Meu Primeiro Carro

Respondemos 4 dúvidas sobre consórcio de veículo pesado

Veja como o consórcio pode ajudar você a ampliar a sua frota ou comprar seu primeiro caminhão!

Comprar um caminhão pode ser um desafio, não importa qual seja a situação — adquirir o primeiro veículo, fazer a gestão da frota, manutenção ou ampliação. Afinal, o investimento é alto, e isso pode impactar o seu negócio.

Muitas vezes, a melhor opção é buscar uma aquisição planejada, como é o caso do consórcio de veículo pesado. Continue lendo para entender como funciona essa modalidade e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

O funcionamento de um consórcio para veículo pesado

O consórcio para veículo pesado funciona da mesma forma que para os demais tipos de produtos e serviços. A ideia é juntar pessoas físicas ou jurídicas interessadas na compra desse tipo de bem e uni-las em grupos de autofinanciamento.

Essa modalidade de consórcio é muito importante, pois torna mais acessível a possibilidade de adquirir um caminhão e iniciar um negócio ou mesmo de realizar a manutenção e atualização da frota. E isso é uma oportunidade e tanto, principalmente em um país em que 75% do transporte de mercadorias é feito em malha rodoviária.

As principais vantagens de um consórcio para veículo pesado

A aquisição de bens por meio do consórcio apresenta uma série de vantagens. Quando se trata de veículos pesados, esses benefícios se tornam ainda mais atraentes, em função dos custos envolvidos, principalmente em quantidades maiores. Conheça os principais a seguir.

Sem entrada

Ao contrário de outras modalidades de compras parceladas, as aquisições feitas por meio do consórcio de veículo pesado não precisam de entrada. Isso é uma grande vantagem, principalmente porque a necessidade de um valor inicial onera muito a compra desses bens — às vezes até impossibilitando o investimento.

Ausência de juros

No consórcio não existe cobrança de juros em cima do parcelamento — nessa modalidade é cobrada apenas uma taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado a outras formas de aquisição parcelada. No entanto, é importante ressaltar que podem haver cobranças de juros em caso de atrasos no pagamento das parcelas.

Possibilidade de adiantar a contemplação

Como a contemplação no consórcio é feita por sorteios periódicos, esse investimento pode ser considerado como uma compra planejada. Porém, existe a possibilidade de antecipar o acesso à carta de crédito por meio da oferta de lances. Por isso, caso você tenha uma reserva financeira, pode ser uma boa estratégia utilizá-la para esse fim.

4 dúvidas sobre consórcio para veículo pesado

Apesar de o consórcio já ser bastante conhecido e ter um mercado crescente no Brasil, é normal ainda surgirem algumas dúvidas sobre o funcionamento desse sistema para compra de veículos pesados. Veja abaixo as 4 principais.

1. Como escolher a administradora de consórcio?

A primeira questão na hora de aderir a um consórcio é saber como escolher a administradora. Esse é um ponto importante, afinal, ela será a responsável pela gestão dos grupos. Por isso, pesquise bastante e procure informações sobre o histórico da empresa, principalmente no site do Banco Central, que faz a fiscalização do setor.

2. O que faço se o valor do veículo aumentar?

Não precisa se preocupar com as variações de valor que podem ocorrer ao longo do contrato, pois o consórcio assegura a manutenção do seu poder de compra na contemplação. Na prática, isso quer dizer que o valor de referência do bem vai sendo ajustado de acordo com as mudanças do mercado.

3. Posso antecipar parcelas?

Sim. As parcelas podem ser antecipadas espontaneamente a qualquer momento, o que reduzirá o saldo devedor. Além disso, valores de lances vencedores também entram como antecipação de parcelas e ainda aumentam as chances de contemplação.

4. E se eu mudar de planos sobre a compra do produto?

Uma das grandes vantagens do consórcio é, justamente, a flexibilidade que ele traz. Caso os seus planos com relação ao bem desejado mudem ao longo da vigência do grupo, não tem problema. Ao ser contemplado, você pode utilizar a carta de crédito para adquirir outro bem, desde que seja da mesma modalidade escolhida em contrato.

Como visto, adquirir um caminhão para iniciar o seu próprio negócio ou gerir e ampliar a frota da sua empresa é um investimento que deve ser bem pensado para que não cause impactos negativos em seu orçamento. Nesse sentido, o consórcio de veículo pesado é uma opção viável e que torna a realização dos seus sonhos mais acessível. Por isso, avalie as vantagens apresentadas neste post e planeje o seu futuro.

Acha que essa é a melhor forma de aquisição para você? Então, aproveite e conheça mais sobre como fazer um consórcio com segurança.
Guia Do Consorciado Saiba Como Fazer Um Consorcio Com Seguranca Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.