Tudo Sobre Consórcio

Saiba como escolher o melhor consórcio em 7 dicas

Está pensando em adquirir um consórcio? Então não perca nossas 7 dicas e escolha o melhor para suas necessidades!

Com as recentes altas nos juros do crédito bancário, os consórcios têm sido cada vez mais procurados como alternativa aos financiamentos para a aquisição de bens como imóveis e veículos. Mas, é preciso tomar alguns cuidados para ter a certeza de contratar o melhor consórcio.

A alta demanda pelo consórcio, deve-se especialmente ao fato de ser uma modalidade que não cobra juros em suas parcelas. Além disso, é uma forma segura de investimento em seu próprio futuro e de planejamento financeiro.

Isso porque o consórcio funciona de maneira diferente de um financiamento adquirido junto a uma instituição financeira. Continue lendo que falaremos mais sobre isso.

Como funciona um consórcio

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento, em que pessoas se unem — nos chamados grupos — para formar um fundo monetário conjunto. Essa “poupança” é dividida entre os participantes, a fim de alcançarem um objetivo comum, seja a compra de imóveis, veículos ou aquisição de outros bens e serviços.

A cada mês durante a vigência do contrato, um ou mais integrantes do grupo são contemplados com suas cartas de crédito — por meio de sorteios ou ofertas de lance —, até que todos os participantes tenham, ao seu final, recebido sua cota.

Portanto, o consórcio é uma colaboração entre os consorciados para que todos tenham a possibilidade de conquistar seus objetivos. Dessa forma, as parcelas pagas são todas revertidas nas cartas de crédito, que possuem seus valores estabelecidos em contrato.

Assim, é uma forma de planejamento financeiro e de investimento em um projeto pessoal, com a possibilidade de receber o valor pretendido antecipadamente. Como não é um empréstimo e o dinheiro do fundo é dos próprios participantes, não há cobrança de juros em suas parcelas.

No entanto, é importante escolher com bastante cuidado o contrato e a administradora para ter toda segurança e comodidade no seu investimento. Assim, confira abaixo as nossas dicas para ter a certeza de contratar o melhor consórcio para você!

Como escolher o melhor consórcio

É preciso certo cuidado e a observação de alguns itens para ter a segurança necessária e evitar dores de cabeça durante a vigência do contrato.

1. Pesquise sobre a administradora

Verifique se a administradora do consórcio é autorizada pelo Banco Central para exercer essa atividade. Esse é o órgão regulador e fiscalizador dos planos de consórcio e é possível encontrar uma lista das empresas autorizadas em seu site.

Além disso, verifique na internet e junto aos órgãos de proteção ao consumidor a reputação da administradora, se há reclamações de antigos clientes e quais os problemas mais frequentes. E antes de assinar seu contrato, peça explicações à empresa, testando seus canais de comunicação e contato com os consorciados.

2. Leia atentamente o contrato

O contrato deve ser claro e específico quanto a seus termos, constando absolutamente tudo o que foi prometido e negociado com a administradora. Não aceite promessas verbais ou quaisquer outros meios de garantia. Todo o processo é regulado pelo contrato.

Assim, verifique taxas e cobranças que serão realizadas, qual o índice de reajuste, valores da parcela e da carta de crédito, os prazos para o pagamento, fundo de reserva, regras quanto às assembleias de contemplação, vendas da carta de crédito e todos os direitos e deveres dos integrantes.

3. Confira cobranças adicionais e seus benefícios

A depender do consórcio, pode haver algumas cobranças junto às parcelas, que trazem benefícios ao grupo. Geralmente, um seguro de vida, para garantir a segurança dos cotistas no caso de morte de algum integrante, e um fundo de reserva para o caso de inadimplência que, se não utilizado, é devolvido aos participantes no final do contrato.

Se houver dúvidas quanto à legalidade de alguma cobrança, você pode verificar se ela é autorizada pelo Banco Central do Brasil.

4. Tome cuidado com o valor das parcelas

Confira se o valor das parcelas é condizente com seu orçamento mensal. Além disso, é importante verificar os índices de reajuste, se não comprometerão seu planejamento financeiro.

Apesar de ser benéfico para o participante, pois é para o reajuste do valor da carta de crédito para que não haja perda de poder de compra, nem sempre a renda pessoal do consorciado acompanha sua valorização.

5. Saiba sobre os prazos

Busque por um consórcio que ofereça um prazo de duração compatível com a sua necessidade pelo bem. Há sempre a possibilidade de ser o último a ser contemplado com a carta de crédito. Ao mesmo tempo, prazos mais curtos tornarão as parcelas maiores. Cabe a você escolher um meio termo que caiba no seu orçamento e na sua expectativa.

6. Entenda como funcionam os lances

O lance é o adiantamento de parcelas e, uma vez ofertado, pode fazer com que o consorciado tenha acesso mais rápido à carta de crédito do consórcio. O que ocorre é que, em uma assembleia, há uma espécie de leilão entre os lances do mesmo grupo, no qual a oferta vencedora recebe a carta de crédito.

Suas regras devem estar expressas em contrato e a administradora regulamentará as porcentagens mínima e máxima para os lances, que podem ser embutidos ou não. Os lances embutidos são abatidos da carta de crédito no momento da contemplação.

7. Confira quais são as formas de contemplação

A contemplação em um consórcio pode acontecer de diversas formas, seja no início ou  final do contrato, com um lance vencedor oferecido em uma assembleia ou ao ser sorteado.

É importante saber, também, que pagar as parcelas antecipadamente não garante a contemplação. Apesar de a dívida ser quitada, o grupo continuará funcionando e somente nas assembleias, por meio de sorteio ou lance, sairão os contemplados.

Como vimos, os consórcios são uma opção vantajosa para quem quer adquirir um bem ou serviço de alto valor, como um imóvel ou veículo. Mas para escolher o melhor consórcio para você, é preciso alguns cuidados e atenção a certos detalhes antes da contratação.

Gostou deste artigo? Ainda está em dúvida se o consórcio é o melhor opção? Então aproveite para saber quais são as vantagens do investimento no aquecido mercado de consórcios e acabe com as dúvidas.