Meu Primeiro Carro

Moto de trilha: saiba como escolher a sua

Quer comprar uma moto de trilha e não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Veja dicas para acertar na escolha!

Comprar uma moto de trilha é um sonho para muitas pessoas que não veem a hora de ter a liberdade de explorar novos lugares em duas rodas e curtir a adrenalina que só um modelo do tipo pode proporcionar.

Mas, para não errar na hora de escolher a sua fiel companheira de aventuras, é importante ter atenção a alguns pontos. Entre eles, os principais são definir uma faixa de preço, optar pelo modelo que tenha as funcionalidades que você procura e fazer um planejamento financeiro para comprar o bem sem comprometer as finanças. Continue lendo e veja dicas incríveis para escolher a sua moto de trilha!

Moto de trilha: uma paixão

Mesmo motociclistas que não têm planos de, em um futuro próximo, colocar os pés em caminhos não pavimentados devem concordar: a moto de trilha é uma paixão.

Não é à toa. Modelos próprios para serem usados fora do perímetro urbano conquistam não só por essa peculiaridade. Suspensão alta e guidão largo são características que chamam a atenção de todo apaixonado por moto. Por isso, veículos desse nicho estão sempre na linha de frente dos lançamentos da indústria.

Escolhendo a moto de trilha ideal

Moto de trilha não é tudo igual. Para acertar na compra e garantir que você está adquirindo um veículo que atende as suas necessidades e não compromete a sua segurança e as suas finanças, é importante tomar alguns cuidados. Veja algumas dicas para escolher a sua moto!

Escolha o modelo certo

O primeiro passo na hora de escolher a sua moto de trilha é definir o modelo. Para isso, é preciso, antes de tudo, refletir sobre como você pretende usar o veículo.

Quem quer usar a moto tanto na cidade quanto na trilha, pode optar por modelos mistos (como uma trail), que têm baixa ou média cilindrada e apresentam bom desempenho em estradas pavimentadas e nas sem pavimento. Outra opção é a big trail, com média ou alta cilindrada.

Se o objetivo for usar a sua moto exclusivamente em terrenos não pavimentados, o modelo off road é o ideal.

Defina uma faixa de preço

Depois de definir o tipo de moto de trilha, é preciso estipular uma faixa de preço para a sua aquisição. Há modelos para todos os gostos, bolsos e necessidades. Quem pretende adquirir a sua primeira moto de trilha, pode considerar comprar uma usada para adaptação, por exemplo.

Mais em conta, os modelos usados são boas alternativas, mas prefira sempre comprar de marcas conhecidas e desconfie de preços muitos baixos.

Tenha atenção ao comprar uma moto usada

Caso opte por comprar uma moto de trilha usada, é essencial tomar alguns cuidados para não comprometer a sua segurança ou ter dor de cabeça no futuro. Tenha atenção a estes pontos:

- verifique a documentação e a procedência do bem;
- garanta que a transferência da moto foi feita;
- verifique e ateste a quilometragem;
- desconfie de preços muito abaixo do mercado;
- se necessário, peça ajuda de um especialista.

Prefira marcas reconhecidas

Na hora de pesquisar uma moto de trilha para comprar, além de selecionar um modelo alinhado com os seus objetivos de uso, dê preferência para marcas reconhecidas pelo mercado. Dessa forma, você garante que o veículo terá qualidade e evitará problemas, como dificuldade na hora de fazer a manutenção.

Caso não saiba quais são as marcas mais conhecidas, uma dica é observar as empresas que patrocinam eventos off road e optar pelos modelos que comercializam. Certamente, segurança é uma das prioridades dessas empresas.

Considere a manutenção

A manutenção da moto é um fator que não pode deixar de ser considerado. Muitos cometem o erro de comprar modelos importados e difíceis de serem encontrados e sofrem na hora que o veículo precisa de manutenção por não encontrarem assistência especializada ou as peças que necessitam.

Portanto, antes de fechar negócio, pergunte se as peças do modelo que pretende adquirir estão disponíveis no país, quanto costuma custar a manutenção e com que frequência você precisa fazer a revisão da moto.

Peça recomendações

Quem está começando no mundo de motos de trilha pode considerar pedir dicas para pessoas que já estão inseridas nesse meio e têm costume com esse tipo de veículo.

Caso não conheça ninguém que saiba sobre isso, uma boa dica é procurar na internet grupos e fóruns que reúnam pilotos de motos de trilha. Use o poder das redes sociais a seu favor para escolher a sua motocicleta de lazer!

A importância de um planejamento financeiro

Agora que você já sabe como escolher a moto de trilha ideal para os seus objetivos e as suas necessidades, é importante saber também a importância de um planejamento financeiro para adquirir o bem sem comprometer o orçamento. Confira algumas dicas para se organizar financeiramente!

Analise o seu orçamento

Para comprar a sua moto de trilha sem passar por apertos financeiros é importante, antes de tudo, analisar o seu orçamento para ver como pode encaixar essa aquisição nas suas contas.

Estabeleça um limite de preço

Há muitos modelos de motos de trilha para as diversas necessidades e possibilidades. A fim de não comprometer as suas finanças, defina um preço máximo para o bem. Busque aliar custo e benefício.

Defina quanto pode poupar por mês

Depois de pesquisar quanto custa a moto de trilha que você quer e em quanto tempo gostaria de adquirir o bem, é preciso definir um valor a ser poupado por mês para comprar o seu veículo. Coloque isso como prioridade e transfira a quantia logo no início do mês para um investimento. Assim, você não corre o risco de gastar os valores.

Uma boa alternativa aqui é investir em um consórcio de moto. Dessa forma, você terá o compromisso de separar um valor por mês para pagar a parcela, sem perder o controle financeiro.

Corte gastos

Para comprar a sua moto de trilha dos sonhos pode ser necessário fazer uma adequação no orçamento. Nesse sentido, cortar gastos é preciso. Identifique despesas que podem ser reduzidas ou eliminadas, como a mensalidade da academia que você nunca vai ou a assinatura de jornais que você não lê.

Reduzir gastos com mudanças de hábitos, como deixar de jantar fora todo o final de semana, também são atitudes que ajudarão a comprar a sua moto dos sonhos sem ficar no vermelho. Se for o caso, veja, ainda, alternativas para ganhar dinheiro e complementar a sua renda.

Seguindo essas dicas, é possível comprar a sua moto de trilha sem comprometer a sua segurança e, melhor, mantendo as finanças em dia!

Gostou deste conteúdo? Continue a se informar e leia também sobre quais são as motos que apresentam o melhor custo-benefício!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.