Meu Primeiro Imóvel

Como posso comprar um imóvel sem passar por problemas financeiros?

Veja como comprar um imóvel sem passar por problemas financeiros e prepare-se para fazer um bom negócio!

Um dos desejos mais comuns entre as pessoas é a aquisição da casa própria. Para isso, é necessário um planejamento bem estruturado, que permita que a situação financeira do comprador se mantenha estável até a quitação da dívida.

Muitas dúvidas surgem quando se pensa em comprar um imóvel, desde a definição do orçamento disponível até a procura por um lugar para chamar de seu. Para te ajudar a sanar essas dúvidas, preparamos este material com várias dicas para você se planejar e comprar o seu imóvel sem dificuldades.

Defina o quanto você pode pagar

O primeiro passo aqui é definir o quanto você pode gastar. Faça as contas e defina o valor que você está disposto a investir. Analise seus ganhos, suas dívidas, seus gastos fixos e certifique-se de que você não vai ter problemas financeiros ao assumir as prestações de um imóvel.

Uma dica importante é ter uma poupança que possa ser usada em possíveis emergências. O ideal é ter um montante que possa suprir as suas necessidades básicas, como aluguel, contas de água, luz, internet e compras do mês, por pelo menos 6 meses.

Decida onde você quer viver

Procure conhecer bem a cidade antes de comprar o seu imóvel. Saiba mais sobre a questão da segurança, projete o tempo que você vai gastar até o trabalho ou a escola das crianças, por exemplo, e escolha a localização que for melhor para você.

Além disso, defina prioridades: é melhor morar perto do trabalho, em um bairro mais movimentado, ou ter o sossego de um lugar mais afastado? Liste suas atividades diárias e procure saber se existem lojas, academias, escolas e supermercados próximos ao imóvel. Planeje sua rotina antes de fechar a compra. Pode ser que você encontre problemas pontuais que não seriam notados sem uma estratégia mais aprofundada.

Encontre um corretor de imóveis

A ajuda de um corretor é sempre bem-vinda pelo fato de ele conhecer bem o mercado imobiliário. Dessa forma, é possível que o profissional negocie valores e permita que você economize na compra de um imóvel.

O corretor também é capaz de avaliar o imóvel e informar se o valor que está sendo cobrado é justo tanto para o comprador quanto para o vendedor. Esse tipo de profissional ainda pode prestar consultorias sobre o momento certo para comprar um imóvel, por conta das oscilações do mercado.

Aposte em um consórcio

O financiamento permite a aquisição de imóveis por compradores que não possuem o valor total do bem para quitar à vista. Mas existe um porém: os juros de um financiamento são altíssimos! Se você não está disposto a pagar esse montante a mais, a opção mais indicada para a compra de um imóvel é o consórcio.

Essa modalidade vem se mostrando a melhor opção para quem planeja adquirir um imóvel ou terminar de pagar o financiamento do seu imóvel junto à instituição financeira.

Como funciona o consórcio?

O consórcio é a associação de pessoas físicas ou jurídicas em grupos gerenciados por uma administradora, em que se paga mensalmente uma parcela referente ao bem que se deseja adquirir. Essas parcelas são calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, mais a taxa de administração e o fundo de reserva, não são cobrados juros sobre as parcelas mensais. Dessa forma, cada membro do grupo ao ser contemplado com uma carta de crédito obterá os recursos necessários para realizar a compra do imóvel.

Todos os participantes desse grupo consorciado concorrem, em igualdade de condições, aos sorteios para serem contemplados com a carta de crédito. É possível realizar lances com recursos próprios ou lances embutidos, que usam um percentual do valor do crédito para antecipar a contemplação do imóvel. Há também a opção de usar o FGTS para dar lances ou complementar o valor da carta de crédito, desde que sejam seguidas as normas do Sistema Financeiro de Habitação, o SFH.

Adquirir uma cota de consórcio é muito simples: o interessado deve assinar o contrato de adesão, que visa estabelecer todas as regras que devem conduzir o negócio. Dentre essas regras, estão o valor do crédito contratado, o prazo para o pagamento, o valor das prestações mensais, o valor do reajuste e o seu prazo, as condições de contemplação, as taxas, os direitos e obrigações do consorciado e da administradora, dentre outros aspectos.

É importante verificar se a administradora é uma empresa que está autorizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) a exercer esse tipo de atividade. O BCB é o órgão responsável pela regulamentação do setor de consórcios.

Qual é o perfil do consorciado?

Quem opta por um consórcio tem que estar atento à possibilidade de não ser contemplado com a carta de crédito imediatamente.

Por isso, tenha paciência. Organize seus gastos, faça lances e aguarde. A sua carta de crédito pode ser sorteada a qualquer momento!

Viu como é fácil contratar um consórcio e comprar um imóvel? Você deve pesquisar bastante as opções disponíveis e se atentar às negociações, avaliações e inspeções nos imóveis. Depois disso, basta aguardar o recebimento da sua carta de crédito e organizar a mudança!

Ficou interessado no consórcio imobiliário? Leia também nosso guia de como adquirir o seu primeiro imóvel e saia do aluguel.