Meu Primeiro Carro

Vai viajar de carro? Dicas de cuidado e opções de destinos!

Para curtir um passeio seguro, é preciso ficar atento a alguns cuidados com o carro. Veja quais são no nosso post!

As férias estão chegando e você quer fazer aquele passeio inesquecível com a sua família? Ou você está pensando apenas em fugir da rotina por um final de semana? Caso a intenção seja viajar de carro, é bom começar a ficar de olho nos detalhes. Afinal, ninguém quer correr o risco de sofrer acidentes, nem de perder tempo parado na estrada.

Para se prevenir antes de sair de casa, elaboramos uma lista com os principais itens que você deve revisar no seu carro. Além disso, separamos algumas opções de destinos incríveis para curtir a paisagem ao longo do caminho, bem como algumas informações importantes sobre planejamento de viagem. Você se interessou pelo assunto? Então, é só continuar a leitura do post!

Saiba quais cuidados ter ao viajar de carro

Não adianta escolher o roteiro e fazer as malas se antes você não verificar se o seu carro está em boas condições para uma viagem. Estar em dia com a manutenção do veículo já é um primeiro passo para seguir mais tranquilo, mas, ainda assim, alguns pontos precisam ser observados — de preferência, com a ajuda de um profissional.

Além disso, você precisa garantir que a viagem será agradável para todos. Que tal envolver toda a família nos cuidados antes da viagem? Separamos algumas dicas de itens que não podem deixar de ser adicionados na sua checklist. Confira!

Pneus

É preciso observar se os pneus não estão muito desgastados e se estão devidamente calibrados. Seu mecânico de confiança também deve conferir se há necessidade de fazer um alinhamento e balanceamento para que você não tenha problemas na direção. Não deixe de incluir o estepe na revisão.

Óleo e combustível

Você vai utilizar álcool ou gasolina? É importante estar com o tanque cheio, pois pode ser que, em alguns trechos da viagem, seja difícil encontrar postos de combustível. Veja também se está na hora de fazer a troca de óleo ou se você precisa apenas de completar o reservatório.

Freios

A manutenção de freios é uma das formas de trazer mais segurança para você e a sua família e, por isso, é preciso realizá-la antes de ir para o seu destino. Mesmo se não houver sinais de problemas, como tremores, barulhos ou excesso de pressão, peça para que os itens que compõem o freio sejam avaliados.

Playlist

Qualquer viagem fica muito mais divertida se você prepara uma playlist animada! Conte com a ajuda de quem vai com você para fazer uma seleção de músicas que gostariam de cantar juntos. Mesmo que seus filhos escolham algumas opções que não agradem muito a você por diferenças de gostos musicais, lembre-se de que o passeio precisa ser especial para todos e, por isso, não deixe de abrir exceções!

Comidas

Nem sempre há boas opções de restaurantes e lanchonetes no meio da estrada e, além disso, essas paradas podem acabar saindo um pouco pesadas financeiramente para você. Por isso, compre alguns lanches e frutas para serem saboreados no trajeto e não se esqueça: água é fundamental para manter a família hidratada.

Conheça alguns destinos especiais para sua viagem

Depois da revisão do carro e de definir alguns detalhes importantes, é hora de escolher o destino — caso isso ainda não tenha sido feito. Existem excelentes opções de Norte a Sul do país em que é possível encontrar lindas cidades, paisagens exuberantes e, é claro, pessoas incríveis para recepcionar você e os demais viajantes. Veja algumas dicas!

Estrada Real

Indo de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, a Estrada Real é considerada como a maior rota turística do Brasil e foi uma importante rota do ouro no século XVII. No caminho estão muitas cachoeiras, cidades históricas e a deliciosa culinária mineira. Boa parte do trecho pode ser percorrida de carro e, por isso, essa é uma excelente opção para quem deseja viajar sobre quatro rodas.

Rota Ecológica

Cerca de 50km de muito calor e lindas praias: essa é a Rota Ecológica, localizada no litoral de Alagoas. O mais indicado é separar uma quantidade maior de tempo para essa viagem — cerca de 7 dias — para que você possa curtir cada cidade com mais tranquilidade e, é claro, aproveitar bastante o mar.

BR-174

Quer conhecer mais da região Norte do Brasil? Uma boa opção é ir de Boa Vista, em Roraima, até Manaus, no Amazonas. A viagem é longa, afinal, são mais de 700km que separam as duas cidades. Pelo caminho, você verá o Marco da Linha do Equador e a belíssima vista da Serra do Tepequém.

Rota Romântica

O Rio Grande do Sul também guarda um excelente trajeto: a Rota Romântica, que vai de São Leopoldo a São Francisco de Paula, passando pelas famosas cidades de Gramado e Canela. Apesar do nome, que indica um passeio ideal para fazer a dois, é possível levar toda a família nessa viagem, já que é um roteiro cercado de muita natureza e calmaria.

Entenda a importância de planejar esse momento

Mesmo com toda a precaução, uma viagem sempre pode ter imprevistos: pneus furados no meio da estrada, por exemplo, podem resultar em algumas horas parado e o custo para reparo ou por um novo pode ser alto. Por isso, é muito importante que você se planeje para ter dinheiro o suficiente para arcar com esses custos extras.

Caso você ainda não tenha um veículo e esteja fazendo locação para esses passeios, também vale a pena incluir no seu planejamento anual um consórcio. Dessa forma, você conquista o seu carro próprio, diminui os gastos com um bem que não é seu e, além disso, tem a chance de passear ainda mais com as pessoas que você ama.

Separar um tempo para a sua família é ideal para que todos possam se divertir, relaxar e viver grandes momentos juntos. Viajar de carro é uma excelente forma de manter essa união e aproveitar para conhecer um pouco mais das belas rotas turísticas que existem por todo o Brasil.

Quer saber mais dicas para curtir um passeio de carro? Baixe agora mesmo o nosso eBook e se prepare para o próximo destino!
Viajando De Carro Com A Familia Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.