Planejamento Financeiro

Saiba como planejar as compras no supermercado para garantir economia

Confira as dicas que preparamos para você encarar esse processo com mais economia!

Sabemos que os produtos para o lar são indispensáveis, como alimentos, itens de limpeza e higiene pessoal. O problema, geralmente, é que muita gente gasta excessivamente no momento da compra, comprometendo o equilíbrio da vida financeira.

E para evitar esse tipo de situação, a adoção de um planejamento é suficiente para que o consumidor garanta os itens necessários sem deixar de lado a economia.

Quer ver na prática como isso funciona? Então, continue a leitura deste post e saiba como planejar suas compras no supermercado!

Como planejar as compras no supermercado?

Pensar detalhadamente no que vai comprar pode ser uma tarefa muito simples se você tiver se planejado. Além disso, essa mudança de hábitos na hora de consumir pode ainda render uma boa economia no orçamento.

Veja abaixo o que fazer antes da próxima visita ao supermercado:

Faça uma lista com itens essenciais

A lista é o principal guia do consumidor durante a compra. Com ela, é possível focar nos produtos realmente essenciais sem dar brecha para os desejos e impulsos de última hora. Para não esquecer de nada, a dica é começar preenchendo a lista no momento em que perceber a falta de um produto em casa.

A montagem da lista pode ser feita à mão, com caneta e papel, ou até mesmo em um bloco de notas no celular. Depois de pronta, vale dar uma conferida geral nos itens para saber se todos foram contemplados.

Você também pode usar o momento para olhar o folheto de ofertas do mercado e concluir se alguma será vantajosa para o bolso.

Crie um roteiro para as compras

Além de economia, ir ao mercado com planejamento também permite que você aproveite melhor o tempo gasto nas compras.

Quem nunca se perdeu no meio de gôndolas repletas de produtos e, com a distração, acabou levando algo que não estava na lista? É por isso que é imprescindível criar e percorrer um roteiro dentro do estabelecimento.

Para facilitar, siga sempre a primeira gôndola até o final e só depois passe para outra. Dessa forma, você compara preços de diferentes marcas e não deixa de levar o que está precisando por um preço mais acessível.

Depois de passar por todo o mercado, tome cuidado para não cair na tentação do caixa, afinal, ele estará repleto de guloseimas e itens que geram os gastos desnecessários.

Defina a melhor frequência de idas ao supermercado

Enquanto algumas pessoas preferem compras mensais, outras não abrem mão de ir ao mercado toda semana. O fato é que ambas as opções possuem vantagens e desvantagens. Logo, cabe ao consumidor avaliar seus hábitos, necessidades e tempo disponível antes de fazer a melhor escolha.

Veja abaixo as possibilidades garantidas com as compras feitas em períodos distintos:

Compra mensal

· mais fácil obter desconto com a aquisição de produtos repetidos (atacado);
· uma única compra no mês diminui o tempo gasto em mercados;
· difícil aproveitar todas as ofertas, já que as promoções de diferentes produtos costumam ser semanais ou em diferentes dias da semana;
· menor opção de escolha para comparativo de preços, já que todos os produtos passam a ser adquiridos em uma única rede de supermercado.

Compra semanal

· aumenta a chance de comparar preços em diferentes mercados;
· maior proveito das ofertas semanais e descontos em todos os tipos de produtos;
· aumenta o risco de cair em tentações e de comprar itens desnecessários;
· difícil obter desconto em um produto específico, já que, provavelmente, não levará mais de uma unidade.

Dicas para não comprometer o planejamento

Elaborou a lista, percorreu todas as gôndolas e mesmo assim estourou o orçamento reservado para as compras? Isso pode ser culpa de hábitos simples, mas que fazem toda a diferença na conta final do mercado.

Entenda melhor com 4 dicas que vão ajudá-lo a manter o foco e não comprometer o planejamento:

Nunca saia de casa com fome

Embora não pareça, ir ao mercado com fome pode incentivá-lo a comprar todos aqueles doces e quitutes que mais gosta. Isso também vale para as bebidas, principalmente nos dias mais quentes e no verão.

Antes de sair de casa, faça um lanche e beba bastante água para se manter hidratado. Pode ter certeza de que os minutos gastos em uma rápida refeição serão compensados com maior economia no bolso.

Não hesite em substituir alimentos

Definir um orçamento de base para cada compra é uma boa forma de conter gastos. Acontece que às vezes nos deparamos com produtos que estão mais caros do que na semana ou mês anterior, e essa situação também pode prejudicar o planejamento.

Uma boa saída é sempre tentar substituir alimentos por outros com valor nutricional parecido e que estejam mais baratos. Essa solução é ainda mais interessante no caso dos legumes, frutas e verduras, pois garante economia e faz com que o cardápio da família fique ainda mais rico e variado.

Valorize marcas mais econômicas

Você — assim como qualquer pessoa — deve ter uma marca favorita para cada item do mercado, certo? Mas essa preferência foi formada a partir da comparação de diversos produtos ou baseada na popularidade da marca?

Ter uma resposta sincera para essa pergunta é importante, afinal, estamos acostumados a pensar que somente empresas famosas oferecem produtos de qualidade. O problema é que muitas vezes precisamos pagar mais caro por essa escolha.

Mude esse pensamento e comece a testar as marcas próprias da rede do mercado, por exemplo, que em alguns casos têm preços mais em conta. Se encontrar o que queria, você passa a ter a chance de gastar menos e melhor com produtos de ótima qualidade.

Evite levar as crianças no supermercado

Outra escolha que pode fazer com que a família gaste além do necessário é levar crianças pequenas no mercado. Espertos que são, os filhos costumam insistir e fazer manha até conseguirem o produto que desejam, e isso só aumenta a conta.

Claro que nem sempre é possível ir às compras quando as crianças estão na creche ou na escola. Portanto, o ideal é deixá-las com um parente ou amigo de confiança enquanto estiver no mercado.

Perceba que, além da economia de tempo e dinheiro, o planejamento das compras no supermercado também diminui o desperdício que é tão comum na vida moderna. Fazendo a sua parte, você contribui com o ambiente mesmo na hora de poupar.

Quer mais dicas de economia? Veja agora 12 apps para ajudar a organizar as finanças e colocar a vida em ordem!