Horta vertical em apartamento: aprenda como fazer

Ter uma horta em apartamento é possível! Veja nesta leitura como realizar e garantir um cultivo saudável.
  • Atualizado em June 16, 2021
  • Publicado em June 16, 2021
  • Sustentabilidade

Ter uma horta vertical no apartamento é uma opção interessante para quem gosta de lidar com terra e cultivar suas próprias plantas. Nesse sentido, não é uma regra ter um solo para fazer as suas plantações. Afinal, você pode plantar hortaliças, verduras, legumes e outros em uma parede do seu apartamento.

Essa alternativa é semelhante ao cultivo horizontal, ou seja, no solo. Você apenas precisará de uma estrutura para fixar os vasos perpendiculares ao chão e pode cultivar vários tipos de vegetais. A vantagem dessa possibilidade é ocupar menos espaço, sem deixar de contribuir com o meio ambiente e inspirar hábitos saudáveis.

Ficou interessado por essa variação de jardinagem? Então veja, nesta leitura, o passo a passo de como montar uma horta vertical no apartamento!

Faça o seu planejamento

Para que a sua horta vertical no apartamento tenha sucesso, bem como as plantas tenham longevidade, é necessário planejar onde será feito o cultivo. Afinal, cada tipo de vegetação tem uma necessidade diferente e, como algumas pessoas experientes dizem, a planta tem que gostar do local. Por isso, não adianta montar a sua horta vertical em qualquer espaço.

Nesse sentido, é ideal ter um ambiente dedicado ao cultivo e de acordo com a decoração, para evitar mudar de lugar frequentemente as plantas. Por isso, considere o tamanho da sua sacada ou outro ambiente do apartamento.

Você pode cultivar a horta ou o jardim vertical suspendendo os vasos direto na parede, em estruturas de madeira, treliças de metal ou apoiar em escadas e demais suportes para essa finalidade. O mais importante é criar uma paisagem agradável tanto para quem vê a horta quanto para as plantações crescerem saudáveis.

Escolha o melhor local

Cada tipo de plantação tem as suas particularidades, mas, de modo geral, os vegetais precisam de locais bem arejados. Algumas plantas precisam receber luz solar direta, entre 2 a 6 horas por dia. No entanto, outras se adaptam bem em lugares com luminosidade do sol indireta. Nesse sentido, é relevante escolher um local que tenha essa luz natural.

Prefira plantar no ambiente próximo a janelas, para ter boa ventilação e que recebam os raios de sol diariamente, não importa se é da manhã ou da tarde. Inclusive, lembre-se de que as plantas são seres vivos e precisam respirar. Por isso, respeite um espaço de pelo menos 5 centímetros entre um vaso e outro e da parede, para que não fiquem sufocadas.

Analise o tipo e tamanho de vaso

Como a planta não estará diretamente no solo, é importante ter um vaso que comporte bem o tamanho da sua raiz, para evitar que fique muito apertada e atrapalhe o seu crescimento. O tipo de vaso utilizado não é o mais relevante, sendo que são aceitos cerâmica, barro, plástico e materiais reutilizáveis. Você pode optar pelos vasos redondos, bacia, meia lua, arandela e outros.

Mas, em todo caso, é fundamental ter pelo menos um furo no fundo, para escoar a água depois da rega e evitar apodrecer a raiz. Além disso, é ideal fazer uma camada dentro do vaso com pedras de argila e cobrir com uma manta ou tecido antes de colocar a terra, isso facilita a drenagem e previne a perda da terra na saída da água.

Defina os materiais necessários

Aqui é o momento de usar a criatividade. Após considerar os tópicos anteriores, você precisa escolher os materiais para abrigar a sua horta vertical no apartamento. Existem plantações que vão muito bem cultivadas em caixinhas de leite, por exemplo, por isso o tipo de material não é o que vai determinar o sucesso da sua horta, ok?

Portanto, ao definir os materiais, leve em conta a decoração ao redor do ambiente e a intenção com o plantio. Para ter um aspecto mais rústico, pode-se utilizar madeira e cerâmica natural. Nos projetos mais sustentáveis, garrafas PET, latas e outros materiais reutilizáveis são bem-vindos. Ideias para montar a horta não falta, então use a imaginação.

Monte a estrutura

A montagem da estrutura da horta também deve respeitar a harmonização do ambiente em volta e, principalmente, considerar a distância da parede para a planta não absorver o calor da construção e ter bastante ventilação. Você pode fixar os vasos em um painel de paletes de madeira ou ferro.

Em alguns projetos de horta vertical em apartamento são utilizadas prateleiras fixas na parede ou na grade da sacada para colocar os vasos dentro. Também tem a alternativa de utilizar escadas com inclinação de 30 graus, em média, para apoiar os vasos. Para montar a sua estrutura, use a criatividade, sempre escolhendo o local mais arejado e iluminado.

Prepare bem a terra

O cultivo de horta em vaso requer mais atenção, pois diferente de uma hortaliça cultivada direto no solo, ela pode sofrer com a falta de nutrientes. Em um mês, a planta pode absorver todo o nutriente da terra, quando esta no no vaso. Por isso, o preparo é tão fundamental quanto se preocupar com o ambiente, a rega e a luz solar.

Para compensar a nutrição limitada e garantir uma terra produtiva, adube o vaso periodicamente, a cada 15 dias ou um mês. Prefira sempre a adubagem orgânica ao invés de fertilizantes industrializados. As alternativas mais promissoras para ter um cultivo saudável é utilizar esterco curtido, terra vegetal ou húmus de minhoca.

Defina o que será cultivado

Não são todas as plantas que se adaptam a uma horta vertical, pois o espaço é reduzido. Para que o cultivo seja saudável, considere as características do seu apartamento. Caso tenha pouca luz solar na sacada e nas janelas, é preciso considerar plantas que aceitam essa condição. Algumas opções que vão bem em hortas verticais, são:

  • alface;
  • couve;
  • espinafre;
  • tomate cereja;
  • morango;
  • amora;
  • manjericão;
  • alecrim;
  • orégano;
  • cebolinha;
  • hortelã;
  • e outros.

Para que a sua horta vertical no apartamento dê certo, é necessário cuidar frequentemente do seu cultivo. Algumas plantas precisam receber água todos os dias, mas outras são mais resistentes e não requerem tanto líquido. Existem, ainda, as mais suscetíveis a doenças causadas por fungos e insetos, então precisam de fertilizantes e podas assíduas.

Por isso, antes de montar a sua horta vertical no apartamento, pesquise muito bem o perfil da vegetação, pois é relevante que os cuidados que ela precisa estejam alinhados à sua rotina. Caso você não tenha tanto tempo para se dedicar, prefira as plantas mais resistentes, assim você garante uma plantação com mais longevidade na sua residência.

Gostou desta leitura? Então aproveite para ler o nosso outro artigo que responde uma dúvida importante: vale a pena ter um apartamento com varanda gourmet?
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
eco
Sustentabilidade

Conheça os principais benefícios dos alimentos orgânicos!

eco
Sustentabilidade

Confira 8 dicas de como reduzir o uso de sacolas de plástico!

eco
Sustentabilidade

O que torna um condomínio sustentável? Confira 6 fatores!