Tudo Sobre Consórcio

Solucione as suas 6 maiores dúvidas sobre grupos de consórcio

Quer contratar um consórcio? Então confira aqui as respostas para as principais dúvidas sobre grupos de consórcio!

uita gente ainda possui dúvidas em relação aos grupos de consórcio, o que acaba afastando essas pessoas de conquistarem seus sonhos. Mas, apesar de possuírem algumas regras próprias da modalidade, seu funcionamento é simples. Com apenas algumas informações já é possível entendê-los e ter a segurança de que são a melhor opção para seu investimento.

E não é à toa que as participações em consórcios vêm aumentando ano a ano. Por serem um modo atraente para poupar dinheiro e conquistar o sonho da casa própria, trocar o carro ou alcançar um objetivo de vida, eles têm sido bastante procurados. Afinal, não há cobrança de juros em suas parcelas, o que diminui, também, o tempo necessário para sua quitação.

Portanto, participar de grupos de consórcio é uma alternativa muito mais interessante financeiramente do que contratar financiamentos ou empréstimos bancários. Quer saber mais sobre essa modalidade? Então, continue sua leitura que tiraremos as dúvidas mais comuns sobre consórcio.

Dúvidas mais comuns sobre os grupos de consórcio

Por serem uma forma colaborativa de conquistar um sonho ou um objetivo que antes parecia impossível, cada vez mais há pessoas ingressando em grupos de consórcios. Mas, antes de se decidir por aderir a um grupo ou não, confira abaixo nossas respostas para 6 perguntas bastante comuns sobre a modalidade e esclareça as suas principais dúvidas!

1. O que são os grupos de consórcio?

Os consórcios são uma modalidade de autofinanciamento em grupo. Ou seja, pessoas com um interesse em comum se unem para constituírem uma poupança conjunta a fim de alcançarem seus objetivos.

Assim, os grupos são formados por uma quantidade limitada de integrantes, que contribuem com parcelas para a poupança coletiva. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados com a carta de crédito e podem adquirir o bem de sua escolha.

A duração de cada grupo possui prazo determinado e ele é finalizado após o pagamento da última parcela. Até o final de sua vigência, todos os integrantes receberão suas cartas de crédito com seus valores atualizados.

2. Como entrar para um grupo?

Há duas maneiras de iniciar sua participação em um grupo de consórcio. A primeira é aderir a um grupo ainda em formação. Nesse caso, a administradora está prospectando participantes e as contribuições ainda não começaram. Também não foi realizada nenhuma assembleia, sendo que as informações do contrato bastam para entender o funcionamento do grupo.

A segunda maneira de participar é com o grupo já em funcionamento. Para isso, é preciso entrar em uma cota vaga ou comprar a cota de um participante que queira vendê-la.

No primeiro caso, deve-se tratar diretamente com a administradora. No segundo, é preciso negociar o valor da compra com o atual participante. No entanto, a troca de titularidade da cota deve ter a anuência da administradora, também. Portanto, é preciso conferir com a empresa antes de fechar o negócio.

3. O que são as assembleias?

As assembleias são reuniões entre os participantes do grupo, organizadas pela administradora do consórcio. Nessas reuniões são tomadas decisões, em comum acordo, sobre procedimentos de funcionamento do consórcio e outras questões que não estejam estipuladas no contrato.

Mas a principal atividade ocorrida nas assembleias é o sorteio de contemplação, por meio do qual é escolhido o consorciado que receberá, naquela ocasião, a carta de crédito. Também é por meio das assembleias que os participantes conhecem os lances vencedores que receberão, também, sua carta de crédito.

4. Como posso ser contemplado?

Como já foi dito nos itens acima, há duas maneiras de ser contemplado: por meio de sorteio ou pela oferta do lance vencedor.

Os sorteios acontecem nas assembleias entre os participantes do grupo, sendo que todos possuem as mesmas probabilidades de serem contemplados. Sua periodicidade e a quantidade de cartas de crédito contempladas por sorteio são definidas no contrato de adesão ao grupo.

Mas, para quem não quer ficar dependendo da sorte, é possível oferecer um lance, antecipando um determinado valor das parcelas ainda em aberto ou utilizando parte do valor da carta de crédito. O consorciado que fizer a maior oferta na disputa de lances será contemplado.

Os valores permitidos, prazos e outras condições para a oferta de lances também são definidos no contrato do grupo do consórcio. Ainda, ao final do prazo de vigência do grupo, todos os consorciados que não receberam a carta de crédito serão contemplados.

5. O bem a ser adquirido pode ser trocado?

Consórcios são bastante flexíveis quanto ao uso da carta de crédito. Basta que o bem a ser adquirido esteja na mesma categoria para a qual o grupo foi criado. Assim, é possível que uma carta de crédito para a compra de uma casa seja usada para um apartamento e a de uma motocicleta, para comprar um carro, por exemplo.

6. Como posso sair de um grupo de consórcio?

Para sair do grupo, o participante pode solicitar sua retirada à administradora. Dessa forma, será considerado como consorciado excluído, tendo as parcelas futuras cessadas. Geralmente, para o recebimento dos valores já pagos, o cotista excluído continua participando dos sorteios nas assembleias.

Ainda, há a possibilidade de transferir a sua cota para outra pessoa. Essa transação precisa ter a anuência da administradora. E em casos mais graves, o consorciado pode ser desligado do grupo, também, por falta de pagamento. Essas hipóteses devem estar previstas no contrato.

Como vimos, os grupos de consórcio têm sido vistos cada vez mais como uma alternativa interessante para a aquisição de bens, como imóveis e veículos, e serviços. Por serem um tipo de autofinanciamento coletivo, não cobram juros e possuem regras flexíveis para o uso de seu crédito, sendo uma forma segura e rápida de alcançar seus objetivos.

Gostou deste artigo? Quer saber como adquirir um automóvel por meio de um grupo de consórcio? Então aproveite para baixar nosso Guia completo de aquisição via consórcio de veículos!
Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos