Meu Primeiro Carro

Para quem é indicado o consórcio de automóveis? Veja agora!

Você sabe como o consórcio de automóveis funciona e para quem ele é indicado? Esclareça suas dúvidas no nosso post!

Ter o próprio carro é o sonho de muitos brasileiros. E as vantagens são claras: perder menos tempo esperando pelo transporte coletivo, proteger-se da insegurança das ruas, cortar os gastos com táxi ou aplicativos de transporte, ter mais liberdade para circular pelas cidades e até mesmo realizar viagens.

Para muitas pessoas, o desafio consiste na forma como será realizada a compra desse bem. Afinal, poucos têm o valor total em mãos para adquiri-lo à vista. Para isso existe uma ótima opção: o consórcio.

Se você está se perguntando para quem é indicado o consórcio de automóveis, este artigo responderá a sua dúvida. Entenda agora mesmo tudo sobre essa modalidade e saiba se ela é uma boa alternativa para o seu caso!

O que é consórcio?

O consórcio é uma forma de comprar bens ou serviços a partir de um planejamento financeiro. Sua aquisição é realizada de maneira coletiva, onde um grupo de pessoas com objetivos em comum promovem um autofinanciamento. Na prática, você paga parcelas mensais, que são somadas aos pagamentos dos outros integrantes do grupo para formar um fundo comum e possibilitar as contemplações.

Para que haja segurança nessa transação, tudo é regulamentado e fiscalizado por uma instituição — no caso, o Banco Central do Brasil. Essa instituição tem uma relação direta com todas as administradoras autorizadas a vender consórcio no país e realiza o acompanhamento constante da qualidade do serviço prestado. As administradoras do consórcio são responsáveis por manter o bom funcionamento do grupo, redigir os contratos e gerir os recursos do grupo, segundo as regras estipuladas no contrato.

Cada administradora trabalha com diversas opções de planos. Dessa forma, o participante pode escolher os valores que melhor se encaixarem no seu orçamento doméstico. Além disso é possível definir o bem que você deseja adquirir, desde que dentro do segmento que você contratou.

Como o consórcio funciona?

A entrada no consórcio acontece quando você escolhe um plano oferecido pela administradora e assina o contrato — que deve conter todas as informações básicas para proteger a sua relação com a empresa. Depois disso, você está participando do grupo, sendo responsável por pagar as parcelas mensais e tendo o direito a participar das assembleias.

As assembleias de consórcio são reuniões em que a empresa apresenta a prestação de contas, discute avisos relevantes e faz a contemplação dos participantes. Essas reuniões podem acontecer de forma presencial ou online, para viabilizar a participação e acompanhamento das informações por parte de todos os consorciados, mesmo que não seja possível comparecer ao local.

As contemplações podem ocorrer de duas formas: sorteio ou lance. No sorteio a cota a ser contemplada é escolhida de forma aleatória. Já na oferta de lance, o consorciado antecipa parcelas do consórcio para aumentar suas chances de contemplação. Vale lembrar que apenas o participante vencedor precisa pagar o lance.

Quem for contemplado tem acesso à sua carta de crédito e pode adquirir o bem desejado. Por ser uma forma de aquisição bastante flexível, você pode utilizar sua carta de crédito para comprar o modelo de automóvel ideal para o seu perfil e sua necessidade, desde que esteja de acordo com o segmento contratado.

Outra grande vantagem do consórcio é que você paga de forma parcelada e ainda pode aproveitar as condições de compra à vista. Isso acontece porque na contemplação você vai receber o valor integral da carta de crédito. Assim, pode aproveitar isso para negociar descontos com o vendedor de automóveis.

Para quem é indicado o consórcio de automóveis?

Agora que você já sabe como o consórcio funciona, será que ele é indicado para o seu caso? Na verdade, esse serviço não é destinado a um perfil específico, mas corresponde a uma ótima forma de adquirir um bem com planejamento financeiro e segurança.

O consórcio é uma forma de poupar para o futuro. Assim, ele é ideal para quem não tem dinheiro suficiente para comprar o carro agora e precisa de um auxílio para se organizar financeiramente. Juntar dinheiro em uma poupança para adquirir seu carro, por exemplo, poderia facilitar atitudes impulsivas e fazer com que você o usasse para outras finalidades, uma vez que você tem acesso ao dinheiro a todo momento.

Já quando se faz um consórcio, o valor é pago mensalmente e a empresa fica responsável por administrar esse valor. Dessa maneira, você não corre o risco de usá-la em outras compras. Assim, a realização do seu sonho fica garantida.

Essa modalidade de compra também é uma ótima opção para quem quer planejar a aquisição do carro. Então, se você já tem um veículo e pretende trocar em breve, essa é uma maneira de se preparar financeiramente e fazer a substituição com calma. No caso de quem planeja ter o primeiro carro, ou dar de presente para o filho daqui a um tempo, também pode se preparar desse modo.

O consórcio é o mais indicado para quem não quer, ou não pode, abrir mão de uma grande quantia de dinheiro de uma só vez. Além disso, essa modalidade de investimento permite que você economize, pois não existe a cobrança de juros, e sim de uma taxa de administração que geralmente tem um valor mais acessível se comparada a outros modelos de aquisição parcelada.

Já para quem tem necessidade de adquirir o bem de forma imediata, o consórcio não é a melhor opção. O consórcio funciona como uma poupança programada e possibilita que o participante planeje sua compra. Como é necessário aguardar a contemplação para ter acesso à carta de crédito, não há como prever o momento exato da aquisição do bem.

Agora você já sabe responder para quem é indicado o consórcio de automóveis, além de conhecer o modo de funcionamento desse serviço e as suas vantagens. Então, que tal considerar essa opção para conquistar seu próximo carro? Leia nosso guia completo de aquisição de veículos por consórcio e se informe ainda mais!
Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.