Meu Primeiro Carro

As diferenças entre um veículo leve e um veículo pesado

Você conhece as principais classificações de veículos no Brasil? Descubra agora quais são os veículos leves e pesados!

A Resolução número 396 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) apresenta a classificação dos veículos automotores de acordo com o tamanho, peso e outras características. Basicamente, eles são divididos em dois grupos: veículos leves e veículos pesados.

Como muita gente não conhece bem tais classificações, multas são aplicadas por tráfego de forma indevida. Mas e você, sabe diferenciar um veículo leve de um pesado? Neste post, mostramos as principais diferenças e o que avaliar na hora da compra. Então, acompanhe!

Quais são os principais termos relativos aos automóveis?

Tão importante quanto juntar dinheiro para comprar um carro, é conhecer os termos que mais causam confusão para não errar. Os mais comuns são “camionete”, “camioneta” e “caminhonete”. Os dois primeiros representam o mesmo modelo e classificam os veículos utilitários esportivos e SUVs.

Eles têm carroceria totalmente coberta, como um carro hatch comum, levam entre cinco e sete ocupantes, mas têm rodas e pneus maiores, além de suspensão mais alta.

São ideais para o transporte da família e para o tráfego em locais de difícil acesso, como estradas de lama e com pedregulhos. O Kia Sorento é um exemplo de camioneta de sete lugares, enquanto o Range Rover Evoque exemplifica bem um SUV de até cinco lugares.

As caminhonetes também são altas e robustas, mas apresentam carroceria com caçamba descoberta estendida, focando no transporte de cargas. Portanto, têm apenas dois ou três lugares. Assim como as camionetas, as caminhonetes podem ser 4x4. Ou seja, ter tração nas quatro rodas. Isso é fundamental para não ficar preso em atolamentos.

Alguns modelos têm cabine estendida, para transportar até cinco pessoas, mas isso reduz o espaço da carroceria. Então, a escolha depende muito da necessidade do dono. Fiat Toro, Chevrolet S10 e Toyota Hilux são bons exemplos de caminhonetes.

O que categoriza um veículo leve e um veículo pesado?

Segundo a Resolução do CONTRAN, os veículos leves e pesados apresentam características bem distintas. As principais são:

- veículos leves: têm peso bruto de até 3.500 quilos (3,5 toneladas) e são representandos por ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos, quadriciclos, automóveis, utilitários esportivos, SUVs e caminhonetes;
- veículos pesados: têm peso bruto acima de 3.500 quilos e são representados por micro-ônibus, tratores, caminhões, carretas, ônibus, motorhomes e veículos leves com reboque (carretinhas).

O limite de velocidade para os veículos pesados, geralmente, correspondem a 80% do que é determinado para os veículos leves nas estradas, e a multa por trafegar acima do limite varia de R$130,16 a R$293,47, com quatro a sete pontos sendo retirados da carteira.

O que considerar no momento da compra?

Não importa se você vai comprar um carro novo ou usado, é fundamental avaliar alguns fatores antes da decisão final para não se arrepender ou ter problemas depois. Listamos os principais quesitos a seguir.

Preço e forma de pagamento

Faça uma pesquisa para ver se o veículo desejado está dentro da faixa de preço praticada pelo mercado. Preços muito abaixo ou muito acima podem indicar problemas. A tabela FIPE é uma boa fonte para essa pesquisa. Avalie também as demais taxas do negócio, assim como o valor e o número de parcelas.

Revisão e manutenção

Caso esteja comprando um veículo usado, solicite ao proprietário atual o comprovante das últimas revisões preventivas e das manutenções não programadas realizadas para saber o que foi trocado, se as peças e os componentes são originais e se o dono cuidava bem do carro. Revisões em dia são um bom sinal!

Desvalorização

Verifique a taxa anual média de desvalorização para o modelo. Se for alta, você pode perder muito dinheiro na venda ou troca futura. Geralmente, isso é causado por baixa procura pelo modelo no mercado e pela dificuldade em encontrar peças de reposição. Então, tenha atenção a esse ponto!

Agora que você já sabe diferenciar um veículo leve de um pesado, aproveite as nossas dicas e prepare-se para fazer uma aquisição com mais certeza e tranquilidade. Aliás, fazer um consórcio de automóvel pode ser uma opção bem vantajosa.

Quer conhecer algumas oportunidades? Baixe gratuitamente o nosso guia para escolher o melhor consórcio de carros!
Guia Pratico Faca A Escolha Do Melhor Consorcio De Carros Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 19 de Dezembro de 2019

veículo leve veículo leve Veículo pesado Veículo pesado

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.