Meu Primeiro Carro

Conheça agora os 7 carros mais sustentáveis do mundo

Carros sustentáveis: confira quais aspectos levam um automóvel a receber essa avaliação e quais os principais modelos.

Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nos setores industriais de todo o mundo, principalmente nas montadoras de veículos, que são as grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes na atmosfera. Em virtude disso, o grande desafio atual dos fabricantes é o desenvolvimento de carros sustentáveis, que possam suprir as necessidades humanas sem poluir os recursos naturais do nosso planeta.

Muitos veículos já foram lançados pelas montadoras com a característica de serem sustentáveis, mas será que são mesmo? Para ajudar você a descobrir isso, abordaremos quais aspectos levam um automóvel a receber essa avaliação, além de uma lista com os 7 carros mais sustentáveis do mundo. Acompanhe!

Afinal, o que é ser sustentável?

Em poucas palavras, ser sustentável é não comprometer a disponibilidade dos recursos naturais para as gerações futuras. De acordo com conceitos difundidos por John Elkington, criador do "Triple Bottom Line" (ou, "Tripé da Sustentabilidade"), para que um projeto possa ser considerado sustentável, ele deve conter as seguintes características: ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Muitas pessoas acreditam que os carros sustentáveis sejam os elétricos ou aqueles que utilizam biocombustíveis como a cana-de-açúcar, que, somente no primeiro semestre de 2018, poupou o meio ambiente da emissão de 32 milhões de toneladas de gás carbônico, conforme informações da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

No entanto, outros fatores devem ser levados em consideração para que o veículo possa ser avaliado e receba a chamada "pontuação verde". O Conselho Americano de Economia de Energia Eficiente, por exemplo, utiliza como parâmetro os seguintes requisitos: economia de combustível, emissões de carbono, impacto global ambiental, manufatura e fonte de energia utilizada.

Isso porque um carro que é totalmente elétrico, apesar de não gerar emissão de gás carbono, pode ocasionar um impacto global alto, a depender dos efeitos que a sua fonte de energia causa ao ambiente.

Portanto, para serem sustentáveis, os carros elétricos precisam que a sua fonte de energia também seja.

Quais são os carros mais sustentáveis?

Abaixo, listamos os carros mais sustentáveis do mundo. Alguns deles ainda não são vendidos no Brasil, mas a tendência é que se popularizem por aqui também. Veja!

1. Smart ForTwo Electric Drive Convertible

Esse pequeno veículo, de apenas dois lugares, foi considerado o carro mais ecológico dos Estados Unidos por três vezes consecutivas. Ele é movido a bateria e a sua pontuação ecológica, em uma escala de 0 a 100, é 63!

A bateria do veículo, que é revestida de aço, foi desenvolvida pela Mercedes e tem garantia de até 100 mil quilômetros ou oito anos. Sua autonomia é de até 160 quilômetros, com um consumo médio de energia de 12,9 kWh/100km, conforme a ficha técnica do veículo.

2. Spark EV, Chevrolet

Esse veículo da Chevrolet é totalmente elétrico, e a sua pontuação também é de 63 pontos! Conforme os testes realizados, com uma única carga, o carro é capaz de fazer até 130 quilômetros.

O novo modelo, que chegará ao Brasil com o intuito de substituir o popular veículo Celta, tem recarga super-rápida — em apenas 20 minutos atinge 80%. O motor tem 130 cavalos de potência e é o segundo modelo elétrico da marca.

3. 500e, FIAT

O pequenino da marca Fiat ganhou a versão elétrica e recebeu a pontuação ecológica de 62 pontos. Com uma única carga, o 500e é capaz de rodar por até 135 quilômetros.

O modelo é 100% elétrico e a sua bateria de 97 células pode ser recarregada em tomadas normais de 200 v. Além disso, os freios têm função regenerativa, ou seja, converte em eletricidade.

4. Prius ECO, Toyota

O Prius ECO foi desenvolvido pela Toyota com a possibilidade de rodar a gás ou de forma elétrica. O veículo já foi lançado no Brasil e recebeu a pontuação ecológica de 61 pontos.

Os modelos Eco, a gás ou elétricos, são supereconômicos, ou seja, além de contribuir com o meio ambiente, consomem bem menos gasolina que os normais.

5. e-Golf, Volkswagen

O e-Golf foi lançado pela Volkswagen com o motor puramente elétrico, tendo autonomia de até 120 quilômetros com apenas uma carga. O veículo foi analisado e recebeu a pontuação verde de 61 pontos.

O modelo tem potência de 100 kW e conta com belos faróis de LED. Além disso, em uma corrente elétrica contínua, a bateria pode ser rapidamente carregada — em 45 minutos é possível carregar a bateria em 80%.

6. Leaf, Nissan

O Leaf recentemente foi redesenhado pela Nissan e, após avaliações, recebeu a pontuação ecológica de 61 pontos. Conforme os dados fornecidos pela montadora, com uma única carga o motorista pode percorrer até 170 quilômetros.

O carro é 100% elétrico e um dos mais vendidos no mundo. A carga pode ser feita em tomadas de 110 v ou 220 v e leva cerca de 8 horas para ser completada.

7. Soul Electric, KIA

O Kia Soul Electric é a nova aposta da marca para o Brasil. Com boa autonomia e potência, o Soul recebeu a pontuação ecológica de 59 pontos.

Além disso, segundo a montadora, o Soul pode rodar por até 250 quilômetros com apenas uma carga. Ademais, afirma-se que é necessário cerca de 30 minutos para recarregar até 80% da bateria do veículo.

Os automóveis são um dos grandes responsáveis pela emissão dos gases poluentes na atmosfera, por isso, encontrar soluções adequadas para reduzir esses efeitos é mais do que um desafio para as empresas de setor automotivo — na verdade, é uma meta mundial da indústria automobilística.

A tendência, então, é que os carros sustentáveis sejam a realidade dos próximos anos, o que é um ponto muito positivo para os países em que a frota de veículos aumenta constantemente, como o Brasil. Além de benéfico para o meio ambiente, eles também fazem a diferença no bolso do proprietário, pois o consumo é razoavelmente baixo — o custo mensal de um carro elétrico pode sair por menos de R$ 60!

Bacana, não é mesmo? Então, continue sua visita e conheça outras atitudes para contribuir para um trânsito mais sustentável!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.