Planejamento Financeiro

Conheça os 4 melhores investimentos para uma aposentadoria tranquila

Confira este artigo e descubra onde investir para ter tranquilidade quando chegar a aposentadoria

Pensar no futuro é sempre importante para ter mais tranquilidade no presente, especialmente em um país, como o Brasil, que sofre muitas variações em relação à situação econômica.

Sobretudo, após um período de crise, as pessoas estão mais receosas e, por isso mesmo, conhecer os melhores investimentos para uma aposentadoria tranquila se tornou essencial.

O lado bom dessa história é que, apenas por meio de escolhas adequadas, é perfeitamente possível garantir o mesmo padrão de estilo de vida por muitos anos ou até mesmo décadas depois de sair do mercado de trabalho.

Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir:

1. Faça aplicações para ter renda extra

Infelizmente, se você deseja ter mais estabilidade e tranquilidade na sua vida de aposentado, não dá para esperar que apenas a contribuição ao INSS seja suficiente. Esse é um problema comum do Brasil há décadas e, se não houve melhoras significativas até agora, não dá para apostar que elas acontecerão até a sua retirada do mercado.

Por isso mesmo, é imprescindível que você poupe algum dinheiro todos os meses e decida fazer ao menos algumas aplicações para ter renda extra. Dessa maneira, você terá dias mais serenos no futuro e pode até reduzir os seus níveis de estresse. Confira algumas das melhores alternativas para conseguir isso:

Previdência privada aberta

previdência privada aberta é um dos mais populares investimentos para aposentadoria no Brasil. Ele é interessante, sobretudo, porque o beneficiário pode escolher a faixa de capital para aplicar, de acordo com as suas possibilidades no momento. Depois, é possível economizar e aumentar essa contribuição, o que se refletirá no ordenado futuro.

O maior cuidado ao entrar nessa modalidade é observar se as taxas cobradas, especialmente as de carregamento (adicional pago a cada aporte e que utiliza uma parte do valor aplicado antes mesmo de o dinheiro entrar no fundo) e as de administração (valor cobrado pela administradora para gerir o seu capital) não consumirão uma fatia grande dos rendimentos.

É importante, portanto, fazer uma boa pesquisa nos bancos e nas demais instituições financeiras que oferecem essa alternativa antes de fazer a sua escolha.

Fundos de pensão coletivos

Os fundos de pensão coletivos são uma espécie de previdência complementar fechada e que é patrocinada por algumas grandes empresas e organizações para os seus funcionários. Esse benefício é utilizado, principalmente, para atrair e reter talentos e costuma ser a melhor alternativa em termos de remuneração.

Como parte dos recursos nesses fundos é coberto pela própria empresa gestora, o aporte dos investidores acaba aumentado. Porém, mais uma vez, vale ficar atento aos detalhes do contrato e observar quais são as regras em caso de desligamento ou demissão. Também é importante verificar se a fiscalização e a administração são bem-feitas.

Carteira de investimentos

Outra estratégia que visa garantir uma aposentadoria tranquila é apostar em uma carteira de investimentos. Em geral, o mais recomendado é variar as aplicações entre a renda fixa, a renda variável e imóveis. No primeiro caso, a escolha mais adequada é aquela que ofereça baixa taxa de administração, como a poupança.

Depois, é hora de aproveitar momento de baixa da Bolsa de Valores e destinar parte do capital em ações, para um retorno em longo prazo. Por fim, outra parte dos recursos pode ir para algum fundo imobiliário, por exemplo, que garante uma renda com toda a segurança que o mercado de imóveis oferece.

Papéis do Tesouro Nacional

Os Papéis do Tesouro Nacional são uma boa alternativa também, especialmente por serem atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Isso é vantajoso porque garante bons rendimentos, que são ajustados acima dos índices de inflação, um medo recorrente dos brasileiros de tempos em tempos.

Além disso, há o acréscimo de mais uma taxa de juros fixa, que é combinada no momento da compra. Como se não bastasse, a liquidez também é elevada e isso significa que o seu dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento, sem maiores dificuldades. Não existe taxa de administração, mas há incidência do Imposto de Renda sobre o lucro.

2. Acumule patrimônio para garantir conforto

Definitivamente, outro dos melhores investimentos para aposentadoria é o mercado imobiliário. Por meio da aquisição de propriedades, você consegue acumular patrimônio para garantir mais conforto e segurança para você e sua família, inclusive atravessando gerações.

É de conhecimento geral que esse setor é muito valorizado e não passa por tantos problemas durante os períodos de crise. Caso você não tenha dinheiro suficiente para adquirir uma unidade à vista, um consórcio, por exemplo, surge como uma excelente opção, com parcelas que certamente cabem no seu bolso e sem a necessidade de entrada.

3. Tenha um bom plano de saúde

Outro investimento imprescindível para garantir uma aposentadoria tranquila é ter um plano de saúde, afinal, você não vai querer depender do Sistema Único de Saúde justamente quando estiver mais velho e, naturalmente, em condições físicas mais delicadas. Dentro dessa realidade, contar com um bom plano de saúde pode ser um tremendo benefício.

Existem diversas empresas e modalidades que prestam esse serviço e você pode escolher um pacote que atenda perfeitamente às suas necessidades e que caiba no seu bolso. Se você for vinculado a uma grande empresa, organização ou conselho profissional, verifique se existe alguma opção mais em conta ou com mais vantagens para você.

4. Invista em um seguro de vida

Por fim, investir em um seguro de vida precisa, também, ser considerado como um dos melhores investimentos para aposentadoria. Mesmo que você não seja diretamente o beneficiário da apólice, obviamente, você certamente passará os seus dias muito mais sereno se souber que existe esse mecanismo para garantir algum conforto à sua família.

Mais uma vez, empresas, organizações e sindicatos podem oferecer boas opções para seus profissionais. Também é uma alternativa que tem modalidades para todos os bolsos, desde aquelas que envolvem valores bem elevados e diversos benefícios até outras que só garantem mesmo uma quantia para ajudar a passar por um momento mais difícil.

Esses são alguns dos melhores e essenciais investimentos para aposentadoria! Avalie cada uma dessas possibilidades com atenção e verifique em quais pode investir!

Se você tem dificuldades de lidar com dinheiro, aprenda como melhorar a sua relação assistindo filmes. Isso mesmo! Veja em nosso artigo 8 dicas de filmes arrasadores que podem lhe ajudar e salvar a sua aposentadoria.