Meu Primeiro Imóvel

Como montar uma cozinha planejada e depois decorá-la?

Não sabe por onde começar o planejamento da sua cozinha? Leia o nosso post e veja as principais dicas sobre o assunto!

Não há dúvidas de que a cozinha é um dos espaços mais importantes da casa. É nela que as pessoas costumam se reunir para conversar, receber os amigos e desfrutar de bons momentos juntos.

Montar uma cozinha planejada é uma das tarefas mais prazerosas para quem está comprando o primeiro imóvel ou se mudando para um maior. Porém, esse também é um processo que exige organização e planejamento para que tudo saia como o esperado.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como montar uma cozinha planejada e ter sucesso nessa missão. Confira!

Como montar uma cozinha planejada?

Para montar a sua cozinha dos sonhos, organização é fundamental. O mercado oferece diversas opções de materiais, cores e modelos, portanto, se você não tiver uma ideia clara do que quer ou do que precisa, ficará perdido em meio a tantas possibilidades.

Antes de sair às compras é essencial pesquisar bastante sobre o tema. Leia sites e revistas especializadas no assunto, entenda as diferenças entre os materiais e acabamentos. Saiba o que é apenas bonito e o que funciona de verdade no dia a dia. Busque inspirações no Pinterest, por exemplo, e monte uma pasta com as suas cozinhas preferidas.

Após essa preparação, você estará apto para seguir com os próximos passos. Falamos mais sobre eles nos tópicos abaixo.

Avalie a praticidade

Você com certeza verá muitas fotos de cozinhas planejadas lindíssimas, mas que na prática não funcionam. Assim, é muito importante saber aliar a estética com a funcionalidade de todos os itens, afinal, você não quer investir em algo que dará mais dor de cabeça do que prazer, certo?

Leve em consideração o tamanho do cômodo e também da sua família. É um apartamento pequeno para um casal ou um sobrado para uma família com 4 pessoas? Vocês costumam fazer refeições longas em casa, como almoço ou jantar, ou os lanches rápidos são mais comuns? Vocês gostam de receber amigos e cozinhar ou isso é algo raro de acontecer?

Outro detalhe importante e que, muitas vezes, as pessoas se esquecem é a quantidade de pertences, bem como o tipo de espaço necessário. Por exemplo: você tem muitos pratos, xícaras e talheres ou mais panelas e utensílios para cozinhar?

A definição de todas essas questões são importantes no momento do planejamento da cozinha para que as suas necessidades sejam perfeitamente atendidas.

Decida os utensílios

Você não precisa se preocupar tanto em relação aos eletrodomésticos pequenos e que ficam guardados na maior parte do tempo. Porém, aqueles de uso diário devem entrar no seu planejamento. Se você tem o costume de tomar café todos os dias e quer investir em um cafeteira bonita, por exemplo, garanta que haverá espaço para colocá-la.

Para quem pretende ter uma máquina de lavar louças, é essencial definir o modelo do aparelho antes de realizar o projeto. Isso porque as medidas variam de fabricante para fabricante, assim, você corre o risco de não conseguir encaixar o item no espaço pretendido. Outros utensílios, como geladeira, fogão, forno, coifa e micro-ondas, também devem ser definidos antes da finalização do projeto.

Considere a contratação de um profissional

Dependendo dos seus objetivos, a contratação de um profissional deve ser considerada. Se alguma obra for necessária para construir ou reformar o seu imóvel, de modo que o espaço possa ser melhor aproveitado, a presença do arquiteto é essencial.

Por outro lado, o designer de interiores deve ser contratado após a reforma. Esse profissional montará um projeto levando em consideração as normas que envolvem acústica, iluminação e ergonomia, padrões que visam melhorar a circulação das pessoas ao definir a disposição adequada dos móveis, bem como os materiais corretos para revestimento de paredes e pisos, entre outros detalhes.

Pesquise sobre os fornecedores

Esse é um item muito importante e do qual, muitas vezes, as pessoas se esquecem. Sabemos que equipar uma casa não é uma tarefa barata, porém, não avalie apenas o preço quando for escolher os seus fornecedores.

Antes de fechar negócio com um deles, busque o histórico da empresa. Atualmente, a internet é a melhor aliada para proteger os consumidores de negócios duvidosos. Logo, pesquise a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui e leia os comentários dos clientes, principalmente aqueles voltados para o pós-venda.

Sabemos que problemas pontuais podem acontecer com qualquer empresa, no entanto, a forma como ela lida com o cliente após a compra é essencial para avaliar o respeito com os consumidores. Além disso, tenha cuidado com as pressões que os vendedores fazem para que o negócio seja fechado. Não ceda às pressões se você não estiver seguro.

Tenha um planejamento financeiro

Como dissemos, o mercado oferece diversas opções de cores, materiais, entre outros aspectos. Assim, é bem fácil estourar o orçamento se as coisas não forem planejadas de forma adequada.

Portanto, não deixe de fazer o seu planejamento financeiro, avaliando qual o valor máximo que você está disposto a pagar para cada etapa do projeto. Elenque quais são as suas prioridades, o que é mais importante para você e, caso for adquirir algo de forma parcelada, defina o valor que pode assumir mensalmente sem comprometer o orçamento.

Como decorar a sua cozinha planejada?

Se você montou o projeto da sua cozinha seguindo os nossos passos, com certeza já deve ter pensado em praticamente quase todos os itens para colocar nela, desde a iluminação até os pisos que serão usados. Porém, após finalizar o projeto, ainda há muitas coisas que você pode fazer para tornar esse espaço especial.

Busque itens que transmitam a sua personalidade. Se você e sua família forem mais modernos, podem pendurar alguns quadros com o tema de bar ou restaurante, por exemplo.

Os eletrodomésticos também podem auxiliar bastante nesse processo. Atualmente, há diversas opções de cores e diferentes designs que aliam praticidade e beleza em um só projeto. Você pode abusar dos itens coloridos ou manter as cores sóbrias e tradicionais, como preto e cromado, que transmitem sofisticação para qualquer ambiente.

O importante nessa fase é respeitar o projeto que você traçou e, principalmente, o perfil da casa e dos moradores. Por fim, invista em materiais de qualidade e que tenham boa durabilidade, afinal, estamos falando do seu lar.

Se você gostou do nosso texto sobre como montar uma cozinha planejada, veja também nosso conteúdo sobre aplicativos de decoração, que vão te ajudar na hora de decorar. 

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.