Saiba o que é e como funciona um consórcio de serviços!

O consórcio de serviços está ficando cada vez mais popular no mercado. Entenda mais sobre essa modalidade de crédito agora mesmo!
  • Atualizado em June 2, 2021
  • Publicado em June 2, 2021
  • Infográfico

Como o próprio nome diz, o consórcio de serviços é uma modalidade de crédito especialmente desenvolvida para programar a aquisição de serviços como viagens, procedimentos estéticos, festas, eventos, intercâmbio, tratamento dentário, reforma da casa etc.

Ele funciona do mesmo modo que o consórcio de bens, em que um grupo de consorciados com um mesmo objetivo pagam as parcelas mensais durante o período previsto em contrato, formando um fundo comum que vai possibilitar as contemplações periódicas.

Quais as suas diferenças em relação aos demais tipos de consórcio?


Carta de crédito


Seu valor costuma ser inferior em relação à modalidade para a aquisição de bens, ou seja, é muito mais acessível. Isso por que a prestação de um serviço costuma ser mais em conta do que a aquisição de um bem.


Prazo


A modalidade de compra de serviços apresenta um período de pagamento que fica entre 12 e 48 meses. Em geral, é mais curto do que o consórcio de bens, usando o mesmo princípio do tópico anterior.


Uso da carta de crédito


Esse instrumento financeiro garante o pagamento do prestador de serviços, que passa a realizar/promover trabalhos, como procedimentos estéticos, realização de festas, reformas para o lar, cursos e treinamentos etc.


O que avaliar ao contratar?


Pesquisa sobre a administradora


É importante saber se a empresa que administra o consórcio autorizada a atuar pelo Banco Central do Brasil e é registrada na ABAC . Consulte os sites dessas instituições para conferir as informações da administradora em questão.

Leia o contrato


Analise todas as cláusulas para evitar surpresas desagradáveis. Aproveite o momento para tirar dúvidas a fim de entender todos os pontos abordados no contrato.


Saiba como e quando ocorre a contemplação


A contemplação é o momento que o consorciado tem acesso ao valor contratado. As contemplações acontecem por meio de sorteio e lance. É importante verificar no contrato de adesão todas as particularidades sobre esse processo.

E então, compreendeu como funciona um consórcio de serviços? Como visto, esse recurso financeiro é um pouco diferente da modalidade de aquisição de bens. Por isso, compartilhe este material nas redes sociais para esclarecer mais pessoas.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

Conheça os 4 principais benefícios do consórcio imobiliário!

pie_chart
Infográfico

Simulador de consórcios: descubra como é feito o cálculo

pie_chart
Infográfico

8 coisas para levar em conta ao escolher um consórcio imobiliário