Meu Primeiro Carro

9 melhores marcas de carro no quesito conforto aos passageiros

Está querendo trocar de carro? Saiba neste texto quais são os modelos mais confortáveis.

Em março de 2017, a Citroën divulgou uma pesquisa intitulada “Nossas Vidas num Carro”. O que chama a atenção nesse estudo é o tempo que gastamos dentro de um veículo: em média, os brasileiros vivem 4 anos e 11 meses num automóvel.

Agora imagine fazer aquela longa viagem tão sonhada pela sua família. Esqueça avião! Toda a jornada será em um carro com direção mecânica, sem ar-condicionado ou vidros elétricos e com o espaço interno do tamanho de um ovo. Gostou da ideia?

Seja um carro para passeio, seja um carro para trabalho, você deseja um veículo que traga comodidade, não é mesmo? Mas qual modelo escolher? Quais são as melhores marcas de carros nesse aspecto? Leia este post e descubra!

Os principais itens que garantem conforto

Hoje em dia, são muitas as opções de acessórios automobilísticos. Porém, é preciso escolher quais são realmente necessárias no seu caso. Podem ser itens que estão diretamente relacionadas ao modelo do veículo e suas características ou artefatos opcionais que deixam os carros mais confortáveis para o dia a dia. Veja alguns exemplos:

1. central multimídia;
2. câmbio automático;
3. alavanca de marcha do tipo borboleta (disponível em alguns modelos com câmbio automático);
4. GPS;
5. teto solar;
6. bancos de couro;
7. comandos no volante;
8. sensor de estacionamento;
9. telas de DVD para os passageiros do banco traseiro;
10. piloto automático;
11. mini geladeira;
12. direção hidráulica ou elétrica;
13. suspensão;
14. ar-condicionado;
15. espaço interno;
16. banco com regulação de altura;
17. vidros e travas elétricos.

Confira os detalhes de cada um destes itens abaixo!

1. Central multimídia

A central multimídia, que antes era um luxo dos carros mais caros, já é oferecida a partir dos modelos de entrada, apenas com a opção de funções reduzida. A maioria deles faz o espelhamento de celulares — permitindo realizar e atender ligações, ler mensagens, utilizar aplicativos musicais etc. — além de oferecer entrada USB, conexão Bluetooth e possibilitar a integração com a câmera de ré.

2. Câmbio automático

Cada vez mais popular no Brasil, o câmbio automático torna o ato de dirigir muito mais confortável por não exigir que o motorista execute a troca de marchas. Isso porque, quando em movimento, o próprio sistema identifica a necessidade de mudança de acordo com a velocidade e a rotação do motor. Não há pedal de embreagem, apenas acelerador e frenagem.

3. Alavanca de marcha do tipo borboleta

Disponível em alguns modelos com câmbio automático, é também conhecida como “Paddle Shift”, mas ganhou o apelido de borboleta por ser constituída de duas abas posicionadas atrás do volante. Os carros que dispõem desse sistema oferecem uma opção de direção semiautomática em que o motorista, se desejar, tem o controle da troca de marchas sem a necessidade de tirar as mãos do volante ou acionar um pedal de embreagem.

4. GPS

Esse é um item quase obrigatório hoje em dia, não é verdade? Existem aparelhos próprios para o GPS ou ele pode ser utilizado em smartphones, por meio de aplicativos, como o Waze ou Google Maps. Eles são ótimos não somente para ensinar caminhos, como também alguns modelos conseguem indicar os percursos com menos trânsito, evitando semáforos, radares etc. Por utilizarem satélites, sua cobertura funciona bem tanto na cidade quanto em estradas.

5. Teto solar

Além da vantagem de poder dirigir por aí com o teto solar aberto em um dia ensolarado, esse item contribui para deixar o carro mais confortável no quesito temperatura. A ventilação gerada com a sua abertura baixa rapidamente a sensação de calor dentro do veículo, o que é ótimo em dias quentes.

 6. Bancos de couro

Além de dar um ar de sofisticação e elegância ao veículo, os bancos de couro são mais fáceis de higienizar, são impermeáveis e bastante confortáveis. Esse conforto se deve não apenas ao material do revestimento, mas também ao formato anatômico da sua estrutura, principalmente do condutor e do carona. Eles geralmente são desenhados com as laterais mais altas a fim de dar maior estabilidade ao corpo nas curvas.

7. Comandos no volante

A indústria automobilística está sempre buscando soluções para que o motorista mantenha sua atenção totalmente na direção, e o volante multifuncional é uma delas. As melhores marcas de carros apresentam modelos em que é possível realizar ações sem a necessidade de tirar as mãos do volante e os olhos da estrada, como controlar o sistema de multimídia, atender telefonemas, checar informações do computador de bordo ou mudar de marcha.

8. Sensor de estacionamento

O sensor de estacionamento é uma mão na roda, ou melhor, no para-choques de quem tem dificuldades na hora da baliza. Pode ser instalado em qualquer modelo de automóvel e, por meio de sinal sonoro ou imagem, mostra ao motorista quando a traseira do carro está se aproximando demais de algum objeto.

9. Telas de DVD para os passageiros do banco traseiro

Essa dica vale especialmente para quem viaja com crianças. As telas podem transmitir o que está sendo reproduzido no sistema multimídia do carro e existem modelos independentes, em que cada um assiste ao conteúdo que deseja. Diferentemente da tela de DVD frontal, a lei permite que os monitores traseiros permaneçam ligados com o veículo em movimento.

10. Piloto automático

O piloto automático oferece uma excelente experiência de conforto ao dirigir, principalmente em estradas. Funciona da seguinte maneira: ao alcançar a velocidade desejada, o motorista aciona o dispositivo, que manterá o veículo nessa mesma rotação até que seja acionada a frenagem, sem que o condutor precise ficar acelerando.

11. Mini geladeira

Se você passa horas no trânsito ou realiza viagens longas, considere incluir esse item de conforto em seu carro. As mini geladeiras portáteis para automóveis são muito práticas e garantem aquela água gelada ou alimento fresquinho durante seu trajeto. Funcionam à bateria e podem ser carregadas ligadas ao acendedor do isqueiro.

12. Direção hidráulica ou elétrica

O sistema de direção é extremamente importante para o conforto de quem está dirigindo, pois ele determinará a quantidade de esforço que será necessária para cada manobra. Tanto a direção hidráulica quanto a elétrica facilitam bastante o trabalho do motorista, porém, a segunda consegue deixar o carro mais leve.

13. Suspensão

O sistema de suspensão do veículo garante o conforto dos passageiros ao absorver os impactos causados por buracos, lombadas ou qualquer outra irregularidade no caminho. Portanto, é necessário ter especial atenção ao escolher o tipo de veículo certo para o estilo de vida da família. Quem costuma enfrentar terrenos acidentados frequentemente, por exemplo, precisa contar com uma suspensão mais elevada.

14. Ar-condicionado

Em algumas regiões brasileiras, o ar-condicionado é considerado o item de conforto número um, devido às elevadas temperaturas. Se esse é o seu caso, procure dar preferência aos modelos com sistema Dual Zone, pois ele permite distribuir temperaturas diferentes para as partes dianteira e traseira do veículo.

15. Espaço interno

Na hora de escolher o carro da família não considere apenas o espaço do motorista, pense em quantas pessoas viajarão no banco traseiro e se há necessidade de um bagageiro espaçoso. Viagens são bem mais confortáveis quando os passageiros podem se movimentar, esticar as pernas e não estão espremidos entre malas ou a cadeirinha do bebê.

16. Banco com regulação de altura

Além da movimentação normal do banco do motorista — para frente e para trás —, as montadoras passaram a oferecer modelos com a opção de regulação de altura do assento. Esse recurso possibilita que o carro se adapte a cada pessoa, mantendo-a em uma posição confortável enquanto dirige.

17. Vidros e travas elétricos

Carros confortáveis devem contar com a praticidade e a comodidade dos vidros e travas elétricos. Poder fechar as janelas com apenas um toque, destrancar o carro a distância e entrar rapidamente são apenas alguns exemplos dos benefícios que esses assessórios oferecem.

Agora, você há de concordar que um carro com todos esses itens seria a 8ª maravilha do mundo, mas um automóvel assim pode sair com um valor bem acima do que você espera. Portanto, é importante definir quais serão os acessórios essenciais para o seu dia a dia. A partir disso, você escolherá o carro ideal para sua situação financeira. Continue lendo para conferir as 9 marcas mais confortáveis do mercado.

As 9 melhores marcas de carro

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das principais marcas de carros do mercado, com destaque no quesito conforto.

1. Fiat

No ranking da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), dos 50 carros mais vendidos em 2018, a montadora italiana aparece com 7 modelos. Vários dos seus carros são conhecidos pela economia de combustível — mas o conforto também recebe destaque em alguns veículos.

O Fiat Argo, por exemplo, conta com central multimídia, botão para ligar e desligar o motor, câmbio tipo borboleta e ar-condicionado digital. Um recurso excelente nesse modelo é a função Tilt Down, que inclina automaticamente o retrovisor quando a marcha ré é acionada — uma ajuda e tanto para estacionar. O Argo se saiu bem nos testes de ruído e apresenta conforto acústico acima da média.

Já o Fiat Toro é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Ele conta com a função Hill Holder (sistema ativo de freio que ajuda nas arrancadas do veículo em subida), piloto automático, banco do passageiro rebatível, apoia-braço central entre os bancos dianteiros e, nos traseiros, porta-copos.

2. Ford

A empresa sempre foi bem conhecida pelo conforto e pela segurança dos seus automóveis. Entre os carros mais vendidos da marca estão o Ford Ka e o EcoSport.

O Ka disponibiliza bancos de couro em algumas versões e conta com vários porta-objetos espalhados pelo interior. O SYNC Media System é um sistema multimídia com uma tela de 3,5 polegadas, conexão Bluetooth, comandos de voz e botões no volante.

Já o EcoSport conta com uma tela multimídia de 8 polegadas sensível ao toque, uma outra tela de 4,2 polegadas exibindo o computador de bordo, um incrível sistema de som com 9 alto-falantes posicionados estrategicamente e câmbio automático.

Na versão Titanium ainda é possível desfrutar do teto solar elétrico. Se você está querendo um carro novo, o EcoSport certamente é uma boa opção.

3. Chevrolet

Entre as melhores marcas de carro não podia faltar a tradicional companhia norte-americana. Ela tem feito grandes investimentos relacionados à conectividade e à eficiência energética. A capacidade de inovação da montadora é incrível, com o contínuo desenvolvimento de novos modelos.

Uma revolução da Chevrolet foi a tecnologia exclusiva OnStar. Com um toque em um botão no retrovisor interno, no aplicativo ou em um dispositivo conectado à internet, é possível consultar informações como:

- serviços de segurança;
- diagnóstico;
- abertura e fechamento de portas.

O Chevrolet Cruze conta com as versões hatch e sedan. Ambos são procurados pelo desempenho e conforto oferecidos. Um sistema fantástico que equipa esses veículos é o Easy Park. Por meio dele, é possível estacionar em vagas horizontais e perpendiculares sem usar as mãos. Tudo automaticamente! Incrível, não acha?

4. Jeep

Os carros ícones do off-road se tornaram sinônimo de uma categoria. Com foco em inovação e tecnologia, e ainda conseguindo se apegar ao estilo tradicional, a Jeep surpreendeu o mercado brasileiro nos últimos anos.

Um dos carros mais vendidos é o Compass. Essa máquina esbanja conforto com o teto solar panorâmico, o ar-condicionado Dual Zone, que permite duas temperaturas no interior, e o dispositivo multimídia Uconnect, que integra seu smartphone à central do carro.

Com o comando de voz, você pode fazer ligações, mandar mensagens, escolher músicas e ainda alterar a temperatura interna.

5. Toyota

A companhia japonesa é famosa pelo design atraente dos carros, pela confiabilidade e pela vida útil dos modelos.

Um dos automóveis mais requisitados é o Corolla. Ele apresenta um motor 2.0 e é equipado com um câmbio CVT de 7 velocidades. Somado a isso, é possível conduzir o carro de maneira mais esportiva e emocionante com o simples apertar do botão Sport.

