Meu Primeiro Carro

Quais acessórios de carro vão facilitar a revenda no futuro?

Alguns acessórios fazem uma enorme diferença na hora de revender o veículo, sabia? Veja quais são eles!

Na busca por encontrar um bom veículo, você por acaso já percebeu que alguns acessórios modificam consideravelmente o valor de venda final do automóvel? Realmente, existem alguns itens que têm a capacidade de valorizar o automóvel, até facilitando no caso de uma futura revenda. Como é bem provável que um dia você decida revender seu veículo, pode ser uma boa já começar a pensar, desde o momento da aquisição, sobre o que poderia facilitar sua vida nessa ocasião.

Pensando justamente nisso, vamos apresentar aqui neste post os principais acessórios para carros que têm esse poder de facilitar a revenda e valorizar o veículo. Acompanhe!

10 acessórios para carros que aumentam o preço de venda

Confira agora quais são esses acessórios poderosos, aprendendo sobre suas funcionalidades e as vantagens obtidas ao acrescentá-los ao carro!

1. Kit estacionamento

Composto por sensor e câmera de ré, o kit estacionamento é um item bastante cobiçado pelos condutores de automóveis. Além de ser um acessório que vai facilitar a revenda no futuro, esse também é um item que evita que você tenha gastos extras com o carro, ocasionados por eventuais esbarrões ao estacionar no dia a dia.

Os sensores são instalados nos para-choques dianteiro e traseiro. Há ainda uma câmera para que motoristas tenham um controle maior da manobra. Avisos sonoros são emitidos ao se aproximar de outros veículos e obstáculos, evitando assim pequenos acidentes.

A simplicidade da instalação e o baixo custo fazem com que esse acessório para carros seja bastante procurado pelos motoristas a fim de garantir uma maior noção de espaço e segurança tanto a condutores e passageiros como até a pedestres.

2. GPS automotivo

Para pessoas que moram em grandes capitais ou até mesmo para quem se aventura por estradas desconhecidas no interior, o uso do GPS automotivo é indispensável. Em inglês, a sigla resume Global Positioning System, o que pode ser traduzido como sistema de posicionamento global. O uso desse recurso permite que o condutor não só saiba sua localização exata, como também que seja guiado por rotas selecionadas.

Hoje em dia, o uso de aparelhos de GPS automotivos vem sendo bastante questionado por conta do surgimento dos aplicativos de navegação para smartphones. Quando o assunto é segurança, porém, não podemos colocar esse item em segundo plano.

Já imaginou se seu celular perde o sinal ou se a bateria acaba no meio da estrada? Dá medo só de pensar, não é verdade? Por essas e outras, é sim vantajoso contar com um GPS automotivo, ainda mais quando pensamos que esse pode ser um item de barganha na revenda do seu veículo.

3. Central multimídia

A central multimídia é um acessório desejado por muitos proprietários de carro pelo mundo afora. Suas diversas funcionalidades e seu visual elegante fazem com que esse item valorize o automóvel. Geralmente composto por um display touchscreen, esse item permite que outras tecnologias sejam acopladas ao carro, como CD, DVD, USB, bluetooth e inclusive o GPS.

Algumas centrais mais modernas proporcionam a experiência de conectar o celular e, assim, compartilhar o uso de aplicativos por meio da tela. E a boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, esse item passou a ser bem mais acessível. Já existem até montadoras que estão colocando esse recurso como item de série em alguns modelos.

4. Alarme

Hoje em dia, imaginar um veículo sem alarme é difícil, não é mesmo? Afinal de contas, esse acessório ajuda bastante na prevenção contra roubos de carros. Ao perceber que o veículo tem alarme, o ladrão já identifica mais um empecilho para sua ação, pensando melhor sobre o alvo escolhido. Esse é, portanto, um item de extrema importância para garantir a segurança do seu automóvel.

A maioria dos alarmes funciona emitindo um aviso sonoro ao ser acionado. Outros modelos mais avançados podem atuar em conjunto com outras partes do veículo, cortando a injeção de combustível para o motor. Com isso, por mais que o carro seja arrombado, não vai andar.

5. Rodas de liga leve

De acordo com concessionárias e lojas especializadas no segmento, a roda de liga leve é o segundo acessório de carro mais cobiçado pelos donos de automóveis, perdendo apenas para o rádio. A diferença com relação às rodas de aço normais é baseada em 3 aspectos:

1. estética;
2. peso;
3. custo.

Com relação à estética, ninguém pode negar que as rodas de liga leve chamam a atenção por onde passam. Com um desenho mais criativo e mais possibilidades de escolha, a roda de liga leve ganha pontos quando o assunto é design. Sem dúvida, vai chamar mais a atenção de possíveis compradores quando você resolver revender!

Essas rodas costumam ser 15% mais leves que as rodas de aço, podendo chegar a uma diferença de 50% em modelos maiores. Por mais que essa diferença no peso seja pouco notada na eficiência do carro, é possível sim que o condutor note certa mudança na direção do veículo, sentindo-a mais suave.

O custo costuma ser de pelo menos 2 vezes o valor das rodas de aço, mas sua escolha pode trazer alguns benefícios no longo prazo. Nesse caso, por exemplo, a suspensão do veículo é submetida a esforços menores, assim como o freio. Com o passar do tempo, portanto, pode ser que o investimento compense, ainda mais se você pensar na facilidade a mais que terá quando decidir revender o veículo.

6. Itens de segurança

Os airbags e o freio ABS são itens de segurança que estão cada vez mais presentes nos carros. Desde 2014, aliás, esses itens são obrigatórios para todo veículo que é produzido no Brasil. Não ter esses acessórios para carro pode gerar, então, um efeito nada desejável: a desvalorização do automóvel.

Além da valorização do carro, a segurança que ambos os itens proporcionam são vantagens excepcionais. O ABS evita que os freios do seu veículo travem e diminui a distância de frenagem, podendo evitar acidentes graves. Os airbags, por sua vez, reduzem o risco de ferimentos em acidentes, sendo capazes até de salvar a vida dos passageiros.

7. Banco de couro

Além do toque de luxo que esse acessório dá ao carro, outra vantagem que o banco de couro proporciona está relacionada à limpeza do veículo. Higiene e praticidade são benefícios fortes proporcionados pelo banco de couro. Acredite: com esse material, um simples pano umedecido já dá conta da limpeza.

8. Ar-condicionado

Já há alguns anos, o ar-condicionado deixou de ser item exclusivo dos carros mais luxuosos, caindo no gosto da maioria dos brasileiros. E não é para menos! Com nosso clima tropical, dirigir por aí sem esse equipamento é quase impossível — especialmente nos dias de verão. Além de fazer bem para você, investir no ar-condicionado também vai ajudar a valorizar o veículo na hora da revenda.

Vai comprar um carro novo? Como já é bom ir pensando em uma possível venda no futuro, trate de incluir esse item na lista de opcionais! E se você já tem o carro, mas ele ainda não conta com ar-condicionado, sem problema! Dá para instalar mesmo assim, sabia? Especialmente no caso de instalação após a compra, dê preferência a equipamentos originais de fábrica. O investimento pode ser um pouquinho mais alto, mas valerá cada centavo.

Se seu carro tem as opções de ar-condicionado manual e ar-condicionado digital, um pouquinho de investimento extra para instalar o digital é uma ótima pedida. Mais moderno, esse equipamento vai agregar muito valor ao veículo — até porque a maioria dos carros no mercado ainda conta apenas com a opção manual.

9. Direção hidráulica

Outro item que costuma agradar muitos motoristas é a direção hidráulica, que torna a direção muito mais fácil e confortável, especialmente na hora de estacionar e fazer balizas, quando é preciso manobrar bastante.

Assim como acontece com o ar-condicionado, a direção hidráulica pode ser incluída diretamente na lista de opcionais do veículo ou ser instalada depois. E aqui vale a mesma regra: dê preferência aos produtos originais da montadora para garantir um valor agregado maior e também mais tranquilidade no pós-venda.

10. Rastreador automotivo

O rastreador automotivo não sai de fábrica com o veículo, mas é um acessório de carro cada vez mais cobiçado pelos motoristas. Isso porque, como bem sabemos, a realidade brasileira está complicada. Investir em acessórios que aumentem a segurança do próprio bem e, claro, dos ocupantes do veículo, é sempre uma boa pedida.

Os rastreadores garantem mais tranquilidade e evitam reações que podem colocar a vida dos ocupantes em risco durante um assalto, por exemplo. Afinal, para que reagir se o carro será rastreado, facilitando o trabalho da polícia? Por essas e outras é que esse item valoriza bastante o carro na venda.

