Meu Primeiro Carro

Saiba como organizar o carro com estas 6 dicas práticas

Quer organizar o carro, mas não sabe nem por onde começar? Então veja as dicas práticas que preparamos para você!

Quem tem um automóvel sabe como é importante fazer manutenções periódicas. Além de serem necessárias para a segurança dos usuários, elas ajudam a diminuir o efeito de desvalorização que o tempo impõe aos carros.

No entanto, mais do que consertar peças ou calibrar pneus, é fundamental saber como organizar o veículo. Afinal, a organização também contribui para evitar possíveis danos causados pela utilização frequente desse bem.

Pensando nisso, elaboramos este texto. Durante a leitura, você encontrará uma série de dicas práticas para aplicar em seu cotidiano. Leia o artigo até o fim para saber mais!

1. Evite comer dentro do carro

Muitas vezes, a correria do dia a dia faz com que fiquemos sem tempo até para comer, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas aproveitam o momento no trânsito para fazer um lanchinho ou beliscar algo. No entanto, essa prática — aparentemente inofensiva — pode oferecer alguns obstáculos na hora de limpar ou organizar o veículo.

Salgadinhos, bolachas e outras comidas podem esfarelar facilmente, ainda mais quando consumidas em movimento. O pior de tudo é que esse tipo de sujeira é difícil de limpar. Para quem tem filho, os cuidados devem ser redobrados.

2. Organize as roupas

Levar roupas no veículo pode ser necessário em muitas ocasiões. No entanto, algumas pessoas têm o hábito de deixá-las espalhadas nos bancos traseiros ou no porta-malas.

Se possível, mantenha suas roupas guardadas em alguma embalagem plástica ou mochila. Acredite: essa simples medida pode fazer muito pela organização do carro.

3. Guarde os objetos pessoais

Essa recomendação vale tanto para a segurança de seus pertences quanto para a arrumação do veículo. Ao deixá-lo estacionado, guarde objetos soltos, como carteira, chaves, celular e outros artigos pessoais. Se possível, leve-os consigo.

Quando ficam à mostra sobre o painel ou em cima dos bancos, esses itens podem chamar a atenção de quem passa na rua. Nesses casos, é sempre melhor prevenir, concorda? Além disso, ao guardá-los no porta-luvas ou em uma mala, por exemplo, a percepção de espaço interno tende a aumentar, melhorando a sensação de quem está dentro do carro.

4. Use o porta-luvas com sabedoria

Embora seja prático e muito útil, o porta-luvas é um lugar onde vários itens vão se acumulando com o tempo: papéis, documentos, kit de primeiros socorros e por aí vai.

O ideal é que ele seja esvaziado e higienizado periodicamente, para que você consiga utilizá-lo quando for realmente necessário. Outra recomendação pertinente é manter um porta-moedas dentro dele, assim você não perderá seus trocos.

5. Não descuide da limpeza

As sujeiras que ficam no interior de um veículo podem até parecer invisíveis, mas saiba: elas estão lá. Sem uma limpeza regular, é provável que fique cada vez mais complicado retirar os resíduos — e não é isso que você quer, certo?

Um aspirador pode ser um grande aliado para limpar os cantinhos mais difíceis de serem alcançados. Não se esqueça de tomar bastante cuidado ao utilizar panos úmidos ou com álcool, já que eles podem afetar negativamente o funcionamento de componentes elétricos do carro — se você quer facilitar a revenda, é interessante que tudo esteja funcionando perfeitamente

Caso caiba em seu orçamento, procure alternativas pagas de limpeza. Esses serviços são especializados e, quando bem-feitos, fazem com que você economize tempo e tenha o seu carro brilhando, sem prejudicá-lo em nenhum aspecto. Vale a pena ficar de olho em promoções de sites de compra coletiva. Se preferir, você também pode usar uma luva de limpeza e um produto específico nas partes que não são estofadas ou elétricas.

6. Utilize bons acessórios

Os acessórios são grandes amigos dos motoristas, e eles podem ter inúmeras utilidades para facilitar a organização do carro. Pensando nisso, listamos alguns que não podem ficar de fora do seu veículo. Confira, logo abaixo, quais são eles, como utilizá-los e por quais razões eles são úteis.

Lixeira

Uma boa ideia é colocar uma pequena lixeira no câmbio ou em outro local do veículo. Assim, qualquer sujeirinha pode ser direcionada para esse compartimento em vez de ficar espalhada pelo chão ou nos bancos.

No entanto, é fundamental trocá-la regularmente. Em algumas situações, essa troca deve ser diária. Evite jogar lixos orgânicos e, caso o faça, lembre-se de descartá-los em até 24 horas, no máximo. Dê preferência aos materiais impermeáveis.

Sapateiras flexíveis

Você já viu aquelas sapateiras flexíveis que geralmente são penduradas atrás de uma porta? Elas ficam ótimas quando colocadas na parte traseira dos bancos, funcionando como verdadeiros organizadores. Se você já tiver uma em casa e o tamanho for inadequado, há a possibilidade de cortá-la até atingir as dimensões ideais.

Para quem tem filhos, elas são ainda mais funcionais, já que comportam livros de pintura, lápis de cor, brinquedos e outros apetrechos, deixando o veículo muito mais organizado.

Suporte para celular

Um suporte para celular pode ser muito útil para posicionar o smartphone e conferir o caminho que você está fazendo por meio de aplicativos como Waze ou Google Maps.

Geralmente esses itens são pequenos e ficam presos nas saídas de ar do veículo. Assim, você não precisará ficar procurando ou segurando seu telefone enquanto dirige, o que é extremamente perigoso.

Porta-copos

Um porta-copos evita maiores acidentes com líquidos em seu carro, fazendo com que ele permaneça seco e limpo. Aliás, eles também podem ser usados para apoiar garrafas de água — o que é bastante significativo, já que boa parte dos veículos não tem um apoio específico para essa finalidade.

Organizador para compras

Um organizador para compras pode ser aquilo que a sua criatividade permitir: caixa, ecobag, engradado, entre outros. O importante é que os itens comprados fiquem estáveis e reunidos em um só lugar. Assim, você economiza espaço e evita que suas compras caiam ao fazer uma curva, por exemplo.

Enfim, não é tão difícil saber como organizar o carro, concorda? Basta tomar alguns cuidados para que você tenha mais conforto ao utilizá-lo, e não problemas na hora de fazer uma avaliação para revenda.

No entanto, se o seu veículo atual já não atende as suas necessidades, pode ser uma boa ideia pesquisar novos modelos, você não acha? Para não ter dúvidas, confira qual é o momento certo para trocar de carro.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.