Planejamento Financeiro

12 apps para ajudar a organizar as finanças e colocar a vida em ordem

Quer manter as suas finanças em dia, mas não sabe como? Confira neste artigo a lista de apps que vão lhe ajudar!

Controlar o que ganhamos e o que gastamos não é tarefa fácil, não é mesmo? Ainda mais quando queremos juntar dinheiro para comprar um carro ou um imóvel, ou para algum outro tipo de investimento. Mas existem ferramentas que podem tornar esta tarefa muito mais fácil.

Para ajudá-lo, separamos o ranking com o top 12 dos melhores apps para controlar as finanças. Confira!

12. Tippz

Disponível para Android e IOS, o Tippz não é exatamente um app usado para elaborar orçamentos, mas que permite o controle de gastos de forma indireta.

Isto porque ele possibilita que um grupo divida as contas de bares e restaurantes de maneira proporcional ao que cada um consumiu.

Deste modo, o usuário que pretende economizar ou ter um melhor controle financeiro, poderá fazer uso deste app para controlar exatamente o que ele pode consumir quando sair com os amigos e colegas.

11. Calcular Financiamento

Se você contratou ou pretende contratar um financiamento bancário, o app Calcular Financiamento pode lhe ajudar a planejar as parcelas corrigidas e outras despesas relacionadas ao contrato.

Este aplicativo, que pode ser baixado por usuários de Android, é muito intuitivo, fácil de usar e funciona praticamente como uma calculadora.

Basta inserir os dados principais do financiamento, como prazo, taxa de juros mensal, valor total financiado e valor de cada parcela, e fazer o cálculo.

10. Bill Reminder

O aplicativo Bill Reminder, disponível para o Windows Phone e Android, é perfeito para quem tem dificuldade de lembrar quais são as contas a pagar.

Com ele, o usuário terá um calendário exclusivo para faturas e boletos bancários em aberto e ainda poderá programar o pagamento de despesas mensais fixas. Ele lança automaticamente lembretes de todos os compromissos e você não precisa ficar consultando-o para saber o que falta pagar.

São várias opções de alertas para o usuário nunca mais se esquecer de pagar uma conta e evitar de ficar com o nome sujo.

A maior desvantagem desse aplicativo é não contar com uma versão em português. Você precisa saber algumas coisas em inglês para poder aproveitar seu potencial.

9. Orçamento Inteligente

O Orçamento Inteligente proporciona aos usuários de IOS um layout didático e muito simples, no qual que é possível cadastrar as suas contas e listar todos os seus gastos no mês, a partir de categorias já existentes no app.

São opções de categorias muito diversificadas e até divertidas, como:

- presentes;
- dinheiro perdido em jogos;
- empréstimo para parentes;
- transporte público;
- pesca.

É possível também programar as despesas que são efetuadas periodicamente, como mensalidades, gastos com animais de estimação, alimentação, acomodação, entre outros.

E, ainda, as despesas planejadas podem ser adicionadas a esse controle de orçamento, como é o caso da aquisição de um carro novo ou de um imóvel.

8. Organizze

Eis um app muito popular entre os usuários do IOS e do Android e que ainda conversa com a plataforma online, pois permite que todos os dados inseridos no aplicativo sejam salvos em nuvens, para que o usuário tenha acesso a eles, mesmo sem poder utilizar o app.

O Organizze oferece algumas funções que os outros aplicativos que citamos acima não fornecem: controle de tudo o que entra e tudo o que sai das suas contas.

Não é necessário, também, fazer o uso constante da internet. O app salva todas as informações inseridas e as transfere para as nuvens assim que a conexão for estabelecida. E, além disso, os dados são criptografados durante a sincronização, para evitar invasões por pessoas não autorizadas.

Sua interface é simples e agradável, facilitando a experiência de utilizá-lo e consultar suas contas mês a mês.

7. Money Wise

Este app é gratuito e está disponível apenas para Android. Com layout simples e fácil de usar, o Money Wise permite que o usuário organize as informações que são fundamentais para montar um planejamento financeiro pessoal.

As principais são a receita bruta, despesas e transferências, para que se conheçam exatamente os valores que são recebidos e que são gastos durante o mês pelo usuário.

Uma das principais vantagens do Money Wise é oferecer a possibilidade de criar orçamentos, ou seja: você estabelece metas, define como quer gastar seu dinheiro e vai monitorando o fluxo de caixa — as datas previstas de entrada de dinheiro e de pagamento de contas —, para não sair do previsto e nem entrar no limite do seu cheque especial.

O que faz desse aplicativo uma das melhores alternativas para acompanhar seus gastos é a possibilidade de usar gráficos que mostram seus padrões de uso do dinheiro — onde você gasta mais? —, ajudando a tomar decisões acertadas do que merece sua atenção na hora de economizar.

6. Money Care

Esse é um app muito similar ao Money Wise, e está disponível para iPhone e Android. A sua versão gratuita já é bem completa e apresenta muitas funcionalidades interessantes, com uma interface muito amigável e intuitiva que facilita a navegação.

Assim como todos os outros apps de orçamento familiar, o Money Care permite que sejam organizados as receitas e os gastos do usuário e de sua família. Ele também dá informações sobre as contas a vencer, as pagas e aquelas atrasadas.

Um dos pontos positivos do Money Care é que ele é um aplicativo brasileiro e, por isso, tem versão completamente em português.