De agora em diante, se você ficar na dúvida entre quais acessórios de carro devem ser escolhidos, já conhece ao menos 10 que, além de facilitarem a revenda, também valorizarão seu veículo.

4 acessórios para carros que facilitam a vida do motorista

Listamos até aqui acessórios que podem vir de fábrica (às vezes como opcionais) ou instalados posteriormente no veículo. Mas existem outros pequenos itens que, quando agregados ao automóvel, facilitam muito a vida do motorista. Veja alguns exemplos!

1. Porta-óculos

Verão, sol a pino, você entra no carro e percebe que esqueceu os óculos escuros em casa. Bem chato, não é? Por esse motivo, o mercado oferece diversos modelos de porta-óculos que podem ser acoplados ao veículo.

Os mais simples vêm com uma espécie de clipe ou gancho para ser preso ao quebra-sol. De fácil alcance, porém, os óculos ficam excessivamente visíveis e expostos. Outro modelo, um pouco mais sofisticado e discreto, é o porta-óculos lateral, um estojo próprio para óculos que é aparafusado no lugar da alça de mão, acima da porta. Se comprado da cor exata do revestimento interno do carro, quase não se percebe sua presença.

Vale lembrar que alguns modelos automobilísticos já fornecem o porta-óculos como acessório de fábrica.

2. Suporte para celular

Esse é, sem dúvida, o mais popular dentre os acessórios para carros. Afinal, hoje o celular faz a vez de GPS e de rádio, além de desempenhar sua função original de telefone e instrumento de trabalho para os motoristas de aplicativo, entre muitas outras possibilidades. Mas não podemos nos esquecer de que manusear o celular enquanto dirige é considerada uma infração gravíssima. Então nada melhor que investir em um suporte para seu aparelho, evitando assim multas e acidentes!

Existem modelos com ventosas, que podem ser fixados no painel ou no para-brisa do carro. O problema é que, se não forem de boa qualidade ou bem colocados, eles podem oferecer um risco maior de descolamento, caindo durante o caminho. Já os suportes desenvolvidos para serem presos à saída de ar do painel do automóvel são mais firmes, além de ficarem em uma boa posição para a visualização.

Carros mais novos, como o Up e o Voyage, ambos da Volkswagen, já contam com suporte para celular de série, acoplado ao painel e com entrada USB.

3. Caixa organizadora

Além de facilitarem o dia a dia, as caixas organizadoras ainda ajudam a proteger o porta-malas do veículo. Objetos muito pesados podem ser acondicionados nas caixas, evitando que rolem durante o trajeto e amassem o interior do bagageiro ou outros itens por lá alocados. A maioria dos modelos é dobrável e não ocupa espaço quando não está sendo usada.

São extremamente práticas na hora de fazer compras no supermercado, por exemplo, permitindo separar os produtos delicados dos mais pesados e preservando itens quebráveis. Aliás, as compras podem ser acondicionadas diretamente nas caixas organizadoras, sem a necessidade de usar sacolas plásticas, viu? Uma atitude econômica, organizada e consciente.

4. Lixeira portátil

Tanto no dia a dia quanto pensando no momento da revenda, é importante garantir a conservação do veículo externa e internamente. Restos de comida e embalagens de alimento, por exemplo, podem sujar e até danificar o console e os bancos do carro. Para evitar essa dor de cabeça, o melhor é ter uma lixeira portátil sempre à mão.

Você pode optar por um modelo de neoprene ou plastificado colocado no câmbio do automóvel. Se precisar de uma lixeira maior, no entanto, talvez seja melhor escolher uma de plástico que possa ser colocada, por exemplo, na lateral da porta. Ambos os modelos são laváveis e só precisam ser esvaziados e higienizados constantemente.

Apesar da nossa lista já apresentar várias opções, é bom estar sempre atento às novidades tecnológicas que surgem diariamente no mercado para não ficar para trás! Lembre-se de que atualizações e lançamentos acontecem com frequência.

Gostou de conhecer os acessórios para carros que podem facilitar sua vida tanto no dia a dia como na hora da revenda? Em nosso blog damos várias outras dicas interessantes. Que tal dar uma passadinha por lá agora para conferir se vale mesmo a pena comprar um carro zero, por exemplo?

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.