O que pode ser contratado por um consórcio de serviços? Veja 6 opções!

Conheça algumas opções que você pode contratar com um consórcio de serviços e como utilizar a sua carta de crédito.
  • Atualizado em October 26, 2022
  • Publicado em June 17, 2021
  • Consórcio

O consórcio de serviços é uma opção para quem quer contratar algum serviço, como o próprio nome sugere. A proposta é igual a do consórcio de imóveis ou de veículos, porém, a diferença está no produto a ser adquirido. A forma de contratação, regras do contrato e método para contemplação são semelhantes em todas as modalidades.

Contudo, o prazo e o valor das parcelas e da carta são menores, pois os serviços oferecidos têm custo menor do que um bem, como uma casa ou carro. E a principal diferença é a oportunidade de atender realizações pessoais que abrangem diversas atividades do mercado.

Ficou com interesse em saber mais sobre essa oportunidade? Então, acompanhe a seguir o que pode ser contratado nessa modalidade de compra e faça o seu planejamento para adquirir uma cota de consórcio!

O que é um consórcio?

O consórcio é uma forma de compra em que um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se une para formar uma grande poupança. Com o valor dado por cada integrante do grupo mensalmente, forma-se o saldo de caixa utilizado para contemplar os integrantes com uma carta de crédito, que equivale ao valor à vista daquele bem ou serviço.

Então, a cada mês, ocorrem as assembleias em que os participantes são contemplados por meio de um sorteio ou de lances. O resultado é que, ao término do período do consórcio, todos os integrantes terão adquirido o que desejavam.

Você já deve ter ouvido falar de consórcios de imóveis ou veículos, não é? No caso do consórcio de serviços, o que está em jogo são bens imateriais ou determinados trabalhos, como reformas, pacotes de viagem, festas e cursos de pós-graduação.

Como funciona?

Em primeiro lugar, o participante do consórcio deve procurar uma administradora de confiança e adquirir uma cota no grupo. Depois, começa o pagamento das parcelas. Contudo, é importante fugir da inadimplência no consórcio de serviços se quiser garantir o recebimento da carta quando for contemplado.

Quando contemplado, o consorciado deverá realizar a apresentação de alguns documentos, o que pode variar em cada administradora. Essa etapa é muito importante porque a análise vai ajudar a oferecer mais segurança para que o contemplado continue fazendo o pagamento das parcelas do consórcio e para que esteja em situação regular para utilizar o valor.

Aprovada a análise, o sorteado receberá uma carta de crédito de valor correspondente ao serviço desejado. Após contratar o fornecedor, a administradora depositará o valor para o contratado. Até o final do plano do consórcio, todos os participantes terão conseguido contratar o serviço desejado.

Qual a diferença entre consórcio de produtos e de serviços?

As regras que regem os consórcios de produtos e os de serviço são basicamente as mesmas — você pode conferir as principais no site do Banco Central do Brasil (BCB).

A principal diferença entre eles, além do objetivo do plano, é que o consórcio de serviços costuma ter um número de parcelas menor, já que o valor da carta de crédito para aquisição de imóveis ou veículos em geral é mais alto.

Quais as vantagens do consórcio de serviços?

Agora que você já entendeu melhor o que é um consórcio de serviços, veja só algumas das vantagens dessa forma de compra:

  • funciona como um investimento — uma das grandes vantagens do consórcio é que você investe em suas metas, o que é especialmente atrativo para quem tem dificuldade de guardar dinheiro até economizar o necessário para aquele objetivo e não quer arcar com juros de outras formas de aquisição parcelada;
  • você pode usufruir rapidamente da oferta — é verdade que o participante do consórcio pode não ser sorteado logo de imediato, porém, o contrário também ocorre e é possível que logo no início do plano você tenha a possibilidade de adquirir seu serviço desejado;
  • há mais poder de compra — como a contemplação da carta de crédito se dá no valor total do serviço, você tem mais possibilidades de negociação na hora de escolher o serviço ideal à vista;
  • é uma opção bastante versátil — esse tipo de consórcio abre um leque grande de opções para o contemplado, que pode usar a sua carta de crédito com mais flexibilidade e tem todo o prazo desde o início do pagamento até a retirada do crédito para decidir qual serviço contratar;
  • proporciona a realização de sonhos — por fim, a maior vantagem do consórcio de serviços é que você consegue realizar sonhos, evitando deixar seus grandes objetivos para depois por esquecer de poupar no dia a dia ou não conseguir manter um planejamento financeiro para isso.

O que pode ser contratado por um consórcio de serviços?

Existem muitos serviços que já podem ser adquiridos por meio de planos de consórcio. Veja abaixo quais são os mais procurados!

1. Cuidados com a saúde

Os cuidados para a saúde são um desses casos. Aqui, você pode contratar médicos e demais profissionais desse ramo, que geralmente não são cobertos no plano de saúde do cliente. Algumas das modalidades mais usadas são exames médicos feitos com menor frequência, ou até mesmo serviços especializados que costumam ter um valor mais elevado.

2. Investimentos em educação

O mercado de trabalho se atualiza constantemente e se torna mais competitivo com o passar dos anos. Por isso, o profissional que se forma hoje precisa manter seus investimentos na educação. Em curto ou médio prazo, com certeza, vai precisar se atualizar por meio de novos cursos, fazer uma pós-graduação, participar de congressos ou até aprender um novo idioma.

Geralmente, esses serviços educacionais são caros e o consórcio pode ajudar a custear essas formações profissionalizantes, que vão desde cursos até treinamentos. Além disso, é uma forma de ajudar o profissional a se planejar para continuar investindo na sua própria carreira.

3. Procedimentos estéticos

O que também entra no consórcio de serviços é a realização de procedimentos estéticos. Entre esses serviços, está a implantação de próteses de silicone mamária. Uma cirurgia do tipo costuma ter um custo alto, mas pode ser administrada pelo consórcio de serviços.

Outros procedimentos cirúrgicos como no nariz, orelhas e queixo, bem como reparações causadas por doenças e acidentes também podem ser contratados. Mas, caso sua intenção seja um serviço menos invasivo, também dá para fazer usando a carta de crédito. Um exemplo desse uso são os serviços odontológicos.

4. Pacotes ou passagens de viagem

Tirar uns dias de férias, normalmente, requer planejamento e certo investimento financeiro, principalmente quando se escolhe destinos mais cobiçados. A boa notícia é que você pode realizar o consórcio de serviços para algumas viagens em família nacionais ou internacionais e até cruzeiros. Muitas pessoas pagam mensalmente a operação e, quando são contempladas, desfrutam momentos inesquecíveis.

Você pode fazer uma lua de mel, conhecer lugares novos, fazer uma viagem ao redor do mundo, ter uma excelente hospedagem etc. Tudo para garantir uma viagem muito bem aproveitada. Com a carta crédito, por exemplo, é possível adquirir passagens, hospedagem e roteiros com guia turístico.

5. Realização de festas

Deseja realizar um casamento, comemorar bodas ou até presentear alguém com uma comemoração de aniversário, ou formatura? Saiba que todos os custos envolvidos nesses tipos de festas requerem um capital mais robusto.

Para realizar uma festa com muito conforto e diversidade de atrações, você vai, sim, precisar de planejamento. Entretanto, é possível realizar um consórcio para casamento ou outras festas. Assim, vai ser mais fácil contratar buffet, música ao vivo ou DJ, decoração e outros detalhes.

6. Reformas residenciais ou comerciais

Caso você já tenha sua moradia ou prédio comercial e precise fazer aquela reforma ou ampliar um espaço — também pode contar com o consórcio de serviços. Assim, você pode contratar profissionais para sua obra, trocar redes elétricas ou pintura, por exemplo.

De modo geral, seja pequena ou grande, uma reforma exige dinheiro em caixa, pois a mão de obra custa um alto valor. Além do mais, sempre pode surgir um imprevisto. Portanto, o consórcio de serviços ajuda você a seguir com a sua obra com mais segurança e planejamento.

Como escolher um consórcio de serviços?

O primeiro cuidado para que a contratação de um consórcio seja um excelente negócio é escolher uma administradora de confiança. Uma boa dica para isso é verificar se ela é autorizada pelo BCB e se é associada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).

Depois, ao olhar o catálogo de planos disponíveis, lembre-se de escolher um que se encaixe no seu orçamento para evitar inadimplências. Além disso, tenha atenção ao cálculo das mensalidades.

Dessa forma, você garante que vai receber a carta de crédito com segurança, sem situações indesejáveis. Em resumo, pesquise administradoras de consórcio sérias e vá além das ofertas — conheça a reputação delas no mercado!

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o consórcio de serviços? Como você viu, essa é uma forma de compra muito vantajosa. Com ela, você pode realizar grandes sonhos!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Randoncorp e Racon Consórcios estão entre as marcas mais lembradas do RS

monetization_on
Consórcio

Como declarar consórcio no Imposto de Renda: passo a passo

monetization_on
Consórcio

Descubra como entrar em um consórcio: passo a passo prático!