Meu Primeiro Imóvel

8 dicas poderosas para quem vai comprar o primeiro apartamento

O primeiro apartamento ninguém esquece! Saiba tudo para adquirir o seu primeiro imóvel lendo o nosso post recheado com dicas muito bacanas!

Comprar o primeiro apartamento requer muito planejamento e atenção. Neste artigo daremos dicas e explicaremos os principais pontos que devem ser levados em consideração pelos compradores e os métodos que podem facilitar esse processo. Continue a leitura e veja como ser bem-sucedido nessa empreitada.

Avalie o seu orçamento

Sente-se, pegue papel e caneta e faça uma lista ou coloque em uma planilha eletrônica todas as suas despesas e as suas rendas. Esse é o primeiro passo do planejamento, que lhe poupará uma dor de cabeça mais tarde se algo custar um pouco mais do que você pensava que seria. Este passo é importante, especialmente se este é o seu primeiro apartamento.

Não se esqueça de anotar também todas as novas despesas que você terá, inclua tudo. Veja uma prévia:

- valor da prestação do financiamento/ou prestação do consórcio;

- móveis e eletrodomésticos;

- utilitários (gás, energia elétrica, água, esgoto, internet, telefone);

- mantimentos (alimentação, material de limpeza, etc);

- despesas com carro (gasolina/álcool/diesel, trocas de óleo, manutenção, revisão, impostos);

- entretenimento e diversão (comer fora, cinema, saídas...);

- outras despesas (seguros, telefone celular, TV a cabo, assinaturas de revistas, etc);

- taxas de condomínio e fundo de reserva.

Faça a sua lista de prioridades

Agora que você tem uma ideia de quanto você gasta mensalmente, você precisa definir metas e fazer uma lista de coisas a fazer para adquirir o seu primeiro imóvel. Claro que cada pessoa é diferente, e possui sonhos de aquisição diferente, mas você precisa planejar o quanto você deve reservar para alcançar seu objetivo.

Encontre um segundo emprego ou uma atividade adicional

É essencial que você não dependa apenas de uma fonte de renda para ajudar com os custos, pois caso você perca sua principal fonte de geração de recursos, você não se desesperará com o pagamento das prestações e nem verá o seu sonho ruir. 

Reduza despesas

Antes de mais nada a palavra de ordem para quem deseja adquirir um imóvel é cortar despesas supérfluas ou reduzir o que pode ser cortado (cancelar as assinaturas de revistas, comer menos fora, obter um plano de telefone celular mais barato, reduzir as saídas, presentes, etc.)

Aumente o seu crédito

Você pode tentar conseguir mais crédito na praça, mantendo um cadastro positivo. Evite fazer dívidas desnecessárias ou adicionais.

Comece a pesquisar

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma lista de desejos e necessidades. Necessidades seriam coisas como o número de quartos, localização, faixa de preço e características que você precisa. Desejos são coisas que você gostaria de ter, se eles estivessem incluídos seriam ótimos, como, por exemplo, uma bela vista, claraboias, varandas, lareiras ou cozinhas planejadas. Depois de ter essa lista, o melhor lugar para começar a procurar é on-line. Você pode também buscar a ajuda de uma corretora de imóveis.

Uma vez que você tenha uma lista de apartamentos que está interessado, entre em contato com cada um para obter mais informações. Realmente programe-se para visitar os apartamentos. Planeje um dia inteiro nos finais de semana, ou vários dias durante a semana, do seu tempo disponível para olhar apartamentos. E vá tomando notas de cada lugar. Certifique-se também dos preços e se as informações que tinham escrito são mesmo corretas. No final de sua pesquisa, você terá como decidir qual é a melhor opção.

Pode ser melhor reduzir a sua lista para 3 apartamentos, em seguida, analisar e avaliar mais um pouco. É bom visitar apartamentos à noite, nos fins de semana e início da manhã. Veja o quão longe fica do seu trabalho, se possui centro comercial, como é a infraestrutura do bairro. Ler comentários on-line também é útil para evitar perda de tempo.

Avalie as formas de aquisição de imóveis

Basicamente, existem três formas para se adquirir um imóvel e a pessoa terá que saber e conhecer o seu perfil para se ajustar a uma delas:

À vista

Essa forma de aquisição é a mais difícil de todas, pois requer um perfil poupador. A pessoa que é disciplinada e aprendeu ao longo da sua vida a fazer reservas e aportes mensais durante anos, pode então desembolsar e pagar à vista um imóvel.

Financiamento

Financiar a compra de um imóvel é uma modalidade que costuma ser uma alternativa a um dos problemas que a maior parte das pessoas possui em relação às finanças: a falta de disciplina. O grande problema que o financiamento de imóveis apresenta é que ele possui juros compostos muito altos. Quem se submete a eles, acaba pagando em média três vezes do que teria custado a primeira opção, que é a de poupar e pagar um apartamento à vista.

Consórcios

O consórcio de imóveis funciona com um grupo de pessoas que se unem em prol de adquirir um bem, pagando parcelas mensais. Nessa modalidade a administradora é responsável por administrar esse fundo financeiro comum.

Mensalmente é realizado a assembleia de contemplação, onde o participante é sorteado e pode adquirir o imóvel, caso você não queira contar apenas com a sorte, é possível dar lances nas assembleias mensais, como em um leilão, assim suas chances de ser sorteado aumentam. Uma das vantagens do consórcio de imóveis é que as parcelas não têm juros.

Os consórcios de imóveis, duram em torno de 10 a 15 anos, ou seja, o participante pode ser contemplado logo no começo ou no prazo do grupo contratado. Portanto, entrar em um consórcio de imóveis é uma boa opção para as pessoas que desejam planejar a aquisição de um imóvel com menor custo.

Saiba como comprar bem

Um dos segredos para a compra do primeiro apartamento é saber como fazer essa aquisição. Ou seja, as pessoas não devem pagar mais do que vale o imóvel. Para saber o valor do imóvel, você deve pesquisar os valores que estão sendo solicitados na localidade próxima do imóvel que você almeja.

Para adquirir o primeiro apartamento, não existe uma maneira certa ou errada. Cada pessoa avaliará o seu próprio perfil e cada situação pode pedir um tipo de alternativa. Pessoas que não cogitaram pensar nesse assunto com certa antecedência e, que de repente resolvem que precisam de um imóvel com urgência, seja para morar sozinho ou para casar, costumam cair em planos de financiamentos, adquirindo menos do que poderiam se tivessem planejado a aquisição do seu primeiro imóvel mais cedo.

Consórcio X Financiamento Entenda A Diferença E Qual É A Melhor Opção Para Você