Tudo Sobre Consórcio

Saiba mais sobre como funciona um consórcio!

Você quer fazer um consórcio? Tire aqui todas as dúvidas sobre essa modalidade de aquisição de bens!

A compra de um bem como a casa própria ou um automóvel pode ser mais fácil por meio de um consórcio. O consórcio tem se consagrado como modalidade de pagamento para aquisição de bens de alto valor, pois é considerado econômico em comparação com outras opções de crédito, já que não existem taxas de juros incidindo.

Quer saber mais sobre como funciona um consórcio? Continue lendo e tenha cada vez mais próxima a realização do seu sonho!

O que é um consórcio

O consórcio é a associação de pessoas físicas ou jurídicas em grupos gerenciados por uma administradora, em que se paga mensalmente uma parcela referente ao bem que se deseja adquirir. O dinheiro arrecadado nas parcelas possibilita contemplar seus integrantes com a carta de crédito, que será destinada à compra de bem ou aquisição de serviço.

E assim ocorre todo mês, até que todos tenham recebido a carta de crédito. O grupo é autofinanciado por meio das parcelas, por isso não existe a cobrança de juros, mas sim da taxa de administração. Tudo muito simples e seguro!

É preciso escolher o bem a ser consorciado antes de entrar no negócio, pois quem opta por um consórcio de automóveis não pode adquirir um imóvel com a carta de crédito recebida, bem como quem tem um consórcio de imóveis não pode trocá-lo por um automóvel, por exemplo. Conheça cada modalidade abaixo!

Consórcio de automóveis

Para quem deseja obter um veículo, o consórcio de automóveis é uma excelente alternativa, pois o cliente somente opta pelo valor do veículo que deseja adquirir e tem essa quantia dividida igualmente em um prazo determinado pela administradora.

Com a carta de crédito recebida ao ser contemplado, é possível a aquisição de veículos, tais como moto, carro, caminhão, entre outros dessa categoria.

Consórcio de imóveis

Quem pode se planejar para comprar a casa ou apartamento próprio, tem no consórcio imobiliário uma ótima oportunidade para pôr esse planejamento em prática. Por meio dessa categoria de consórcio, é possível a aquisição de casas e apartamentos, novos ou não, e de terrenos. É possível também usar o valor da carta de crédito para construção ou reformas.

Tudo isso é feito de forma facilitada, pois o consorciado decide o valor do crédito e, ao ser contemplado, tem a liberdade de escolher o que fazer com a carta de crédito dentro da categoria de imóveis, como, por exemplo, decidir sobre a localização e qual imóvel é mais adequado ao seu perfil.

Quais são as vantagens do consórcio

O consórcio é ótima opção para quem pode se planejar e é uma alternativa para quem deseja fugir das taxas de juros praticadas pelos bancos e não possui dinheiro para pagar o bem à vista. Conheça algumas vantagens do consórcio!

Não há cobranças de juros

Nos consórcios as contemplações são viabilizadas com o dinheiro do próprio grupo, por isso, não há cobrança de juros, apenas de uma taxa de administração, que é diluída ao longo de todo o prazo de pagamento. No exemplo de um consórcio de imóveis de 180 meses, onde a taxa de administração é 20%, a taxa mensal será de 0,1111% ao mês.

Não precisa dar entrada

O valor do bem é totalmente parcelado, ou seja, não é preciso dar entrada. O dinheiro que poderia ser destinado à entrada, pode ser utilizado para acelerar a contemplação, por meio de lances.

É um meio de poupar dinheiro

O consórcio pode ser comparado a uma poupança forçada, para que o autofinanciamento funcione. Ao economizar, cria-se o hábito de poupar para conquistar outros objetivos, o que é um grande benefício para a saúde da vida financeira.

Possibilidade de usar o FGTS em consórcios imobiliários

Quem optar pelo consórcio de imóveis, poderá usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar como lance ou quitar algumas parcelas do consórcio.

Como adquirir um consórcio

Para adquirir uma cota de um consórcio, é preciso procurar uma empresa administradora de consórcio e entrar em um grupo da classe de bem que você deseja. É possível entrar em um grupo em formação ou que já esteja em andamento, por meio de uma cota vaga disponível para comercialização pela administradora. Escolha o valor do imóvel ou automóvel pretendido e analise as opções de prazos e valores das parcelas, bem como as melhores condições para seu perfil.

Como ser contemplado

Há duas formas de ser contemplado em um consórcio. A primeira é por meio de um sorteio que ocorre mensalmente entre todos os participantes do grupo.

A outra forma de ser contemplado é por lances, o lance é uma quantia ofertada pelo participante que inclusive pode ser usada como ferramenta para adiantar a aquisição do bem. Os critérios para a oferta de lance, bem como os procedimentos em caso de empate, são descritos no contrato do consórcio.

Lembre-se que para concorrer em qualquer modalidade o consorciado deverá estar em dia com suas parcelas.

Depois de ser contemplado

Após ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito, que pode ser utilizada para adquirir qualquer produto da classe do bem escolhido para ser consorciado ou quitar um financiamento da mesma categoria. É importante estar atento às regras da administradora para ter certeza de que é possível a aquisição do bem desejado.

Fazer um consórcio é uma maneira simples e segura para a formação do seu patrimônio. Se der uma folga no orçamento, há a possibilidade de antecipar parcelas ou liquidar o saldo devedor a qualquer momento

Agora que você conhece melhor como o consórcio funciona, procure uma administradora e adquira sua cota! Aproveite para ler o artigo “Planejamento financeiro: 8 apps que vão te ajudar a juntar dinheiro”, clicando aqui.