7 dicas para decoração de um apartamento pequeno

O tamanho não impede que o seu lar seja lindo. Confira dicas de como decorar um apartamento pequeno gastando pouco.
  • Atualizado em February 13, 2024
  • Publicado em November 27, 2019
  • Seu imóvel

A compra de um imóvel é sempre um momento que provoca emoções, afinal, é o começo de uma nova etapa da vida, certo? No entanto, isso pode gerar certa ansiedade para que tudo saia como o planejado e os móveis e objetos estejam em seus devidos lugares.

É exatamente por isso que a decoração de apartamento pequeno demanda um bom planejamento para que você consiga deixá-lo do jeito que gostaria. Ao mesmo tempo, é uma excelente oportunidade de ter uma vida mais organizada e prática, apostando em uma mobília mais funcional e que, ainda, dê charme aos ambientes.

Quer algumas dicas para que a decoração do seu imóvel fique perfeita? É o que trouxemos para você neste conteúdo. Confira as nossas sugestões e comece a sonhar com a sua mudança.

Como decorar um apartamento pequeno gastando pouco?

As principais dicas para economizar na decoração e, ainda assim, garantir um espaço otimizado são:

  • tire as medidas antes de começar;
  • utilize cores claras;
  • coloque espelhos em locais estratégicos;
  • aposte em móveis multifuncionais;
  • planeje bem a iluminação;
  • atente-se aos estilos da decoração.

Quer saber mais sobre cada um desses pontos? Então, confira as dicas de decoração a seguir.

1. Tire as medidas para otimizar espaços

A nossa primeira dica é válida para imóveis de todos os tamanhos, mas é especialmente importante para os apartamentos pequenos.

Afinal, saber quais são as medidas das paredes ajudará você a fazer as escolhas mais certeiras na compra da mobília ou a descobrir se terá que trocar algum dos móveis antigos por outros mais adequados.

Com o auxílio da trena ou de aplicativos de decoração você poderá marcar bem os espaços e as suas metragens para ter uma ideia melhor de como utilizar cada ambiente.

Vale lembrar que cômodos muito cheios de móveis atrapalham a circulação, tornando o seu dia a dia mais difícil — na decoração de apartamento pequeno, menos é mais!

2. Utilize cores claras

Os imóveis com metragens menores podem parecer um pouco claustrofóbicos se você usar cores muito escuras.

Claro que isso não significa que todas as paredes devem ser brancas. De toda forma, o ideal é que a maior parte delas tenha tons mais claros para aumentar a sensação de amplitude.

Se quiser dar um toque colorido nas paredes ao pintar a casa, faça um bom planejamento, apostando em apenas algumas delas para receber cores mais fortes.

Mas essa dica não vale apenas para a pintura. Os móveis também podem receber tons mais neutros, contribuindo com a ideia de deixar os espaços aparentemente maiores. As cores poderão estar presentes em objetos de decoração, conferindo um charme aos ambientes.

3. Coloque espelhos em locais estratégicos

Os espelhos são fortes aliados da decoração de ambientes pequenos. Se você estiver pesquisando sobre o assunto, provavelmente já deve ter se deparado com algumas ideias.

Uma sugestão, por exemplo, é instalar um grande espelho na decoração da sala de jantar, em especial se ela for integrada à sala de estar. Dessa forma, além de deixar o ambiente mais estiloso, você terá a sensação de que ele é maior.

O truque também serve para os quartos. Aposte na compra de guarda-roupas com espelhos nas portas para deixar o cômodo mais amplo.

Quando falamos sobre como decorar um apartamento pequeno gastando pouco, algumas vezes os espelhos podem ficar de fora dessa lista, por não serem exatamente baratos. Contudo, vale fazer um bom planejamento para investir neles, porque, além de ampliarem o espaço, ainda tem o benefício extra de ser utilitário.

4. Aposte em móveis multifuncionais

Planejados ou não, o ideal é que os móveis para decoração de apartamento pequeno tenham mais de uma função. Assim, você pode otimizar os espaços da sua casa e conseguir organizar melhor tudo o que precisa para uma vida mais confortável.

Muitos acreditam que os móveis multifuncionais podem ser caros ou que não permitem uma decoração mais aconchegante. Mas isso não é verdade.

Hoje em dia, não é necessário fazer a mobília planejada para obter esse tipo de praticidade, pois o mercado já apresenta opções de multifuncionais prontos, estilosos e cheios de charme.

Analise bem o que você vai precisar e faça uma boa pesquisa nas lojas de decoração antes de escolher os seus.

5. Planeje bem a iluminação

O posicionamento dos pontos de luz e o aproveitamento da iluminação natural são fundamentais para que a decoração de apartamentos pequenos seja bem-feita e atenda às suas necessidades. Isso porque quando os cômodos não estão bem iluminados, a sensação é de que parecem ainda menores do que já são.

Por isso, invista em lustres que não atrapalhem a luminosidade e aposte em luminárias e abajures que valorizem a mobília e os objetos de decoração. Tente não escolher cortinas muito pesadas para que a claridade do dia possa entrar com mais liberdade nos cômodos.

6. Tenha atenção aos estilos de decoração

Quando começamos a pesquisar sobre decoração, é tentador misturar ideias e aproveitar ao máximo tudo aquilo que nos agrada. Mas isso nem sempre funciona nos apartamentos pequenos, em especial se as áreas forem integradas.

