Tudo Sobre Consórcio

Conheça os tipos de lance em consórcios para encurtar o tempo de contemplação

Você sabe que tipos de lance pode usar no consórcio? Leia nosso post e fique por dentro do assunto.

Não restam dúvidas de que os consórcios facilitam bastante à aquisição de bens, principalmente aqueles de valores mais elevados. Por meio dele, os participantes pagam mensalidades durante um determinado período e, ao longo dele, receberão os bens contratados. Em geral, o consórcio é recomendado a pessoas que podem esperar um pouco por não terem urgência em relação ao recebimento da carta de crédito. Mas se no meio do caminho bater uma pressa, o lance é uma opção para antecipar a contemplação.

Nos sorteios, a contemplação também pode ocorrer no momento desejado, mas depende exclusivamente da sorte. Aí então é que entra uma forma de antecipar a retirada do crédito: a oferta de lance. Ficou interessado? Então veja agora quais são os tipos de lance em consórcios e se prepare para encurtar a distância até sua contemplação!

O que é o lance?

Antes de mais nada, o lance é à antecipação de algumas parcelas do consórcio. Assim, quanto mais parcelas o consorciado puder oferecer, mais chances tem de ser contemplado. No contrato de adesão vêm especificadas as regras sobre os lances, que podem apresentar diferenças conforme a administradora. De maneira geral, podem ser ofertados via telefone ou internet.

Os lances com recursos próprios se dividem em lances livres e lances fixos. Nesses casos, o consorciado se vale de suas possibilidades financeiras para tentar encurtar o tempo de contemplação. Já os lances facilitados correspondem aos lances embutidos — incluindo aquele em que se usa o FGTS. A seguir veremos com mais detalhes cada tipo e suas características.

Quais são os tipos de lance?

Lance livre

O lance livre é o mais comum. Nesse cenário, o consorciado tem o direito de escolher o valor da oferta, devendo comunicar à administradora seu interesse em participar. Geralmente, o montante ofertado deve ser superior a 1% do total da carta de crédito, mas existe uma liberdade em relação às ofertas. Caso ocorra um empate, a administradora faz um sorteio entre os consorciados que ofertaram os lances iguais. 

Lance fixo

Como o próprio nome já sugere, o lance fixo corresponde a um percentual previamente determinado no contrato — normalmente costuma ser 30% do total da carta de crédito. Mas você pode estar aí se perguntando: se a oferta é a mesma, como há um ganhador? As regras variam de acordo com a administradora. Na maioria das vezes, quem oferece o lance fixo tem o privilégio de participar de outro sorteio, dessa vez exclusivo entre os consorciados que estão participando dessa modalidade.

Nesse caso, o número de concorrentes cai e as possibilidades de ser sorteado se tornam maiores. Quando apenas um consorciado oferece o lance fixo, ele obviamente é o ganhador, recebendo sua carta de crédito. A administradora poderá inclusive determinar 2 valores diferentes para os lances fixos — como 30% e 20%, por exemplo. Assim, tem-se sorteios diferentes durante a assembleia entre os lances referentes a cada percentual.

Lance fixo + lance livre

Também é possível que a administradora preveja no contrato um tipo de lance que mistura o estilo livre com o fixo. Ou seja, é um lance livre, mas com percentual mínimo e máximo determinados, por exemplo, entre 1% e 50% do valor da carta de crédito.

Lance embutido

Finalmente vem o lance embutido, considerado o mais estratégico dos tipos de lance em consórcios. É muito usado pelos participantes de consórcios imobiliários, possibilitando a antecipação da contemplação, e consequente a compra do imóvel. No lance embutido, o consorciado faz uma oferta usando parte da sua própria carta de crédito, valor que será descontado no caso da contemplação. Geralmente, existem percentuais máximos permitidos para lances embutidos.

É possível usar o FGTS como lance?

Em consórcios imobiliários, é possível usar até 100% do saldo do FGTS para oferecer como lance embutido. Para isso, o consorciado deve apresentar seu extrato à administradora. É preciso, contudo, conferir as regras de uso do FGTS.

Muitos investidores vão além, oferecendo lance embutido da carta de crédito mais lance embutido com FGTS, aumentando ainda mais as possibilidades de ganhar. Há ainda quem, além de usar as 2 formas de lance embutido, ainda acrescentam seus próprios recursos na tentativa de antecipar sua contemplação.

Por fim, vale lembrar um detalhe primordial: nunca se esqueça de ler o contrato, pois é justamente nele que estão contidas todas as regras a respeito dos tipos de lance em consórcios! E aproveite o momento para ler também nosso post sobre lance embutido em consórcios: o que é e como funciona!
Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre Lance Embutido No Consorcio Artigo