Meu Primeiro Imóvel

7 motivos pelos quais você deve investir em consórcio imobiliário

Pensando em comprar uma casa ou apartamento? Veja 7 motivos para investir em um consórcio imobiliário.

Muita gente sonha em ter a casa própria e se livrar do aluguel. Porém nem todo mundo tem a disciplina de guardar uma quantia fixa por mês para realizar seus sonhos.

O consórcio imobiliário é um dos caminhos que podem ajudar você a adquirir o seu imóvel. Ele garante um investimento seguro e, com certeza é uma das melhores opções no mercado.

Para que você entenda melhor, separamos algumas das principais vantagens ao optar pelo consórcio na hora de comprar um imóvel. Mas antes, que tal entender como o consórcio funciona?

Como funciona um consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é a associação de pessoas físicas ou jurídicas em grupos gerenciados por uma administradora, em que se paga mensalmente uma parcela referente ao bem que se deseja adquirir. O dinheiro arrecadado nas parcelas possibilita contemplar seus integrantes com a carta de crédito, que será destinada à compra do imóvel. E assim ocorre todo mês, até que todos tenham recebido a carta de crédito.

Agora que você já conhece o funcionamento desta modalidade, confira os principais motivos para investir em consórcio imobiliário.

1. Não há valor de entrada

Diferentemente dos valores de entrada que são solicitados quando você faz um financiamento, o consórcio não exige tal investimento. Também não existe a necessidade de comprovar renda ao aderir ao consórcio, somente quando você for contemplado.

2. Valores de taxas mais acessíveis

Os valores das taxas de administração cobradas pelas administradoras costumam ser bem mais baixos do que os valores de juros existentes em um financiamento, por exemplo.

A grande diferença do consórcio imobiliário é que as contemplações são viabilizadas com o dinheiro do próprio grupo, por isso, não há cobrança de juros, apenas de uma taxa de administração, que é diluída ao longo de todo o prazo de pagamento.

3. Trabalha a educação financeira

Nada melhor para educar a saúde e disciplina financeira do que se acostumar a investir seu dinheiro mensalmente. Num consórcio imobiliário, esse investimento é feito através do pagamento das parcelas mensais.

4. Garante o seu poder de compra

O seu poder de compra é mantido quando você adquiri um consórcio, pois o valor da carta de crédito é reajustado anualmente. O índice de reajuste é acordado no contrato e serve de base para as atualizações. Então, enquanto não for contemplado, você pode ficar tranquilo sabendo que seu poder de compra estará garantido.

5. Você pode dar lances

Se você tem um dinheirinho guardado, pode dar lances todos os meses até ser contemplado. Se o seu lance for o vencedor, você adquire seu imóvel antes do tempo previsto.

Para ofertar um lance, você precisa, antes de tudo, estar com as parcelas em dia. Os valores de lance variam conforme as regras do contrato, e conforme oferta dos consorciados. Consulte as estatísticas de lances ofertados em assembleias anteriores para analisar suas chances.

6. Oferece vantagens de uma compra à vista

Quando você é contemplado e tem em mãos a carta de crédito, a compra do imóvel acontece como se fosse à vista. Essa facilidade garante menos burocracia com documentos e melhor negociação.

7. Possibilidade de utilização do FGTS

É possível utilizar o FGTS para liquidação ou amortização do saldo devedor, pagamento de parcelas do consórcio, oferta de lances ou até complementação da carta de crédito (quando o imóvel que desejar for mais caro do que o valor da carta).

A administradora pode realizar esse tipo de operação ou pode indicar uma instituição financeira, desde que conveniada a ela, para essa finalidade. É importante estar sempre atento aos pré-requisitos, acompanhando as informações fornecidas pela Caixa e tirando dúvidas diretamente com a sua administradora.

Considerações Gerais

O consórcio imobiliário é uma ótima opção para quem quer adquirir o hábito de se disciplinar financeiramente, além de ser um bom investimento a longo prazo, justamente por não possuir os juros que o financiamento tem. Na hora de escolher com quem fazer seu consórcio, busque uma administradora autorizada pelo Banco Central. Dessa maneira, seu investimento não correrá riscos.

E então, nosso artigo foi útil para você? Compartilhe conosco comentando abaixo!

 Simule Seu Consorcio