juros, mas uma taxa de administração mensal mais acessível do que os juros do financiamento.

Dessa forma, o consórcio de carros apresenta-se como uma opção inteligente para a aquisição de um veículo por ter custos operacionais reduzidos. O consorciado, além de ter acesso à carta de crédito para a aquisição de um carro a qualquer momento via sorteio, pode realizar lances mensais e obter o veículo antes do fim do grupo.

Disciplina para quem não costuma poupar

O consórcio é uma ótima alternativa para pessoas que não conseguem economizar uma quantidade suficiente de dinheiro para a aquisição de um veículo.

Antes de assinar o contrato de um consórcio de carros, é importante que o consumidor pesquise a reputação do grupo e as taxas cobradas pelas empresas administradoras. Esses procedimentos servem para que o consumidor adquira conhecimentos financeiros e disciplina para economizar recursos — que têm um objetivo maior: a contemplação da cota de consórcio, seja por sorteio ou por lance mensal.

Aquisição de um veículo novo

O fato do grupo possuir o crédito associado ao valor de determinado veículo faz com que as variações no preço do carro alterem também o valor das parcelas. Essas alterações permitem que o consorciado continue a ter direito ao crédito atualizado. O consorciado acaba tendo a vantagem da compra à vista o que pode ser bastante vantajoso na aquisição de um veículo novo.

O consorciado também pode optar por utilizar o crédito adquirido no contrato para investir em um veículo seminovo. Dessa forma, é possível que o consorciado inclua mais itens opcionais, escolha um motor mais potente ou realize qualquer outra alteração no veículo.

O consórcio é, dessa forma, democrático. É possível que o consorciado opte pela aquisição de veículos novos e seminovos com o crédito contratado. Isso faz com que o consórcio seja uma boa opção para todos os públicos.

Fiscalização ativa das administradoras pelo Banco Central

O Banco Central é o órgão fiscalizador das administradoras de consórcio. Ele tem a autoridade competente para normatizar e fiscalizar as Administradoras de Consórcios, a fim de resguardar os interesses do grupo de consorciados.

Os contratos entre os consorciados e as Administradoras são regidos pela lei 11795/08 – mas atenção, sempre verifique se a empresa é credenciada ao Banco Central antes de adquirir sua cota de consórcio.

Cada vez mais os consórcios têm se tornado a opção mais procurada pelos brasileiros. Os consumidores que desejam adquirir um veículo com custos mais baixos optam por essa opção, que cria ou aumenta a disciplina financeira para os consorciados. Esse tipo de situação é uma vantagem excelente para quem deseja comprar um carro mas não consegue juntar dinheiro para pagar à vista.

Por fim, contando com uma regulamentação rígida e garantindo a segurança financeira para os consorciados, o Banco Central do Brasil atua como um escudo protetor para os consorciados, garantindo os interesses de todos os componentes do grupo.

Se você gostou das nossas dicas de consórcio para carros, ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o funcionamento dessa modalidade de pagamento para aquisição de bens de alto valor, confira este post!
Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos