Decoração 2022: veja as tendências e aplique na sua casa!

Que tal conhecer as principais tendências de decoração para 2022? Fique por dentro das novidades!
  • Atualizado em April 5, 2022
  • Publicado em April 22, 2019
  • Seu imóvel

Arrumar o seu cantinho da forma que gosta é motivo de grande alegria. Afinal, organizar a casa e dar mais personalidade a ela torna os ambientes mais aconchegantes e confortáveis. Para fazer isso, nada melhor que buscar dicas de decoração em diferentes canais online.

Então, que tal conferir este post e saber tudo o que está em alta? Vamos lá!

Conheça as principais tendências para 2022

Com o tempo, as tendências podem ser substituídas ou aprimoradas, de modo que permaneçam adequadas às mudanças de cada período. Os elementos naturais e os espaços multiuso, por exemplo, ganharam destaque no ano passado e prometem marcar os projetos por mais algumas temporadas.

A seguir, você confere as principais dicas de decoração para 2022.

Formas orgânicas

Seguindo a ideia de remeter à natureza, é esperado que as áreas internas recebam cada vez mais peças e móveis com acabamentos irregulares. O objetivo está em quebrar o padrão das linhas puras e trabalhar com a sensação de originalidade.

Nesse sentido, as formas orgânicas são bem-vindas porque celebram a imperfeição e o inusitado. Elas não seguem regras, e lembram muitos recursos encontrados no ambiente natural: nuvens, montanhas, caules e raízes de plantas, riachos e demais elementos com contornos assimétricos.

Acabamento dourado

Produtos associados à beleza do ouro serão ótimas apostas para a decoração de casas em 2022. O precioso metal cai bem em projetos com uma pegada clássica, embora possa transitar por outros estilos sem muito esforço.

O jeito mais fácil de aproveitar o dourado é adquirir louças e metais que tenham esse tipo de acabamento. Luminárias, jarros, molduras de quadros, bandejas, puxadores de móveis e esculturas são bons exemplos. Também dá para procurar tecidos que tenham fios brilhantes em tons de amarelo, como o lurex.

Novo minimalismo

Valorizar o essencial é uma prática básica para a vida minimalista. Tanto é que uma das dicas de decoração para quem curte esse estilo envolve o desapego constante e o combate ao consumo desenfreado. Atualmente, porém, o conceito tem passado por transformações.

O chamado novo minimalismo tem como finalidade recuperar itens considerados importantes para os moradores. Ainda que continue evitando excessos, se torna mais flexível para que possa receber adaptações de acordo com as necessidades de cada família.

Pense que a permanência no local de moradia tem sido cada vez maior, por isso, é importante adicionar um ou outro detalhe que traga alegria e aconchego. Pode ser uma parede colorida no quarto, um kit de almofadas estampadas no sofá da sala ou uma coleção de plantas no hall de entrada.

Estilo retrô

Essa escolha é incrível para quem quer reformar a casa e desfrutar de uma estética completamente nova. Com referência ao vintage, o retrô tem excelente custo-benefício por não demandar apenas peças originais das décadas passadas (período entre os anos 40 e 70).

Nesse estilo, é possível adquirir móveis e acessórios produzidos atualmente, mas que tenham detalhes típicos de tempos antigos. Bons exemplos estão nas mesas e cômodas com pés de palito, portinhas e armários de madeira esculpida, eletrodomésticos com cores vibrantes, estampas florais e arabescos.

Cores marcantes e confortáveis

As tonalidades sempre viram assunto entre as dicas de decoração. Logo, nada melhor que discutir esse ponto, não é? As cores são elementos fundamentais em vários projetos e estão no topo da lista de tendências.

A Pantone, uma empresa internacional reconhecida por pesquisar esse tema e montar listas anuais com as paletas que farão sucesso, elegeu os tons do ano 2022.

Para decidir qual será a cor do ano, os especialistas da Pantone fazem a análise de tendências e de movimentos sociais. Com base nas observações e nos estudos, surgiu a necessidade da criação de uma cor que evidencie a transformação das noções e dos padrões do mundo moderno. Segundo a empresa, a cor desse ano está relacionada com o rompimento das fronteiras entre o físico e o virtual e a necessidade de renascimento após um período de distanciamento social causado pelo Coronavírus.

Cozinhas monocromáticas

Você já reparou que essas áreas ganharam uma tonalidade nova nos últimos anos? Em 2022, a ideia foi ter um local ainda mais alinhado à tendência de usar outras cores. O importante é manter um mesmo tom predominante por todo o ambiente.

Entre tantas dicas de decoração, experimente usar apenas uma cor para compor a cozinha, seja nos eletrodomésticos ou nos objetos decorativos. Isso traz uma ótima harmonia visual e até aumenta a vontade de ficar por mais tempo no ambiente, testando novas receitas.

A diferença com relação às cozinhas tradicionalmente brancas é muito grande, além de proporcionar um alívio para os olhos. Afinal, as outras cores refletem menos a luz quando comparadas ao branco.

Revalorização da madeira

De uns anos para cá, a madeira se tornou um elemento ainda mais charmoso do que antes. Seja no chão, nos móveis, nas paredes ou no teto, esse material vivenciou um processo de revalorização. Portanto, se você está em busca de algo que propicie um toque de sofisticação e aconchego único, não há como errar.

