Meu Primeiro Carro

Você precisa saber! Mitos e verdades dos consórcios de carro

Dúvidas sobre consórcios de carros? Reunimos aqui todas as informações que você precisa ter sobre o assunto!

Entrar num consórcio pode significar a realização do grande sonho de adquirir uma casa, um automóvel ou mesmo um serviço específico. Para muita gente, é a oportunidade que faltava para conseguir alcançar seus objetivos. Porém, a falta de informações sobre o funcionamento desse sistema gera dúvidas em muita gente.

Quando pensamos no caso de automóveis, é comum que surja aquela incerteza em relação a ser ou não a melhor opção de negócio e como funciona esse processo, do início ao fim. Por isso, mostraremos aqui os mitos e verdades que você deve saber sobre consórcios de carro para não ter dúvidas na hora de fazer sua escolha. Acompanhe conosco!

Mitos sobre os consórcios de carro

Não é um sistema regularizado

Na verdade, o próprio Banco Central do Brasil regulariza e monitora todos os sistemas de consórcios realizados no país. No site do Banco Central, você pode, inclusive, verificar a legislação vigente, consultar a relação de administradoras regulamentadas e saber quais os que estão impedidos de formar novos grupos.

Há todo um suporte legal para garantir os direitos do consumidor. Por isso, saiba que você está amparado em caso de irregularidades.

O consórcio atrasa a entrega

Um dos maiores mitos sobre consórcio é a ideia de que a entrega geralmente atrasa. O fato é que, por ser um sistema de união coletiva para realização de uma compra programada, o consórcio possibilita um controle e planejamento muito maior em relação à compra.

Assim, não há motivos para acreditar que haverá um atraso excepcionalmente pelo fato de se tratar de um consórcio. Com um maior planejamento, o cumprimento de prazos é bem mais certo do que em outros tipos de compra, por exemplo.

Qualquer pessoa terá acesso às suas informações pessoais

É falso afirmar que, ao fornecer suas informações para o grupo de consórcio, qualquer pessoa pode ter acesso a elas. O acesso aos seus dados cadastrais está limitado à instituição que gerencia o grupo do qual você participa.

O acesso a esses dados é necessário para que haja, por parte da instituição em questão, um controle das garantias de pagamento de todos os membros, já que o grupo como um todo pode ser prejudicado se muitos membros deixarem de realizar o pagamento.

Preciso sair de casa para acompanhar o processo

O consórcio é bem mais cômodo do que algumas pessoas acreditam. Você pode receber toda a documentação em casa e acompanhar o processo sem precisar ir até a concessionária ou ao representante do grupo.

É possível encontrar consórcios que ofereçam acesso online ao sistema e acompanhamento especializado para tirar todas as suas dúvidas e auxiliá-lo na tomada de decisões. A evolução da tecnologia tende a tornar esse tipo de atividade cada vez mais acessível para quem gosta de administrar seus negócios pela internet.

Verdades sobre os consórcios de carro

Não tem juros

Uma das maiores vantagens do consórcio é o fato de ser algo acessível e mais barato do que o financiamento. Também não é preciso pagar uma entrada, o que torna uma ótima opção para quem tem um bom planejamento, mas não possui dinheiro em caixa.

As únicas taxas inclusas são de administração e eventualmente o fundo de reserva. Você pode consultá-las no contrato antes de decidir fechar negócio.

Se desistir do consórcio, posso retirar minha cota ao ser sorteado

Ao contrário do que muita gente acredita, em caso de desistência, você não precisa aguardar o fim do processo todo para recuperar seu investimento. Mesmo que decida pelo cancelamento, você continuará participando dos sorteios. Caso seja contemplado, pode resgatar seu investimento.

O consórcio ajuda no planejamento financeiro

Ter um consórcio é um bom incentivo para desenvolver bons hábitos de planejamento financeiro. Ao fazer os cálculos referentes às parcelas, você deve aproveitar para calcular quanto deverá gastar mensalmente com seu carro novo.

É essencial colocar tudo no papel ao entrar no consórcio para poder estipular quais serão seus gastos nos próximos meses e não passar aperto.

O vendedor não pode estipular o prazo para contemplação

Tratando-se de um sistema de sorteio, não acredite em vendedores ou consultores que afirmam que você pode ter garantia de contemplação imediata. É fundamental saber exatamente como funciona o consórcio e verificar as condições do contrato elaborado para você.

Existem estratégias para dar lances e tentar aumentar suas chances de contemplação, porém fique atento para não se enganar em relação às características do consórcio. Pode sim existir probabilidades, mas não certezas.

A burocracia é menor

Comparado ao financiamento, o consórcio exige muito menos burocracia. Não há necessidade de cumprir as inúmeras exigências bancárias e administrativas desse outro sistema de compra, tornando possível adquirir seu carro com maior facilidade.

Você pode, por exemplo, entrar num consórcio sem a necessidade de comprovar renda. Esse item já seria um grande obstáculo no caso de um financiamento, tornando mínimas as suas chances. Já no consórcio, devido ao sistema de formação de grupo, é bem menos complicado.

Pode ser a oportunidade que você procurava para conquistar seu primeiro carro!

Tendo em mente as informações acima, você já pode encontrar consórcios de carro que contemplem as suas expectativas. Coloque tudo na ponta do lápis e vá em busca dessa conquista!

Gostou do post? Então, deixe seu comentário e conte-nos suas experiências na compra de carros!
Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos