Planejamento Financeiro

O jovem e o planejamento financeiro: como construir uma relação promissora

Confira o artigo a seguir e tire suas dúvidas sobre como criar um planejamento financeiro de sucesso!

Todo mundo sabe da importância de equilibrar a vida financeira, mas nem todos são capazes de fazer do planejamento financeiro um hábito do dia a dia. Por meio dessa ferramenta, conseguimos entender, planejar e formular estratégias para gerir nosso dinheiro com responsabilidade e perseguir nossos objetivos de vida.

Um plano financeiro é um grande aliado quando se trata de alcançar nossas metas, tais como a compra de um apartamento, poupar para a aposentadoria ou sair das dívidas. Portanto, é importante reconhecer o valor de organizar as finanças pessoais e tomar alguma atitude o quanto antes.

Para ajudá-lo a ter uma relação melhor com o seu dinheiro, separamos algumas dicas sobre como manter um planejamento financeiro de sucesso. Vamos lá?

O que é planejamento financeiro?

planejamento financeiro é um processo de organização e compreensão sobre como nós utilizamos o nosso dinheiro. Por meio dessa ferramenta, conseguimos ter uma visão global das finanças pessoais e identificamos hábitos ruins que podem afetar a nossa saúde financeira.

Quando desenvolvemos a habilidade de gerenciar nossas finanças, é possível estabelecer uma relação inteligente com o dinheiro e evitar excessos de consumo que podem nos jogar em um ciclo de endividamento.

Sendo assim, trata-se de um mecanismo que nos permite governar nossas finanças de forma consciente e estabelecer estratégias que nos ajudam a alcançar os objetivos de vida.

Vantagens de fazer um bom planejamento financeiro

É natural que você tenha objetivos e metas que deseja alcançar em sua vida. Pode ser a compra de uma casa, um carro novo, abrir um negócio próprio, poupar para a aposentadoria ou até fazer uma viagem.

Independentemente de qual seja a sua aspiração, a melhor forma de conquistar esse objetivo é visualizar como um bom planejamento financeiro pode ajudá-lo. Portanto, separamos algumas das vantagens que uma relação responsável com as finanças pode proporcionar.

Visão holística de sua situação financeira

Um plano financeiro pessoal ajuda a entender os cenários que temos pela frente e qual é o caminho para conquistar nossos objetivos. Quando a fase de planejamento é ignorada, desconsideramos o impacto que as decisões podem trazer para nossa vida e como elas podem nos afastar de nossas metas.

Desenvolvemos orçamentos realistas

É possível ter uma visão de quais são suas receitas e os seus gastos fixos, e se essas duas variáveis estão condizentes com sua realidade financeira. Dessa forma, pode-se identificar áreas de consumo excessivo e cortar gastos desnecessários.

Tomamos decisões conscientes

O mapeamento das finanças pessoais permite que as decisões sejam tomadas com mais responsabilidade. Ao identificar sonhos e objetivos, tomamos nossas decisões com base neles, e não em impulsos de consumo imediato.

7 dicas para um planejamento financeiro de sucesso

1. Faça um orçamento para o mês

É importante saber qual o destino do seu dinheiro. Para isso, mantenha um controle rigoroso de todas as despesas do mês. Faça anotações, guarde os recibos e monitore os gastos do cartão de crédito. Quando o mês terminar, é possível visualizar o seu padrão de gastos e se ele está condizente com a sua realidade de receitas.

2. Utilize alguma ferramenta para controlar suas despesas e receitas

Para que os seus esforços apresentem os resultados esperados, é preciso acompanhar regularmente suas receitas e despesas. Você pode utilizar planilhas de controle de gastos ou mesmo aplicativos para smartphone ou outro dispositivo móvel, que são bem úteis e podem ser atualizados no momento em que estiver gastando.

Confira uma lista dos 5 principais aplicativos para controle de finanças pessoais:

Mobills;
Organizze;
Minhas Economias;
Moni;
Guia Bolso.

3. Analise os seus hábitos de consumo

O planejamento financeiro e a forma que consumimos são hábitos que criamos e, portanto, podemos mudá-los. É preciso ter consciência de qual nossa relação com o dinheiro e se compramos coisas que, na verdade, não precisamos.

Veja algumas variáveis a se considerar:

Pergunte-se se aquela aquisição é realmente necessária;
Evite usar cartão de crédito com frequência e parcelamentos muito longos;
Faça uma avaliação periódica dos seus hábitos de consumo e corte o que for supérfluo e desnecessário;
Pesquise antes de comprar e não se deixe levar por impulsos do momento;
Respeite o seu limite de gastos mensais.

4. Tenha disciplina e autocontrole

A disciplina e o autocontrole são seus aliados para manter o planejamento financeiro. Sem essas habilidades, os seus esforços serão inúteis, pois são elas que nos ajudam a permanecer no caminho de nossos sonhos e objetivos. Por meio delas, conseguimos nos distanciar dos gastos desnecessários, respeitar nosso orçamento e manter o bem-estar financeiro.

5. Estabeleça as metas que deseja alcançar

Os nossos objetivos são bastante importantes durante nossa conscientização financeira, uma vez que são eles que nos estimulam a continuar nossos esforços. Portanto, tenha metas que deseja realizar, estabeleça prioridades e um prazo factível para realizá-las.

Suas metas podem ser, por exemplo:

Comprar ou reformar um apartamento;
Comprar ou trocar de carro;
Poupar para a aposentadoria.

Depois que visualizar suas aspirações, faça uma separação em objetivos de curto, médio e longo prazo, pois assim você pode começar a direcionar o seu dinheiro para alcançá-las.

6. Mantenha um estilo de vida realista

Um dos pilares para se ter um bom controle financeiro é nunca, em hipótese alguma, gastar mais do que recebe. Não viva de aparências, mas sim conforme a sua realidade financeira, ou então poderá passar por situações difíceis e entrar em um ciclo de endividamento contínuo. Caso tenha dificuldades com isso, é um sinal de que precisa trabalhar sua disciplina e autocontrole.

7. Invista parte do seu dinheiro

Investir significa colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Então, deixar o seu dinheiro na conta-corrente ou poupança não é uma alternativa proveitosa. Sendo assim, eduque-se sobre os tipos de investimento disponíveis no mercado e veja qual é o mais adequado à sua realidade financeira.

Diante disso, é impensável continuar persistindo em hábitos de vida que comprometem o seu bem-estar financeiro. Para conseguir conquistar todos os seus objetivos, procure se educar sobre a importância do planejamento financeiro e buscar por formas para torná-lo parte de sua rotina diária.

Agora que você já sabe como construir uma relação de sucesso com o seu dinheiro, confira também nosso eBook 5 formas de juntar dinheiro para criar um patrimônio pessoal!