5. Minhas Economias

Com o app Minhas Economias (que também tem uma plataforma online, sincronizada ao aplicativo), é possível montar planilhas que preveem os valores depositados em conta, além de tudo o que já foi gasto e as despesas previstas para os próximos meses.

Outra vantagem desse aplicativo é a possibilidade de gerenciar seus projetos, sonhos e metas. Você define o que quer alcançar, para saber quanto falta para chegar lá.

Disponível para Android e IOS — e muito bem avaliado! — ele oferece ainda conexão com o Internet Banking do usuário, sendo possível cadastrar mais de uma conta ao aplicativo. Com esse acesso, o app verifica os saldos de todas as contas, atualizando automaticamente essa informação.

Ele também permite acompanhar informações gráficas e lançar lembretes que vão ajudar você a não atrasar o pagamento das contas.

Um de seus diferenciais é a disponibilização de links com dicas de economia doméstica para que o usuário se mantenha sempre informado.

4. Mobilis

O Mobilis é um gerenciador financeiro disponível em plataforma na web e também para AndroidiOS e Windows Phone.

Ele permite controlar suas receitas, despesas, cartões de crédito e contas a pagar, fazendo orçamentos e categorizando tudo em relatórios e gráficos.

As informações que você cadastra no app de seu smartphone são sincronizadas na nuvem, para manter atualizada a plataforma online, caso você queira acessar as informações do seu PC ou notebook.

Alguns diferenciais dele são:

- widget para acesso rápido que permite cadastrar e consultar despesas;
- importação automática de SMS;
- categorização de despesas por geolocalização;
- emissão de extrato financeiro mensal por categoria;
- leitura automática de notificações da Nubank e Digio;
- acesso ao portal com conteúdo voltado para a organização financeira pessoal.

3. Finance

Na AppSore, o Finance é um dos aplicativos mais bem avaliados, provavelmente porque oferece vários diferenciais em relação a outros apps disponíveis na loja. Ele também está disponível na Google Play.

Na nossa lista, ele abre o TOP 3 com a medalha de bronze — mas pode ser que seja o seu preferido: isso depende de suas necessidades e gostos pessoais!

Um de seus pontos positivos é a possibilidade de adicionar contas nacionais e de outros países para realizar o controle financeiro do usuário. Além disso, foi inserida uma função que permite cadastrar listas de compra que contam com atualização de preços.

Assim, você pode adequar seu orçamento conforme suas necessidades. São exemplos de listas disponíveis:

- do dia a dia — como supermercado, panificadora e farmácia;
- de longo prazo — como móveis e reparos residenciais;
- de sonhos — como viagens, veículos, imóveis etc.

Outra funcionalidade que faz com que esse app se destaque entre os demais é a opção de fotografar recibos, notas e comprovantes para anexar ao controle de orçamento.

Há ainda a possibilidade de realizar transferências entre contas, dentro do próprio aplicativo.

2. GuiaBolso

Disponível para os usuários de IOS e de Android, o GuiaBolso recebe a medalha de prata com louvor, pois ganhou o prêmio de melhor aplicativo nacional de controle financeiro em 2014.

E não é para menos: apesar de ser um app que também proporciona o controle de tudo o que é recebido e o que é gasto pelo usuário, é possível ainda sincronizar contas bancárias e cartões de crédito, para que as transações sejam atualizadas automaticamente.

Assim, o usuário não precisa ficar adicionando manualmente todos os valores que compõem o seu orçamento pessoal (mesmo que o app proporcione essa opção, para incluir valores recebidos em espécie).

Uma outra ferramenta bacana do GuiaBolso é permitir a consulta do seu CPF gratuitamente e buscar a melhor opção de empréstimo para o seu perfil, buscando aquelas com taxas de juros mais baixas.

Você pode, com ele, comparar os empréstimos disponíveis online e contratar um empréstimo pessoal por meio do próprio aplicativo — bem prático, não?

1. Toshl Finance

E, por último, o primeiro do ranking, que leva a medalha de ouro. Os usuários de todas as plataformas de smartphones podem desfrutar desse ótimo aplicativo, pois ele está disponível para IOSAndroid e Windows Phone.

Nele, o gerenciamento de suas finanças é feito com a ajuda de um personagem, uma espécie de monstrinho, que regula tudo o que pode e o que não pode ser gasto pelo usuário.

O divertido Toshl Finance, além das funcionalidades básicas de orçamento e controle financeiro, também permite que os dados inseridos sejam exportados para outros programas, como o Excel, o PDF, o Google Docs e o XLS.

Ele também permite:

- montar orçamentos gerais ou filtrados por categorias, tags ou contas, definindo o período de tempo;
- armazenar até 4 fotos por despesa ou receita cadastrada;
- salvar as coordenadas de qualquer despesa ou receita e ver mapas de movimentação financeira;
- gerenciar múltiplas contas financeiras — incluindo dinheiro, contas bancárias, cartões de crédito, carteira Bitcoin, Paypal etc.;
- utilizar qualquer moeda do mundo;
- sincronizar com um número ilimitado de dispositivos.

Sua grande versatilidade no controle de vários tipos de contas faz dele um verdadeiro coringa, possível de ser usado em todos os lugares — inclusive em viagens internacionais — e unindo informações de suas diferentes fontes de recursos.

O aplicativo conta com uma versão paga e uma opção free, para que você escolha conforme suas necessidades e possibilidades.

Viu como é possível organizar as finanças usando apenas o seu celular? E se você gostou do conteúdo deste artigo e quer se aprofundar ainda mais, conheça as 7 lições para aprender a gastar menos e melhor que preparamos para você!