Planejamento Financeiro

7 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler

Está em busca de construir um patrimônio duradouro? Então confira nossa seleção de livros sobre educação financeira

Está em busca de construir um patrimônio duradouro, que seja fonte de tranquilidade e segurança não só para você, mas para toda a sua família no futuro? Pois saiba que o primeiro passo para isso é adquirir conhecimento — e nada melhor do que os livros sobre educação financeira para te ajudar nessa empreitada.

Quem quer poupar e investir dinheiro sabe que precisa apostar em um bom planejamento econômico, ainda mais em uma época em que reviravoltas na economia acontecem a todo instante.

E para acertar no planejamento, é necessário entender tudo sobre débito, crédito, investimentos, ações, opções de aposentadoria, entre outros temas relacionados à educação financeira.

Para deixá-lo por dentro dos principais tópicos dessa área, selecionamos os 7 melhores livros sobre educação financeira. Continue lendo e confira!

1. Pai Rico Pai Pobre

Escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, este é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo e um dos mais comentados da última década.

Na obra, Robert T. Kiyosaki conta a história de seu pai biológico ("Pai Pobre"), um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. O "Pai Rico" do título do livro era o pai do melhor amigo do autor, um comerciante local que chegou a se tornar o homem mais rico do Havaí.

Por meio de ensinamentos simples, o "Pai Rico" foi o responsável por instruir Kiyosaki, que, por sua vez, passa esses ensinamentos aos leitores.

No livro, os autores apresentam conceitos interessantes dentro do universo financeiro, como a expressão "Corrida dos Ratos", um círculo vicioso que diz respeito à elevação do padrão de vida à medida que a pessoa passa ganhar mais.

Isso quer dizer que quanto mais ela ganha, mais gasta, o que torna difícil enriquecer já que o custo de vida cresce em uma velocidade cada vez maior.

Além disso, a obra ainda tenta mostrar que a melhor maneira de preparar os filhos para o mundo é dividindo conhecimento com eles.

2. Quem pensa enriquece

Livro lançado na década de 1930, mas que continua mais atual do que nunca. Napoleon Hill, autor da obra, passou cerca de 20 anos estudando os segredos dos milionários.

Hill acompanhou de perto mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller e encontrou neles 15 características comuns, como a persistência e a agilidade na tomada de decisões.

A obra é considerada um dos maiores best-sellers e já vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

3. Os segredos da mente milionária

T. Harv Eker fará você refletir sobre o que ele chama de "o seu modelo de dinheiro", um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas.

No livro, o autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra é a simplificação, habilidade para diminuir os gastos ao adotar um estilo de vida que dependa menos do dinheiro. O autor afirma que com menos gastos, é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros mais rapidamente.

4. Casais inteligentes enriquecem juntos

A obra do brasileiro Gustavo Cerbasi é um best-seller que inspirou a produção do filme "Até que a sorte nos separe".

No livro, Cerbasi traz ensinamentos válidos para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro. O foco é mostrar estratégias diferentes que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Entre os tópicos abordados pelo autor estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, quando comprar a casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros.

5. O investidor inteligente

Quem pretende investir em mercados sujeitos à especulação não pode deixar de ler este livro. Benjamim Graham formulou uma rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo. A obra é focada na interpretação do valor real de um ativo financeiro, o que o autor define como intrínseco.

O investidor inteligente é considerado a Bíblia do mercado de ações desde que foi lançado, em 1949. Entre os leitores mais famosos que recomendam o livro está o milionário Warren Buffett, que diz que os ensinamentos de Graham foram um dos pilares de seu sucesso financeiro.

6. A mente acima do dinheiro

Brad e Ted Klontz têm anos de experiência quando o assunto é ajudar as pessoas a resolverem problemas financeiros.

Os autores juntaram toda essa experiência neste livro que aborda as 12 disfunções financeiras mais comuns, como identificá-las, descobrir suas causas e superá-las.

A obra mostra que o dinheiro pode ser a causa do estresse de diversas pessoas e que mesmo aquelas que estão com as finanças equilibradas podem sofrer devido à ansiedade em relação ao dinheiro.

O livro é voltado para quem pretende tomar melhores decisões financeiras e saber como lidar com os desafios econômicos para, assim, ter uma vida financeira mais saudável.

7. Adeus, aposentadoria

Também do autor brasileiro Gustavo Cerbasi, é uma das obras mais vendidas no Brasil nos últimos anos.

Por meio de um título intrigante e chamativo, o autor convida o leitor a deixar de lado aquela ideia de que um dia vamos parar de trabalhar e viveremos com o auxílio mensal concedido pela previdência pública ou privada.

De acordo com Cerbasi, a aposentadoria é um sistema que não funciona mais porque a velha fórmula deixou de funcionar devido ao aumento na expectativa de vida, maior custo de vida, entre outros fatores.

No livro, ele apresenta uma nova forma de enxergar o trabalho e o dinheiro e mostra a melhor maneira de investir, empreender e gerenciar a carreira.

Além disso, o autor ainda traz um plano para administrar a riqueza adquirida e dicas personalizadas do que fazer de acordo com a sua faixa etária atual.

E então, se interessou por algum dos livros sobre educação financeira que separamos para você? Aproveite também para conhecer os aplicativos que vão facilitar a sua organização financeira