









Como o próprio nome diz, o consórcio de serviços é uma modalidade de crédito especialmente desenvolvida para programar a aquisição de serviços como viagens, procedimentos estéticos, festas, eventos, intercâmbio, tratamento dentário, reforma da casa etc.
Ele funciona do mesmo modo que o consórcio de bens, em que um grupo de consorciados com um mesmo objetivo pagam as parcelas mensais durante o período previsto em contrato, formando um fundo comum que vai possibilitar as contemplações periódicas.
Quais as suas diferenças em relação aos demais tipos de consórcio?
Carta de crédito
Seu valor costuma ser inferior em relação à modalidade para a aquisição de bens, ou seja, é muito mais acessível. Isso por que a prestação de um serviço costuma ser mais em conta do que a aquisição de um bem.
Prazo
A modalidade de compra de serviços apresenta um período de pagamento que fica entre 12 e 48 meses. Em geral, é mais curto do que o consórcio de bens, usando o mesmo princípio do tópico anterior.
Uso da carta de crédito
Esse instrumento financeiro garante o pagamento do prestador de serviços, que passa a realizar/promover trabalhos, como procedimentos estéticos, realização de festas, reformas para o lar, cursos e treinamentos etc.
O que avaliar ao contratar?
Pesquisa sobre a administradora
É importante saber se a empresa que administra o consórcio autorizada a atuar pelo Banco Central do Brasil e é registrada na ABAC . Consulte os sites dessas instituições para conferir as informações da administradora em questão.
Leia o contrato
Analise todas as cláusulas para evitar surpresas desagradáveis. Aproveite o momento para tirar dúvidas a fim de entender todos os pontos abordados no contrato.
Saiba como e quando ocorre a contemplação
A contemplação é o momento que o consorciado tem acesso ao valor contratado. As contemplações acontecem por meio de sorteio e lance. É importante verificar no contrato de adesão todas as particularidades sobre esse processo.
E então, compreendeu como funciona um consórcio de serviços? Como visto, esse recurso financeiro é um pouco diferente da modalidade de aquisição de bens. Por isso, compartilhe este material nas redes sociais para esclarecer mais pessoas.