Planejamento Financeiro

Conheça 7 formas de ganhar dinheiro na internet

Você sabia que é possível ganhar dinheiro na internet de maneira segura? Descubra como lendo nosso novo post.

A crise bateu na sua porta e está difícil manter as contas em dia? Mesmo cortando gastos desnecessários e mantendo o planejamento financeiro em ordem você percebeu que seu salário não está chegando até o fim do mês? Calma! Existem maneiras inteligentes para aumentar sua renda e voltar as contas para o azul. Uma das saídas é usar a tecnologia a seu favor e ganhar dinheiro na internet. Isso mesmo! A internet não serve apenas para aproximá-lo de seus amigos nas redes sociais, acompanhar notícias ou assistir a séries pelo serviço destreaming favorito. Ela também está repleta de oportunidades para quem quer trabalhar, seja prestando serviços ou oferecendo produtos, e ser bem remunerado com isso. Quer descobrir como? Então continue lendo este post!

Divida seu conhecimento

Você já deve ter ouvido falar em EaD, a sigla para Educação a Distância, certo? Essa modalidade de ensino já é uma realidade para faculdades e instituições profissionalizantes, mas também pode ser uma boa alternativa para o trabalho autônomo. Se você é bom em idiomas, pode oferecer cursos de línguas por videoconferências, por exemplo. Se sua área está ligada à música, que tal oferecer aulas para o aprendizado de instrumentos pela internet? Você também pode ser um professor particular on-line para alunos que estão tentando ingressar na faculdade, compartilhando o conhecimento de temáticas que domina — seja matemática, português, história ou filosofia. O importante é usar o conhecimento que você já tem para se conectar com quem tem interesse em aprender, atuando como professor ou instrutor on-line.

Aposte nos blogs

Na prática, aulas particulares não são as únicas maneiras de transmitir conhecimento on-line. Sabia que muitas pessoas procuram conteúdo de qualidade em blogs? Assim, se você é apaixonado por um assunto, tem disposição para escrever matérias interessantes (e constantes) para um determinado público-alvo, essa pode ser uma boa oportunidade. Atrair tráfego para sua página gera uma série de oportunidades de negócio, que vão desde publicidade até abertura para a criação de novas parcerias ou conquista de clientes para seu negócio real. Imaginando que você já trabalhe em um pet shop, por exemplo, ter um blog sobre cuidados com animais de estimação trará visitantes para a página e esses visitantes têm grande potencial de se transformarem em clientes da loja física.

Alugue imóveis ou carros

Você vai viajar por algumas semanas e deixar a casa parada? Já pensou em alugar seu imóvel para essa curta temporada a quem tiver interesse? Esse tipo de ação é mais fácil do que você imagina! Sites como o AirBnb permitem que você anuncie o imóvel, encontre hóspedes e negocie diretamente preços ou condições. E você nem precisa alugar toda a casa, viu? Você pode oferecer aquele quarto vago, por exemplo, por um valor mais modesto. E esse tipo de ação não se restringe a imóveis. Se você tem um carro ocioso, também pode oferecer um aluguel temporário via internet ou, ainda, encontrar caroneiros que precisam fazer o mesmo trajeto que você todos os dias, compartilhando custos e despesas ou até mesmo tendo um ganho razoável.

Venda sua produção caseira

Sua mãe tem uma receita maravilhosa de bolo que você sempre soube que venderia como água? Você gosta de fazer artesanato e acha que está perdendo dinheiro ao não comercializar sua produção? Chegou a hora de colocar a internet como parceira! Por meio da rede, seja em um site próprio ou mesmo nas redes sociais, você pode divulgar e comercializar sua produção caseira e encontrar clientes em qualquer parte do país — talvez até do mundo. Você basicamente transformará um hobby em um negócio que dispensa grandes investimentos em lojas físicas ou mesmo em funcionários.

Repasse o que você não usa

Talvez a produção própria não seja sua praia ou ainda não esteja dentro das suas possibilidades. Mas você por acaso já parou para pensar na quantidade de produtos que tem em casa e simplesmente não usa mais? Aquela roupa que você comprou e não usa, o sapato que ganhou e não serve mais: peças de vestuário podem sempre ser comercializadas por meio de um brechó on-line, que pode ser facilmente montado em plataformas já conhecidas. Da mesma forma, colecionadores de livros, vinis ou mesmo CDs podem encontrar interessados em adquirir os produtos dos quais você quer abrir mão por uma boa quantia de dinheiro. Nesses casos, que tal dar uma olhada na Estante Virtual ou em sites tradicionais de vendas diretas, como o OLX ou o Mercado Livre?

Atue como freelancer

Uma das grandes facilidades trazidas pela popularização da internet é a oportunidade de exercer várias atividades profissionais de forma remota. Por isso, é comum que empresas terceirizem alguns serviços específicos para quem pode trabalhar do seu home office, diminuindo os custos do negócio ao mesmo tempo em que remunera o profissional freelancer. Dentre as possibilidades de freelas que vêm crescendo, podemos destacar a redação e a revisão de textos, assim como a tradução de artigos e sua adaptação para o público brasileiro. Mas também é possível prestar consultorias remotas para empresas ou pessoas físicas usando apenas seu notebook e uma boa conexão. O importante é ter know-how e capacidade de oferecer soluções para quem as procura.

Invista o pouco que tem

Há algum tempo, investir em bolsas de valores ou ser um investidor de startups parecia algo restrito apenas a quem era formado em cursos como economia ou administração e tinha muito recurso para dispor. A internet, no entanto, veio para mexer com essa lógica. Hoje, com pouco dinheiro e uma conexão, é possível ganhar dinheiro na internet com investimentos remotos, sempre contanto com algum conhecimento ou mesmo uma consultoria. Afinal, investimentos contêm riscos. É preciso disposição para aprender um pouco sobre esse tipo de ação antes de colocar seu dinheiro em papel virtual. Ainda bem que você também pode se especializar no assunto via internet, seja por meio de cursos ou lendo e-books e artigos especialistas no assunto!

Anotar todos os gastos e pagar as contas em dia também ajudam a manter o controle financeiro. Veja outras dicas!