Planejamento Financeiro

Entenda por que planejamento financeiro é importante para comprar um carro

Quer comprar um carro? Aprenda como planejar suas metas e alcançá-las!

Se você acha que comprar um carro é um sonho distante, saiba que com metas e planejamento financeiro, é mais possível do que se imagina. Na verdade, não há como ter estabilidade financeira sem um planejamento adequado e nem como trabalhar em prol de melhorias sem saber quais se deseja. Por isso as metas são tão importantes.

O carro é uma meta fundamental já que ter seu próprio meio de transporte é mais que um sonho: é uma necessidade.

Com as dicas a seguir você verá como é possível se preparar para comprar seu carro e a importância do planejamento financeiro nesse momento.

Faça a análise financeira do seu momento atual

Para começar, é preciso saber onde você está, pois esse será seu ponto de partida. Analise suas despesas mantendo um controle de receitas e de gastos mensal. Faça um levantamento dos últimos dois ou três meses e identifique quanto sobra no final do mês.

Se você está gastando mais que está ganhando, esse é um mau sinal. Significa que, para não entrar em um problema maior, antes de tudo você precisa equilibrar seus gastos de modo a sair do vermelho. Contrair mais dívidas para comprar um carro vai criar uma situação insustentável.

Defina objetivos e metas para seu futuro

Ninguém cresce se não se planejar para isso. Agora que já sabe onde está, você precisa saber onde quer chegar. Tenha clareza de seus objetivos e metas diretas e indiretas. Os objetivos são definições mais abrangentes do que você deseja para sua vida. Por exemplo:

- Melhorar a qualidade de vida;

- Ter estabilidade profissional;

- Ter estabilidade financeira e

- Construir um patrimônio de segurança

Quanto às metas, há duas perguntas que você precisa fazer para defini-las. A primeira é: “como posso alcançar meus objetivos?”. A resposta para essa pergunta terá como resposta suas metas indiretas. Traçando um paralelo com seus objetivos, as metas indiretas podem ser:

- Comprar um carro para dispor de mais conforto e tempo para lazer e família;

- Prestar um concurso público ou especializar-se para crescer profissionalmente;

- Construir uma reserva financeira e

- Investir em bens próprios

Note que algumas das metas podem ser coincidentes: comprar um carro e investir em bens próprios levam à construção de um patrimônio de segurança, que também melhora a qualidade de vida.

Assim, você pode definir suas metas diretas que são na verdade o método que você vai usar para executá-las e alcançar seus objetivos. Lembre-se que metas estão ligadas a prazos, então, é preciso também definir quando e como conseguir o que deseja.

Dando continuidade ao exemplo, podemos dizer que metas diretas seriam:

- Adquirir um consórcio, financiar ou fazer uma reserva específica para comprar um carro, com comprometimento mensal de até R$ 600,00 (um valor de exemplo, lembrando que, para manter seu equilíbrio, você deve definir um percentual de comprometimento mensal sobre sua renda);

- Fazer uma graduação, ou uma especialização, conforme o caso, alinhada com sua área de atuação. Iniciar no primeiro semestre de 2017;

- Fazer o planejamento mensal, de forma a ter, livre para economizar, 20% da renda bruta. Escolher um investimento de renda fixa adequado ao seu perfil para onde direcionar esses recursos. Prazo de início: daqui a três meses;

- Comprar um carro até janeiro de 2017

Perceba que cada um dos pontos tem prazo especificado de início. Todos eles devem ser pensados depois de analisar sua situação atual e o tempo que você terá para se planejar e organizar, pagando eventuais compromissos e aumentando sua margem salarial livre. Claro, tudo deve ser adequado à sua realidade.

Comprometa-se com suas metas

Além de definir suas metas e anotá-las, é importante se comprometer. Metas não são sonhos! Elas só vão se realizar se você respeitar seus objetivos e trabalhar focado para cumpri-los.

Mude, quando necessário, se perceber que a sua situação teve alguma alteração que justifique as mudanças. Se houve um incidente que aumentou o endividamento, refaça suas metas, modifique seus prazos. É importante que suas metas possam ser alcançadas, senão você não terá motivação para se esforçar.

Caso haja um aumento inesperado de renda, uma promoção que melhorou sua condição, aumente seus objetivos, subindo um pouco os valores na escala projetada.

Metas tem que ser realistas, porém desafiadoras. Se não sair da zona de conforto, você dificilmente trará mudanças positivas, pois sua realidade continuará muito parecida com a atual.

Acompanhe seu desempenho

É importante criar indicadores, ou marcadores de chegada, por assim dizer. Avalie-se a cada três meses e compare onde deveria estar e onde chegou, então você verá se está conseguindo cumprir seus objetivos.

Você pode, inclusive, projetar um gráfico montando uma tabela no Excel - ou em outro software de planilhas - de quanto deverá ter alcançado por mês, para as metas de reserva financeira e investimento. Em uma coluna, coloque o valor esperado por mês e, na sequência, faça outra coluna com o resultado alcançado. Crie um gráfico comparativo e veja se está rumo ao alcance de suas metas.

Detalhe cada um dos pontos de sua meta

Por exemplo, se você deseja conseguir uma promoção no trabalho, escreva o que precisa, como um checklist, para usar como direcionador. Além de qualificar-se, é preciso saber o que a empresa espera para o cargo que você almeja.

Com quem você deve falar e demonstrar interesse naquela promoção? Quais as competências que precisa desenvolver para tanto? Existe alguém que pode dar um feedback sobre seu desempenho periodicamente?

Pense fora da caixa

Para comprar o carro, você pode e deve pensar fora da caixa, o que significa que não deve se limitar a determinadas condições. Planeje o carro que atende às suas expectativas e necessidades e, então, procure saber sobre o seu valor.

Se ele estiver fora do seu orçamento, você pode pensar em um modelo similar e mais barato ou mesmo em um veículo que seja seminovo, por exemplo. O importante é que no final você possa ter acesso àquilo que realmente atende às suas expectativas e aspirações e ainda cabe no seu orçamento - e isso vale para tudo, não apenas para a compra do carro.

Comprar o carro que tanto deseja não é algo irrealizável se você fizer um bom planejamento financeiro.

Como anda o seu planejamento financeiro para comprar o tão sonhado carro? Deixe nos comentários, assim como suas próximas metas. Vamos adorar saber. 
Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos