Meu Primeiro Carro

O que as luzes do painel do carro representam? Descubra neste artigo!

Quer entender melhor o significado e a importância das luzes do painel do carro? Confira o artigo que preparamos!

Para muitas pessoas, o carro é uma ferramenta indispensável no dia a dia. Além de ser um dos principais meios de transporte, ele é também um item de conforto, que oferece liberdade e comodidade ao proprietário em diferentes ocasiões. No entanto, mesmo utilizando o veículo com frequência, muitos motoristas acabam não dando tanta atenção às luzes do painel do carro — o que não é algo recomendável.

As luzes do painel do carro, na realidade, têm suas funções. Como você já deve ter percebido, elas apresentam diferentes formas, cores e maneiras de serem exibidas. Isso acontece pelo fato de que cada luz representa uma situação específica, informando ou alertando o motorista sobre alguma ocorrência.

No entanto, se você não entende muito bem a importância das luzes no painel do seu carro e, mais do que isso, não sabe o significado de todas elas, não se preocupe! Preparamos este artigo para tratar melhor sobre esse tema e mostrar o que essas luzes representam. Continue a leitura e saiba mais!

O que são as luzes do painel?

De maneira simples e objetiva, as luzes do painel do carro nada mais são do que sinais de caráter informativo. Ou seja, são verdadeiros instrumentos colocados nos veículos pelas montadoras, cujo objetivo principal é informar e alertar o condutor sobre o estado do carro e, também, o status de funcionamento dos diferentes componentes e itens presentes no seu automóvel.

Na prática, essas luzes ajudam você, condutor, a entender o estado do seu carro, identificando possíveis falhas ou situações de risco, como o superaquecimento do motor ou dos fluidos do veículo. Com os avanços da tecnologia e sofisticação dos sistemas inseridos nos carros modernos, os painéis se tornaram ainda mais completos.

Hoje, nos veículos mais novos, é comum notar a presença de uma série de luzes no painel. Todas elas estão associadas a modernas centrais eletrônicas que monitoram diferentes parâmetros do veículo, indicando se tudo está funcionando da maneira como deveria.

Quais são as luzes que merecem mais atenção?

Diferentemente do que muitos podem imaginar, nem todas as luzes do painel do carro indicam falhas ou danos ao veículo. Na realidade, cada indicação apresentada tem um significado, e muitas delas servem apenas para informar ao condutor que existe um instrumento ligado, por exemplo, os faróis.

Entretanto, o painel do carro também apresenta luzes de alerta importantes, as quais estão associadas à parte mecânica e eletrônica do veículo. Sendo assim, é preciso ter muita atenção a elas, pois podem ser um indicador de situações de risco, capazes de ocasionar danos ao próprio carro ou, em casos mais graves, aos seus ocupantes.

A seguir, listamos as luzes do painel do carro que merecem mais atenção. Confira!

Luz de temperatura do motor 
Luz De Temperatura Do Motor

Essa indicação é apresentada na cor vermelha e tem como ilustração a figura de um termômetro posicionado sobre um líquido. Esse líquido, na prática, é o responsável pelo arrefecimento do motor, que pode ser água ou uma solução composta por água e aditivo.

Quando essa luz permanece acesa no painel, isso é indicativo de problemas no sistema de arrefecimento. Por essa razão, o motor pode superaquecer e até incendiar. Por isso, é extremamente importante parar o veículo quando notar a presença dessa indicação no painel.

Luz de pressão do óleo do motor
Luz De Pressao Do Oleo Do Motor

Outra luz que merece total atenção é a da pressão do óleo do motor. Assim como a luz de temperatura, ela também é apresentada na cor vermelha com a ilustração de um reservatório com uma pequena gota na extremidade.

Essa luz pode representar problemas sérios no carro, como falhas na bomba de óleo ou vazamentos no sistema — situações que prejudicam a lubrificação interna do motor, aumentando a sua temperatura e o desgaste em razão do maior atrito.

Caso essa luz permaneça acesa no painel do seu carro, o mais recomendado é parar, desligar o motor e acionar o socorro. Do contrário, danos graves podem ser causados ao motor.

Luz da injeção eletrônica
Luz Da Injecao Eletronica

Essa luz costuma ser apresentada na cor laranja, associada à figura de um pequeno motor. Quando acesa, a luz da injeção indica falhas no sistema de alimentação de combustível do carro, prejudicando o funcionamento do motor, sua performance e consumo.

Em muitos casos, essa luz é um indicativo da presença de combustíveis de baixa qualidade no veículo, como álcool ou gasolina adulterados, ou quando se abastece o carro com um combustível diferente daquele estipulado pelo fabricante.

Luz do freio de mão
Luz Do Freio De Mao

Pode parecer que não, mas a luz do freio de estacionamento também merece total atenção do condutor. Ela é apresentada na cor vermelha, por meio da imagem de um círculo com uma exclamação dentro.

Essa luz merece sua atenção pelo fato de indicar que o freio de mão do carro pode estar parcialmente acionado. Nesse caso, o atrito gerado entre os freios e as rodas pode superaquecer o sistema, podendo até mesmo incendiar, caso o motorista não perceba a situação.

Além dessas luzes, existem outras que também merecem a sua atenção. Entre elas, não se pode deixar de citar, por exemplo:

- luz de combustível;
- luz de bateria;
- luz de cinto de segurança;
- luz do ABS;
- luz de airbag;
- luz de porta aberta e outras.

O que as cores significam nas luzes do painel?

As cores das luzes do painel do carro também têm um significado importante. Cada cor indica um tipo de situação, exigindo mais ou menos atenção por parte do motorista. A seguir, esclarecemos melhor. Acompanhe!

Luzes vermelhas

Indicam situações de maior gravidade, merecendo total atenção do motorista, pois podem afetar a sua segurança e a integridade do veículo. Além disso, são problemas que precisam ser solucionados imediatamente.

Luzes laranjas

Alertam sobre falhas mecânicas no veículo, merecendo uma atenção intermediária por parte do motorista. Em geral, os problemas apresentados por luzes dessa cor permitem que o motorista siga viagem, mas procure auxílio mecânico o quanto antes.

Luzes verdes

Já as verdes são luzes informativas, ou seja, não estão associadas a falhas ou problemas no carro. Sua função é apenas informar o condutor a respeito do status de instrumentos, como farol, seta e lanternas.

O que fazer quando alguma luz acender?

Como vimos, cada luz do painel do carro tem o seu significado. Logo, quando acesas, essas luzes podem exigir posturas diferentes do motorista, a depender da gravidade do problema indicado no painel. Sendo assim, é muito importante que você saiba como agir quando notar que alguma das luzes do painel permanece acesa.

Na prática, as luzes que merecem mais atenção são as vermelhas. Como explicado, elas indicam situações que precisam ser solucionadas imediatamente, pois estão associadas a falhas mais graves, que podem comprometer a sua segurança e a integridade do veículo. Dessa forma, caso você não seja capaz de solucionar o problema apresentado por uma luz vermelha, o mais recomendado é parar o carro e solicitar o socorro.

Por outro lado, as luzes laranjas, apesar de também estarem associadas a falhas mecânicas, permitem que você siga viagem com o carro sem grandes riscos. Porém, é preciso procurar auxílio especializado o quanto antes para solucionar, pois o problema pode se agravar.

Por fim, da mesma forma que é fundamental fazer as revisões do seu carro, checando a manutenção de freios, embreagem do veículo, câmbio e outros componentes, é essencial estar atento aos alertas emitidos pelo painel. Isso é necessário porque as luzes do painel do carro também estão diretamente associadas à sua manutenção, auxiliando o motorista na identificação de falhas, riscos e outras situações importantes.

Gostou deste conteúdo? Quer seguir lendo mais sobre o tema? Aproveite e confira também nosso artigo sobre inspeção veicular e a sua importância

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.