O Toyota Prius é um modelo híbrido que se sobressai pela economia. Além disso, o seu interior futurista realça a beleza externa. Também tem câmbio CVT com alavanca tipo joystick, assentos dianteiros com sistema elétrico de aquecimento, ar-condicionado Dual Zone, carregador sem fio para smartphone e por aí segue a lista. É um carro inovador!

6. Honda

No Brasil há mais de 20 anos, a Honda não se tornou referência em conforto e segurança à toa. Entre os muitos modelos produzidos pela empresa originária do Japão, alguns se destacam exatamente por combinarem praticidade e comodidade.

O HR-V, por exemplo, é sinônimo de espaço e dirigibilidade. Esses atributos fazem dele um dos melhores automóveis para viajar, principalmente para quem tem filhos. Entre as suas opções de acessórios, vale destacar a direção elétrica, a transmissão automática e o piloto automático. O porta-malas também chama atenção.

O FIT é outro modelo a ser considerado. Na versão EXL do modelo, é possível contar com 6 airbags, ar-condicionado digital, conjunto óptico full LED e painel de multimídia com 7 polegadas e interface para smartphone.

7. Mitsubishi Motors

Essa é outra marca japonesa já consolidada no mercado brasileiro. Embora alguns dos seus modelos não sejam tão populares ou acessíveis no Brasil, um deles já conquistou uma parcela significativa de consumidores: o Pajero.

O veículo é um dos 4x4 mais famosos do mundo por combinar muita potência e tecnologia de ponta. A versão 3D Full do utilitário é marcada pela inovação: são três portas, transmissão automática inteligente, carroceria monobloco e suspensão All Purpose nas quatro rodas.

Além disso, ele oferece auxílio visual por meio da câmera de ré, que ajuda bastante na hora de estacionar. Os bancos revestidos em couro deixam o carro ainda mais confortável, ao passo que o sistema AWC-R garante estabilidade e precisão durante a execução de curvas.

8. Renault

A tradicional montadora francesa conta com inúmeras opções para quem deseja cair na estrada com a família e curtir esses momentos sem preocupações. O Sandero Stepway, por exemplo, é conhecido por proporcionar uma boa economia de combustível com seu motor 1.6, ideal para quem precisa percorrer vários quilômetros por dia e não quer gastar muito. Também é oportuno mencionar o conforto interno e o porta-malas de grandes dimensões.

O Logan, por sua vez, é um veículo igualmente confortável, e ainda conta com ar-condicionado e vidro elétrico. No entanto, o que mais se destaca nessa alternativa é a relação entre custo e benefício, já que ela pode sair bem mais em conta do que modelos semelhantes feitos por outras marcas de carros.

Há ainda o Duster, um utilitário compacto. Ele está presente no Brasil desde 2011 e é comercializado com tração em 4 (4x4) ou em 2 (4x2) rodas. O espaço interno é um dos seus maiores atrativos, já que há uma distância de 2,67m entre os eixos.

9. Volkswagen

A principal montadora alemã também tem ótimas opções para que você e seus familiares transitem com o máximo de conforto. O Voyage Sedan, que é a reformulação do modelo de 1991, é comercializado em duas variações: 1.0 e 1.6.

A dirigibilidade é seu ponto alto, ao passo que também se mostra como um veículo altamente versátil: vai bem na cidade e na estrada. O custo-benefício faz a aquisição valer a pena!

O processo de escolha das marcas de carros

Deu para notar que existem muitos modelos disponíveis no mercado, certo? É claro que o conforto não deve ser o único quesito analisado no momento de escolher a melhor marca de automóveis. Ainda é preciso observar o custo-benefício, a motorização, as despesas com documentação e seguro, o valor de revenda, entre outros.

Mas pensar nas necessidades e no conforto da sua família é o que deve ter maior peso na decisão. Seja com o objetivo de fazer longas viagens ou simplesmente para se deslocar durante o dia a dia, ter um veículo confortável fará toda diferença no seu bem-estar. Por isso, é imprescindível escolher uma opção entre as melhores marcas de carro.

Depois de ler este post sobre as melhores marcas de carros no quesito conforto, você já deve estar mais preparado para fazer uma excelente escolha. Aproveite para saber também qual é o momento certo para trocar de carro e não ter problemas no futuro!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.