O mais adequado, aqui, é escolher apenas um estilo de decoração e criar harmonia entre os ambientes.

No caso dos imóveis menores, os estilos minimalista, contemporâneo e moderno são ideais. É claro que nada impede que você adote o retrô ou o boho, por exemplo, com charme, mas sem exagerar na quantidade de móveis e objetos.

Decoração de ambientes pequenos: veja dicas extras!

Quer algumas dicas de decoração de casa para cada um dos cômodos principais? Então, veja a seguir.

Como decorar a sala de apartamento pequeno?

Primeiramente, pense na função do ambiente. O cômodo será usado por toda a família para ver TV ou apenas para receber visitas? A sala é apenas de estar ou, também, de jantar? Responder a essas perguntas ajuda na hora de escolher os móveis e acessórios para compor a decoração.

Afinal, um local amplamente usado por toda a família pede uma decoração mais funcional e poucos acessórios para não atrapalhar a circulação, principalmente quando é pequeno. Já em um cômodo utilizado apenas de vez em quando, para receber convidados, pode valer a pena investir em itens mais delicados e sofisticados.

De qualquer maneira, uma forma de trazer mais vida e cor à decoração da sala é com plantas e obras de arte. Enquanto uma dá um toque de natureza, a outra pode ser uma expressão pessoal da sua estética. Além de não ocupar muito espaço, também é possível encontrar itens mais acessíveis ou conforme a sua necessidade.

Como decorar o quarto de apartamento pequeno?

Decorar um quarto de apartamento pequeno requer atenção aos detalhes e criatividade para maximizar o espaço e torná-lo funcional e aconchegante. Veja algumas dicas adicionais para decoração de ambientes pequenos.

  • Cama com armazenamento: escolha uma cama que tenha gavetas ou espaço de armazenamento embutido na base. Isso é útil para guardar roupas de cama, roupas sazonais e outros itens.
  • Armários embutidos: se possível, instale armários embutidos que se ajustem às dimensões do quarto. Isso economiza espaço e permite uma organização eficiente.
  • Cortinas leves: opte por cortinas leves e transparentes que permitam a entrada de luz natural e criem uma sensação de amplitude. Evite cortinas pesadas e escuras, que podem tornar o quarto mais apertado.

Ou seja: mantenha a funcionalidade e o conforto em mente ao planejar o layout e a decoração do seu quarto.

Como decorar a cozinha de apartamento pequeno?

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa. Saber escolher os móveis e objetos que compõem o apartamento é indispensável para o conforto e bem-estar da sua família, principalmente em um local restrito.

Uma das principais dicas de decoração da cozinha que podemos dar é maximizar o espaço com armazenamento vertical. Ou seja, use prateleiras flutuantes, ganchos, suportes de parede e até mesmo ímãs para facas e utensílios para aproveitar ao máximo as paredes. Isso liberará espaço nas bancadas e nos armários.

Além disso, você pode optar por eletrodomésticos menores e mais eficientes em termos de espaço, como fogões de duas bocas, geladeiras compactas e micro-ondas com funções de forno.

E, principalmente: aproveite cada cantinho do ambiente. Já cogitou fixar um suporte de madeira ou de ferro no teto?

Essa armação pode conter fileiras de pregos ou ganchos para segurar panelas e frigideiras. Além disso, os ganchos também podem ser fixados dentro dos armários ou nas paredes para pendurar  canecas, panos de prato, peneiras, entre outros, amenizando o excesso de coisas "jogadas" na cozinha.

Lembre-se de que a chave para decorar um apartamento pequeno é a funcionalidade e a organização. Planeje bem o layout e escolha móveis e decoração que atendam às suas necessidades sem sobrecarregar o espaço.

Com criatividade e algumas das dicas acima, você pode criar um ambiente agradável e acolhedor em um espaço pequeno.

Dica bônus: faça pequenas reformas

Falar em obras deixa você inseguro? Não deixe que o medo de derrubar paredes impeça você de deixar o seu apartamento pequeno mais interessante. Ao promover a integração entre as áreas, você ganhará mais espaço e poderá abusar um pouco mais do uso deles com a mobília e os objetos que deseja.

Converse com um arquiteto ou com um designer de interiores para ver quais são as melhores opções de acordo com a planta do seu apartamento.

Muitas vezes, nem será necessário fazer uma grande reforma, como para unir a sala com a varanda, por exemplo, mas isso pode fazer toda a diferença para que o cômodo ganhe luminosidade e ventilação natural. Pense nisso!

Como visto, seguindo algumas dicas práticas fica mais fácil fazer a decoração de apartamento pequeno. Além disso, vale a pena contratar um profissional a fim de ajudar a colocar as suas ideias em prática.

Afinal, ele saberá executar o projeto com o melhor custo-benefício, garantindo ao seu imóvel o conforto que você deseja e seguindo o seu estilo e personalidade.

Gostou das ideias, mas ainda acha que poderá ter dificuldades para realizar uma reforma no seu apartamento? Aproveite a visita e baixe o nosso guia prático para reformar um imóvel de forma econômica e inteligente!

cta-guia-reforma-imovel-economico-e-inteligente
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas

home
Seu imóvel

Quanto preciso para comprar um apartamento? O que considerar na conta?