Meu Primeiro Carro

Comprar carro para filho: como saber o momento certo?

Saiba decidir quando é a hora de comprar um carro para o seu filho com as dicas que separamos para você.

Para a maioria das famílias, presentear o filho com seu primeiro carro é um momento especial, que marca a maioridade, o ingresso na universidade ou outra situação importante na vida do jovem. Essa é uma conquista tanto para o filho, que terá um bem muito útil, quanto para os pais, que puderam proporcionar essa alegria.

Mas como descobrir qual é o momento ideal para dar o passo de comprar um carro para o filho? Para ajudá-lo nessa tarefa, nós preparamos este guia. Continue a leitura e confira!

Senso de responsabilidade

Para ter o próprio carro, o jovem precisa ser responsável. Isso inclui vários aspectos, tais como:

- dirigir com cautela, evitando colocar a si mesmo e as outras pessoas em situações de risco;
- dar a devida manutenção ao carro quando for necessário, para que ele não acabe sendo perigoso por mau funcionamento;
- fazer bom uso do veículo, evitando manobras e atitudes que causem desgaste no motor, freios e outros componentes;
- manter o carro limpo, organizado e abastecido, para que ele não pare de maneira inesperada.

Além de conversar bastante com o seu filho, explicando técnicas de direção segura e maneiras de evitar problemas no veículo, é preciso saber na prática se ele é capaz de ter esses cuidados.

Planejamento financeiro

Se seu filho tem fonte de renda própria, é preciso entender se ele terá condições financeiras para arcar com os gastos do carro. Nesse momento, é importante frisar que ele deverá pagar pelo combustível, seguro, IPVA, revisões, bem como consertos e trocas de óleo, pneus e peças.

Caso os gastos com o carro não sejam pagos pelo filho, é muito importante avaliar como essas despesas entrarão no orçamento familiar. Isso deve ser feito antes mesmo de apresentar para o jovem a hipótese de darem esse presente a ele.

Necessidade ou status

Os adolescentes, principalmente os meninos, muitas vezes consideram que um carro é um sinal de status, algo para ser exibido aos amigos. É preciso que, desde antes de seu filho ter idade para dirigir, você explique que o automóvel não deve ser visto dessa forma, e sim como uma comodidade muito útil.

Por exemplo, o carro é uma necessidade para jovens que estudam no período da noite, principalmente as meninas, que podem se sentir mais seguras voltando para casa dessa forma. Também é muito útil quando a faculdade fica muito longe ou o trajeto via transporte público é mais demorado do que deveria.

Além disso, o carro é válido quando o jovem volta muito tarde para casa aos fins de semana, o que ajuda a diminuir a preocupação dos pais. É preciso explicar todos esses aspectos a seu filho desde cedo, para que ele entenda a necessidade de preservar um bem que serve para facilitar sua vida.

Opções de compra

Nem todas as famílias têm condições de comprar um carro à vista, e muitas vezes o financiamento pesa demais no orçamento. Por isso, uma excelente opção é o consórcio, que não cobra juros.

Os pais podem começar a pagar um consórcio antes mesmo de o filho estar habilitado a dirigir. Dessa maneira, o veículo já estará quitado quando puder ser utilizado. Outra possibilidade é, na hora de trocar de carro, deixar o veículo mais antigo para o jovem.

Melhores modelos

O primeiro carro deve ser voltado para funcionalidade e bom custo-benefício. Por isso, os melhores modelos para presentear a seu filho são os carros populares ou os que tenham sido fabricados há mais de 5 anos.

Isso porque, para carros que saíram de fábrica há pouco tempo, os valores do seguro e do IPVA costumam ser bem altos. Já carros muito velhos perdem rendimento e precisam de manutenção com mais frequência. Além disso, é ainda mais difícil encontrar as peças de reposição desses modelos.

Antes de escolher o carro, pesquise qual será o valor do seguro. Muitas vezes, modelos populares têm um seguro surpreendentemente caro, por serem alvos preferenciais de ladrões.

Confira, a seguir, alguns modelos que fazem sucesso entre as pessoas jovens, segundo o Jornal do Consórcio e o UOL.

Novo Uno

Novo Uno é um carro com ótimo custo-benefício. Além disso, é confortável por dentro e tem uma boa estética. É um veículo barato, mesmo quando comprado zero.

Celta

Celta é um carro que tem bom preço. Sua principal vantagem é ser bastante compacto, o que significa que é fácil de estacionar e não apresenta muitos gastos com combustível.

Gol

Esse é um dos carros mais vendido do Brasil há mais de 2 décadas. É considerado um veículo confiável e tem ficado mais bonito a cada remodelação.

Onix

Apesar de não ser tão barato quando comprado novo, é uma opção com um ótimo custo-benefício para quem gosta de carros da Chevrolet.

HB20

Assim como o Onix, o HB20 é um bom carro para comprar de segunda mão. Além disso, é muito acessível.

Sandero

Esse é o Renault mais vendido entre os jovens. Além de ter um preço interessante e bons recursos tecnológicos, destaca-se pelo espaço interno, ideal para viagens com amigos.

Antes de comprar um carro para o seu filho, converse bastante com ele, para conscientizá-lo sobre o uso do veículo e discutir o modelo que será comprado. É importante que a opção escolhida agrade tanto aos pais, que pagarão pelo automóvel, quanto ao filho, que o utilizará.

O ideal é que os pais determinem uma faixa de preço e seus critérios, como limite do valor do seguro, e deixem o jovem escolher entre as opções.

Se você gostou deste post, que tal ler mais sobre como escolher um carro econômico? Confira nosso post sobre o assunto!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 17 de Maio de 2018

comprar carro para filho comprar carro para filho

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.