Meu Primeiro Imóvel

As 4 vantagens de adquirir imóvel para reformar

Pensando em comprar imóvel para reformar? Saiba o que avaliar durante o processo e confira as 4 vantagens!

Após conquistarem um lar para chamar de seu, muitas pessoas pensam em fazer investimento em outros imóveis. Nesse caso, a compra pode ser motivada tanto pelo desejo de trocar de casa quanto pela necessidade de obter renda com a locação ou venda do bem.

Quem tem como meta a valorização futura pode se beneficiar com a aquisição de um imóvel para reformar, visto que esse modelo de empreendimento oferece algumas vantagens em relação aos novos.

Se você tem interesse nessa possibilidade, confira agora o que levar em conta na escolha do imóvel e suas principais vantagens!

O que avaliar na aquisição do imóvel

Embora pareça um processo simples, comprar um imóvel para reformar exige uma série de cuidados para que se transforme em um investimento positivo. Se quiser evitar problemas, indicamos que avalie antecipadamente alguns fatores relacionados ao imóvel desejado:

Localização

Na maioria das cidades, os imóveis antigos ficam localizados em áreas centrais e com infraestrutura consolidada. Embora seja uma característica positiva para valorização do bem, é importante lembrar que existem algumas exceções.

Se despertar o interesse por determinado empreendimento, agende uma visita até ao local para observar as características do entorno. Às vezes o edifício possui um acesso ruim ou é envolto por um fluxo constante de veículos que diminuem o valor da região.

Nesse momento, atente também para a proximidade do bem com estabelecimentos comerciais e de serviços. Para possíveis compradores, uma boa localização sempre deve vir acompanhada de todo esse apoio na vizinhança.

Estado do imóvel

Avaliado o entorno e características do bairro, é hora de focar no essencial: interior e exterior do imóvel. Existem casas e apartamentos antigos em perfeitas condições de habitabilidade, como também existem empreendimentos muito mal conservados.

Sabendo disso, cabe a você avaliar com cuidado a estrutura geral e instalações da edificação, atentando para a gravidade dos danos e problemas encontrados. Depois, faça um levantamento das necessidades de reforma da casa para avaliar o custo-benefício do investimento.

Custo da reforma

A avaliação do estado de conservação do imóvel apontará o tipo de reforma necessária para cada ambiente. Um técnico capacitado poderá dar auxílio nessa etapa, analisando os detalhes da construção para definir uma base de orçamento.

Vale destacar que muitas edificações estão tão comprometidas que demandam reparo em toda a parte de estrutura e sistemas. Diferente de uma reforma que só demanda a pintura ou troca de revestimentos, esta pode ser uma condição problemática para o seu bolso e deve ser evitada.

Seja realista para evitar arrependimentos e reflita sobre cada ponto levantado para saber se realmente vale a pena comprar um imóvel para reformar. A decisão tomada com paciência trará benefícios na forma de economia e bons negócios.

Legislação vigente

Decidido sobre a compra do imóvel, é hora de verificar o que diz a legislação sobre cada processo da reforma. Por mais simples que seja, uma pequena alteração desejada pode não ser permitida pelas normas da Prefeitura Municipal. Por esse motivo, é importante conhecer as regras antes de montar o projeto que dará nova cara ao seu imóvel.

4 vantagens de adquirir imóvel para reformar

Uma casa cuidada e bem decorada é sempre atraente para quem busca o lar perfeito. Por esse motivo, é comum ver pessoas adquirindo imóveis mais antigos para transformá-los em moradias cheias de beleza e conforto. Se você acha que a opção só garante melhorias, confira outras vantagens para apostar no negócio:

1. Menor valor de aquisição

Primeira motivação de quem busca comprar casa ou apartamento para reformar, o preço baixo é a principal vantagem dos imóveis prontos. O menor valor se dá em comparação aos empreendimentos mais novos ou recém-lançados, que acabam embutindo no preço elementos que são desvalorizados em construções antigas.

De um modo geral, quanto maior for a idade do edifício, menor é seu valor de aquisição. Isso se torna um ponto extremamente positivo para quem sabe avaliar e escolher um imóvel de qualidade para dedicar futuros reparos.

2. Planta diferenciada

Quem observa os novos empreendimentos do mercado deve ter reparado que eles se mostram cada vez mais enxutos. Mais do que economia para as construtoras, essa é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Como consequência, quem deseja um imóvel novo e grande precisa desembolsar um valor que talvez não caiba no orçamento.

Frente a essa condição, os imóveis antigos são uma boa opção para quem quer economia com as áreas amplas. Como foram edificados em outra época, tendem a oferecer cômodos com maior área útil, janelas grandes e pé-direito alto. Além disso, muitos dos materiais utilizados no acabamento interno apresentam alta qualidade e durabilidade.

3. Personalização

Com o objetivo de adquirir um imóvel para reformar, você automaticamente cria uma série de possibilidades para compor cada ambiente. Assim como faria em um empreendimento recém-construído, poderá substituir os elementos existentes para planejar todo o tema ou estilo decorativo que deseja obter naquele espaço.

Por outro lado, se os acabamentos antigos apresentarem perfeitas condições de uso, você consegue economizar recursos para investir em novos elementos que possam valorizar o bem. Só tome cuidado na hora de harmonizar a decoração atual com os materiais já presentes no imóvel.

4. Valorização garantida

Independentemente da época em que é feita, toda boa reforma é capaz de valorizar um imóvel. Essa é uma vantagem a proprietários que compraram casas ou apartamentos mais antigos visando economia e que agora pretendem obter retorno financeiro.

Com bons serviços de reparo e um projeto decorativo atual e moderno, é possível tornar o imóvel mais atrativo para possíveis compradores. Em casos em que se consegue aliar ótima localização, planta inteligente e reforma profissional, a valorização é sempre garantida para uma negociação de venda de sucesso.

Se as informações forem suficientes para decidir pela compra, você já pode focar esforços na busca de bons profissionais para o serviço de reforma. Considere que a presença de técnicos das áreas da engenharia e arquitetura é essencial para a adequação do antigo projeto a novos usos.

Além dessas orientações, a dica é que você comece o quanto antes seu planejamento financeiro para obter um orçamento tranquilo para os trabalhos de reparo. Dessa forma, adquirir um imóvel para reformar será caminho para novas possibilidades e garantia de satisfação aos futuros moradores.

E você, já pensou na possibilidade de adquirir um segundo imóvel? Confira o nosso guia e tire as suas dúvidas.