Infográfico

Por dentro das 6 principais etapas para conseguir economizar e reter suas finanças

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar você nessa missão, preparamos um infográfico especial. Confira!

Quando o assunto é educação financeira, os brasileiros ainda demonstram ter um pouco de dificuldade. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em parceria com a CNDL, mostrou que, pelo menos, 36% dos brasileiros não fazem controle das entradas e saídas de dinheiro do próprio orçamento.

Com os recentes períodos de crise econômica, tanto o aumento dos preços de produtos quanto o desemprego também afetam as finanças, principalmente daqueles que não têm o hábito de poupar. O grande problema é que, se falta dinheiro até mesmo para pagar algumas despesas mais básicas, provavelmente também não sobra nada para realizar os grandes sonhos, como comprar um carro ou a casa própria.

Preocupadas com esse cenário, as escolas já estão começando a inserir na grade curricular as aulas de educação financeira desde o ensino infantil. Ensinar para as crianças a como se relacionar com o dinheiro diminui a probabilidade de formar adultos que gastam muito mais do que realmente podem pagar.

Mas o que fazer com os adultos que não aprenderam sobre economizar e reter finanças? Sempre há tempo para aprender e mudar os hábitos, e é por isso que elaboramos este infográfico especial para você. Continue a leitura para receber as melhores dicas de como fazer o seu dinheiro render mais!

Por Dentro Das 6 Principais Etapas Para Conseguir Economizar E Reter Suas Financas 

Você sabe qual porcentagem do seu salário é comprometida com cada uma das suas despesas? Essa é uma pergunta que as pessoas que não têm o hábito de poupar geralmente não conseguem responder. 

Perder o controle das finanças pode levar a sérios endividamentos, mas vamos ajudar você. Confira neste infográfico as 6 etapas que você deve seguir para economizar cada vez mais!

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Existem aplicativos gratuitos para smartphones que ajudam você a controlar o seu dinheiro. Além disso, as tradicionais planilhas também podem ser um excelente recurso para anotar as suas despesas e ter mais clareza sobre as suas finanças.

2. Crie um planejamento

Crie planejamentos de curto e longo prazo com diferentes metas. Eles servirão de referência para que você não extrapole com muitos gastos e ainda possa acompanhar e analisar o quanto falta para realizar os seus sonhos.

3. Reveja os seus hábitos

Sair todos os finais de semana com os amigos é um dos hábitos que faz com que gastemos muito mais do que poderíamos. Não é necessário cortar totalmente essas atividades: apenas evite ao máximo os gastos desnecessários.

4. Procure uma renda extra

Revender produtos de marcas famosas ou usar as habilidades manuais para fazer artesanatos: esses são alguns exemplos de atividades que podem gerar uma renda extra para você. Procure por algo que goste de fazer e ofereça para os seus amigos e conhecidos.

5. Analise as formas de pagamento

Ao realizar compras, vale ter atenção: qual forma de pagamento pode oferecer mais vantagens para você? Longas dívidas no cartão de crédito podem se tornar um problema, enquanto pagar à vista é uma boa alternativa para pedir descontos.

6. Faça investimentos

Quando começar a sobrar um pouco de dinheiro no final do mês, comece a investir. Não importa se você aplicará no Tesouro Direto ou iniciará um consórcio: o ideal é fazer as suas economias se transformarem em retornos financeiros positivos para você.

Aprender a economizar pode parecer difícil, mas com algumas atitudes simples no dia a dia você verá que é possível fazer o seu dinheiro render um pouco mais. Elaborar um planejamento financeiro e segui-lo ao máximo fará com que você, em breve, possa não só tornar as dívidas algo bem distante, como também ter novas conquistas.

Agora que você tem todas essas dicas para começar, não se esqueça de colaborar para que outras pessoas também consigam poupar cada vez mais dinheiro: compartilhe agora mesmo este infográfico nas suas redes sociais!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.