Meu Primeiro Carro

Como economizar gasolina: 10 dicas práticas que ajudam muito no dia a dia

Está sofrendo com gastos elevados em combustível? Leia o nosso post e confira como economizar gasolina no dia a dia!

Hoje em dia, ter um carro se tornou algo imprescindível, principalmente para quem mora nos grandes centros e precisa se deslocar por longas distâncias diariamente.

No entanto, por causa da instabilidade econômica que o país vem atravessando, o preço do combustível tem sofrido grande variação e causando um impacto considerável no orçamento doméstico dos motoristas.

Pensando nisso, no post de hoje daremos 10 dicas de como economizar gasolina e, assim, organizar as finanças. Confira!

1. Calibre os pneus

Pneus descalibrados contribuem para o consumo de até 25% a mais de gasolina, o que no fim do mês pode causar um impacto negativo nas finanças do motorista. Portanto, crie o hábito de verificar a calibragem a cada 15 dias e siga sempre as recomendações da montadora.

Aliás, essa dica serve para além da economia, tendo em vista que pneus descalibrados comprometem a estabilidade do veículo, colocam em risco a vida de quem estiver dentro do carro e ainda causam uma emissão extra de 595 milhões de quilogramas de CO2 só na América Latina.

2. Saiba usar o ar-condicionado

Os carros consomem cerca de 20% a mais de gasolina se estiverem em uma velocidade superior a 80km/h e com os vidros abertos. O motivo é que o veículo precisa fazer mais força para vencer a resistência do ar, o que interfere diretamente na aerodinâmica.

No entanto, se você estiver dirigindo pela cidade ou em baixa velocidade, vale a pena manter os vidros abertos e desligar o ar-condicionado.

3. Esqueça a banguela

Banguela é uma expressão popular que indica deixar o carro em ponto morto nas descidas. Por muito tempo, acreditou-se que essa era uma maneira eficaz de economizar gasolina. No entanto, nos carros atuais o consumo é consideravelmente menor se o veículo estiver sempre engrenado, uma vez que a injeção eletrônica identifica que não é preciso ter aceleração e, assim, corta o combustível.

4. Verifique o alinhamento

Assim como a calibragem dos pneus, o alinhamento e o balanceamento do carro também ajudam a economizar cerca de 10% de gasolina. O ideal é fazer a manutenção a cada 10 mil quilômetros ou sempre que for necessário montar ou desmontar um pneu em apenas uma única roda.

5. Respeite os limites de velocidade

A forma como você dirige o seu carro também é essencial para economizar gasolina. Respeitar os limites de velocidade, por exemplo, é uma dessas atitudes simples que causam um bom impacto nas finanças do motorista.

Uma pesquisa recente indicou que a redução de tempo de uma viagem em 33% pode significar um consumo de 103% a mais de combustível. Portanto, dê um tempo para o acelerador.

6. Ande mais a pé

Pequenos trajetos podem consumir mais gasolina do que percorrer grandes distâncias. O motivo é que para ligar o carro e aquecer o motor muito combustível é usado.

Isso não quer dizer que você tenha que vender o seu carro e aderir ao transporte público ou à bicicleta em todos os seus trajetos. Porém, deixar o veículo na garagem para ir até a padaria ou ao mercado do bairro é uma ótima alternativa para a redução do consumo de gasolina.

Além disso, você pode aproveitar esse momento para se exercitar, conhecer coisas novas pelo caminho e ainda diminuir a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

7. Saiba usar o freio

Pisar no freio o tempo todo para diminuir a velocidade — seja na cidade ou na estrada —, além de ser mais perigoso, também consome mais combustível.

O ideal para quem pretende economizar é desacelerar o veículo reduzindo as marchas, de modo que a injeção eletrônica entenda o que está sendo feito e, assim, envie menos combustível para o motor.

8. Saiba trocar a marcha

Muitos motoristas ainda ignoram a importância de fazer uma leitura atenta do manual do proprietário. No entanto, nesse material é possível encontrar dicas valiosas de como economizar gasolina.

Uma delas é referente à troca correta de marcha, que deve ser feita sempre que o ponteiro da velocidade de giro ou rotações por minuto (rpm) indicar 2.500 rpm.

9. Faça manutenções regularmente

Realizar manutenções básicas e periódicas no veículo também é imprescindível para economizar gasolina. O uso de velas gastas, por exemplo, chega a consumir cerca de 7,5% a mais de combustível.

Outro motivo que colabora para o aumento do consumo de combustível é não manter os filtros de ar limpos. Eles garantem a fluidez necessária para manter o motor funcionando e devem ser trocados, em média, a cada 15 mil quilômetros. Rodar com os filtros entupidos faz com que o motorista tenha que gastar cerca de 6,2% a mais com gasolina.

10. Fique atento ao combustível

Em tempos de gasolina a quase R$ 5,00 o litro em alguns locais do país, entendemos que a tentação de procurar o posto mais barato é grande. No entanto, a velha máxima do "barato sai caro" é completamente aplicável quando falamos de carro.

Combustível de má procedência não apenas vai aumentar o consumo do seu carro, como também causará impactos à saúde do veículo, o que acarretará em maiores gastos com manutenção. Ou seja, uma economia que provavelmente não compensará no fim.

Outro cuidado que deve ser tomado é em relação à utilização de gasolina premium. Fique sempre atento ao que o fabricante indica para o seu caso. Se a recomendação é usar gasolina comum, não caia na propaganda dos frentistas. Por outro lado, se o seu carro precisa de combustível aditivado, não tente economizar abastecendo de outra forma.

O mesmo vale para veículos flex. Não é porque na bomba o valor do litro do álcool está mais barato que no tanque ele também vai compensar. Faça sempre as contas antes de escolher uma opção.

Muitas vezes as pessoas ignoram as pequenas economias que podem ser feitas no dia a dia com algumas mudanças de atitude. Então, não perca tempo e coloque em prática as dicas que passamos aqui.

E se você gostou do nosso texto sobre como economizar gasolina, veja também como definir o melhor carro para quem viaja muito!