Em se tratando de dicas de decoração, a procura é por revestimentos amadeirados com tonalidades suaves. Isso não impede, é claro, a criação de contrastes interessantes. Sem exageros e com bom gosto, o uso dessa matéria-prima é capaz de renovar diversos ambientes.

Pisos e outros revestimentos coloridos

Os pisos costumam ser negligenciados na hora de mudar a decoração de ambientes. Pode parecer mais fácil apostar em cores claras e uniformes para direcionar a atenção a outros itens do espaço, mas você sabia que é possível fugir disso e ter ótimos resultados?

Mesmo quem não deseja ter o trabalho (e o gasto) de trocar o piso da casa tem uma ótima alternativa: a pintura. Hoje em dia, o uso de tintas estilizadas no chão é uma forte tendência. Além disso, a cerâmica, o concreto e até mesmo a madeira podem receber esse tratamento.

Se você deseja uma mudança maior, a substituição do piso pode ser o que procura. As tendências, nesse aspecto, apontam para as peças com tons terrosos. Se o objetivo for a ousadia, experimente apostar nas cores azul, verde, vermelho, amarelo e cinza, que também estão em evidência e podem ficar ótimas na área da piscina, por exemplo.

Para os mais clássicos, a ideia é contar com porcelanatos estilosos que imitam a madeira, o concreto ou as pedras. Há, ainda, aqueles que trazem um tom metalizado que pode fazer toda a diferença na sua composição. E, aqui, vai uma dica especial: peças maiores dão a sensação de amplitude e podem ser usadas principalmente no banheiro ou outros ambientes menores.

Crescimento das casas eco-friendly

O consumo consciente tem sido uma forte tendência em todas as áreas do mercado e da vida de uma pessoa. Isso explica por que o tema está presente em tantas dicas de decoração. Repensar alguns hábitos é fundamental para preservar os recursos naturais e promover uma vida mais saudável.

Vale a pena, por exemplo, ficar sempre de olho em propostas de decorações sustentáveis. Afinal, o consumo é um dos fatores que mais afetam a preservação do meio ambiente. Não é à toa que muitas pessoas têm exigido o uso de insumos ecológicos ou o reaproveitamento de materiais em suas casas.

Um ótimo exemplo de material alternativo é o bambu. O plástico também pode ser aproveitado por meio da reciclagem, principalmente se for biodegradável. A madeira, comentada há pouco, pode ser de origem reutilizada. A lista é incrementada por:

  • palha;
  • peças de barro;
  • itens de cerâmica ou pedras.

Em termos de cores, você pode mesclar tonalidades mais relacionadas à natureza, como o azul, o verde e o amarelo. O marrom também entra na lista de dicas de decoração por ser facilmente representado pelos elementos amadeirados.

A união desses e de outros componentes cria um ambiente agradável. Depois de um longo dia fora de casa, a sensação de conforto e paz é tudo o que você precisa para recuperar as energias. As casas com estética e arquitetura ligadas ao meio ambiente ampliam a nossa ligação com a natureza.

Um detalhe que merece atenção é a versatilidade de se trabalhar com os materiais sugeridos. Em outras palavras, o grau de sofisticação dos ambientes depende da criatividade do projeto arquitetônico. Além disso, as casas eco-friendly não precisam conter apenas itens simples ou rústicos. A adoção de painéis com energia solar ilustra como é possível manter o seu lar conectado com soluções tecnológicas.

Nem é preciso começar do zero, inclusive. Você pode solicitar uma reforma visando exatamente essa mudança do estilo da casa. Quanto ao dinheiro necessário para isso, saiba que existem alternativas bem interessantes no mercado.

Atente aos cuidados para aplicar as dicas de decoração em casa

O primeiro passo é buscar inspirações com imagens que exemplifiquem as tendências de seu interesse. Blogs de arquitetura e redes sociais podem ser úteis nesse momento, já que costumam apresentar fotos, maquetes eletrônicas e até dicas de decoração em forma de texto ou vídeo.

Com as ideias de projeto em mãos, você terá mais facilidade para expressar seus pedidos ao arquiteto, designer ou decorador responsável. Esse suporte vai garantir que o cronograma seja cumprido respeitando os prazos de cada etapa, com segurança e profissionalismo.

Um ponto muito bacana de todas essas dicas de decoração é que elas permitem fazer grandes mudanças na sua casa sem processos longos ou gasto excessivo de dinheiro. Com pequenas modificações e atenção aos detalhes, você pode conferir um toque particular a essas novas tendências. Além do mais, é possível contar com a ajuda de um profissional para encontrar os elementos mais apropriados para o seu imóvel.

Também é importante separar um orçamento para custear todos os serviços que serão necessários. Se a reforma não for urgente, o consórcio pode ser uma opção para pagar todas as despesas com materiais, especialistas e mão de obra.

Gostou das dicas deste post? Então, com certeza vai gostar de saber qual estilo de decoração combina com você. Confira!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Crédito imobiliário: conceito, aplicações, vantagens e riscos

home
Seu imóvel

21 perguntas respondidas sobre o pagamento do ITBI

home
Seu imóvel

Entenda como reformas de casas são feitas por meio de consórcio