O que pode ser contratado por um consórcio de serviços? Veja 6 opções!

Conheça algumas opções que você pode contratar com um consórcio de serviços e como utilizar a sua carta de crédito.
  • Atualizado em June 17, 2021
  • Publicado em June 17, 2021
  • Consórcio

O consórcio de serviços é uma opção para quem quer comprar ou contratar algum serviço, como o próprio nome sugere. A proposta é igual a do consórcio de imóveis ou de veículos, porém, a diferença está no produto a ser adquirido. A forma de contratação, regras do contrato e método para contemplação são semelhantes em todas as modalidades.

Contudo, o prazo e o valor das parcelas e da carta são menores, pois os serviços oferecidos têm custo menor do que um bem, como uma casa ou carro. E a principal diferença é a oportunidade de atender realizações pessoais que abrangem atividades diversas do mercado.

Ficou com interesse em saber mais sobre essa oportunidade? Então, acompanhe a seguir o que pode ser contratado em um consórcio de serviços e faça o seu planejamento!

1. Cuidados com a saúde

Em um grupo no qual a operação é um consórcio de imóveis, o contemplado utilizará a carta de crédito para comprar uma casa ou terreno, por exemplo. Algo semelhante acontece com o consórcio de serviços, já que ele atende a uma gama de atividades que são fundamentais para as necessidades de uma pessoa.

Os cuidados para a saúde são um desses casos. Aqui, você pode contratar médicos e demais profissionais desse ramo, que geralmente não são cobertos no plano de saúde do cliente. Algumas das modalidades mais usadas são exames médicos feitos com menor frequência, ou até mesmo serviços especializados que costumam ter um valor mais elevado.

2. Investimentos em educação

O mercado de trabalho se atualiza constantemente e se torna mais competitivo com o passar dos anos. Por isso, o profissional que se forma hoje precisa manter seus investimentos na educação. Em curto ou médio prazo, com certeza, vai precisar se atualizar por meio de novos cursos, fazer uma pós-graduação, participar de congressos ou até aprender um novo idioma.

Geralmente, esses serviços educacionais são caros e o consórcio pode ajudar a custear essas formações profissionalizantes, que vão desde cursos até treinamentos. Além disso, é uma forma de ajudar o profissional a se planejar para continuar investindo na sua própria carreira.

3. Procedimentos estéticos

O que também entra no consórcio de serviços é a realização de procedimentos estéticos. Entre esses serviços, está a implantação de próteses de silicone mamária. Uma cirurgia do tipo costuma ter um custo alto, mas pode ser administrado pelo consórcio de serviços.

Outros procedimentos cirúrgicos como no nariz, orelhas e queixo, bem como reparações causadas por doenças e acidentes também podem ser contratados. Mas, caso sua intenção seja um serviço menos invasivo, também dá para fazer usando a carta de crédito. Um exemplo desse uso são os serviços odontológicos.

4. Pacotes ou passagens de viagem

Tirar uns dias de férias, normalmente, requer planejamento e certo investimento financeiro, principalmente quando se escolhe destinos mais cobiçados. A boa notícia é que algumas viagens nacionais, internacionais e até cruzeiros podem ser realizadas com o consórcio de serviços. Muitas pessoas pagam mensalmente a operação e, quando são contempladas, desfrutam momentos inesquecíveis.

Nesse sentido, você pode fazer uma lua de mel, conhecer lugares novos, ter uma excelente hospedagem etc. Tudo para garantir uma viagem muito bem aproveitada. Com a carta crédito, por exemplo, é possível adquirir passagens, hospedagem e roteiros com guia turístico.

5. Realização de festas

Deseja realizar um casamento, comemorar bodas ou até presentear alguém com uma comemoração de aniversário ou formatura? Saiba que todos os custos envolvidos nesses tipos de festas requerem um capital mais robusto.

Para realizar uma festa com muito conforto e diversidade de atrações, você vai, sim, precisar de planejamento. Entretanto, com o consórcio de serviços, vai ser mais fácil contratar buffet, música ao vivo ou DJ, decoração e outros detalhes.

6. Reformas residenciais ou comerciais

Caso você já tenha sua moradia ou prédio comercial e precisa fazer aquela reforma ou ampliar um espaço — também pode contar com o consórcio de serviços. Assim, você pode contratar profissionais para sua obra, trocar redes elétricas ou pintura, por exemplo.

De modo geral, seja pequena ou grande, uma reforma exige dinheiro em caixa, pois os materiais e a mão de obra são de alto valor. Além do mais, sempre pode surgir um imprevisto. Portanto, o consórcio de serviços ajuda você a seguir com a sua obra com mais segurança e planejamento.

Em qualquer um desses serviços, deve-se pagar em dia as parcelas do investimento. Assim, participa de um sorteio mensal, no qual pode ser contemplado um ou mais consorciados.

Caso contemplado o consorciado deverá realizar a apresentação de alguns documentos, o que pode variar em cada administradora. Essa etapa é muito importante porque a análise vai ajudar a oferecer mais segurança para que o contemplado continue fazendo o pagamento das parcelas do consórcio e para que esteja em situação regular para utilizar o valor.

Aprovada a análise, o sorteado receberá a carta de crédito e, após contratar o fornecedor, a administradora depositará o valor para o contratado.

Contudo, é importante não ficar inadimplente no consórcio de serviços se quiser garantir o recebimento da carta quando for contemplado. Agora, para adquirir algum desses tipos de consórcio de serviços é indispensável contratar uma administradora séria.

Dessa forma, você garante que vai receber a carta de crédito com segurança, sem situações indesejáveis. Para isso, pesquise administradoras de consórcio e vá além das ofertas, conheça a reputação delas no mercado.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Saiba como funciona a contemplação no consórcio

monetization_on
Consórcio

Consórcio para pequenas empresas: como usar para gerar expansão?

monetization_on
Consórcio

Lance fixo no consórcio: esclareça as suas principais dúvidas!