Meu Primeiro Imóvel

Como saber se chegou a hora de investir em um segundo imóvel?

Veja nossas dicas e saiba como determinar o momento certo de comprar um segundo imóvel!

Quem tem um imóvel próprio provavelmente já se perguntou se deveria adquirir outro. Essa é uma excelente escolha, desde que seja o momento certo para isso.

Para ajudá-lo a descobrir se chegou a hora de comprar seu segundo imóvel, preparamos este post. Se você se identificar com a maioria dos aspectos que mostraremos aqui, saiba que talvez seja um bom momento para dar esse importante passo.

Continue a leitura e veja mais!

O primeiro imóvel está quitado

Para a maioria das pessoas é muito difícil pagar as parcelas de dois imóveis ao mesmo tempo, pois isso teria um forte impacto no orçamento familiar. Assim, se você ainda não quitou seu primeiro imóvel, é melhor não pensar em comprar outro por enquanto.

Se seu imóvel já está quitado e você tem estabilidade em seu emprego, comece a analisar suas finanças — talvez seja possível planejar uma nova compra em breve.

A sua família cresceu

Muitas vezes, o primeiro imóvel do casal é um apartamento pequeno, que se torna inapropriado com a chegada dos filhos. Assim, muitos optam por vender o bem para poder pagar por um lugar maior.

No entanto, se você puder, pague por um novo imóvel sem se desfazer do antigo. Você pode alugá-lo e ter uma renda extra. Futuramente, seus filhos ainda terão um lugar para morar sozinhos.

Outro caso de crescimento da família é a chegada dos netos. Comprar um segundo imóvel para que seu filho e neto tenham um bom local para viver é uma excelente forma de investimento no bem-estar da sua família.

Há necessidade de maior segurança

Algumas vezes, um bairro reconhecido por sua segurança pode se tornar um local com grande incidência de assaltos. Se esse é o caso da área onde você mora, é preciso pensar em investir em um segundo imóvel, em uma outra região.

Nesses casos, pode ser difícil vender o imóvel, pois ele sofrerá desvalorização.

O melhor é esperar que o bairro volte a ter segurança. Enquanto isso, você poderá viver com tranquilidade em outro lugar.

Você deseja ter estabilidade financeira

Ter um único imóvel já traz segurança financeira, porém, em alguns casos, pode ser necessário usá-lo para quitar dívidas, oferecer uma garantia, entre outros.

Por isso, não há dúvidas de que ter um segundo imóvel representa mais segurança nesse sentido. Se houver algum problema jurídico com o primeiro imóvel, você ainda poderá contar com outro.

É hora de investir seu dinheiro

Comprar um imóvel é uma forma segura de investir seu dinheiro, além de aumentar o patrimônio. Ao contrário de ações, títulos, entre outros, quando você investe em imóveis é possível usufruir do seu investimento.

Estas são as principais maneiras em que um imóvel, especialmente o segundo, pode lhe dar retorno:

- gerando uma renda fixa, quando a casa ou o apartamento é alugado;
- dando mais conforto para sua família, uma vez que seus filhos e outros parentes podem morar no segundo imóvel;
- trazendo uma boa margem de lucro na hora da revenda;
- aumentando o patrimônio da sua família e, futuramente, a herança de seus filhos.

Sua família pensa em ter uma casa de praia

O segundo imóvel não precisa ser na mesma cidade em que você vive, ele pode ser destinado ao lazer. Ter uma casa na praia, ou mesmo no campo, é uma forma de investir no bem-estar da sua família, ampliando as oportunidades de ter momentos de descanso.

Isso porque ao ter uma casa de praia é muito mais fácil viajar para o litoral, sem a necessidade de reservar um hotel ou pousada.

Outro ponto muito positivo em ter um imóvel na praia ou no campo é que, no período em que ele não estiver sendo usado, você pode cadastrá-lo em uma imobiliária e alugá-lo em temporadas — o que ainda gerará uma renda extra para a família.

O bem sofrerá valorização

Se você conhece bem o mercado imobiliário, ou tem um consultor de confiança, pode realizar uma das melhores formas de investimento: comprar um imóvel em uma área que, em alguns anos, terá preços mais altos.

Por exemplo: você pode comprar um imóvel próximo a uma futura estação de metrô. Durante sua construção, a região não terá valores tão altos, pois o barulho e os obstáculos causados pela obra afastarão as pessoas.

Porém, após a estação estar pronta, muitas pessoas se interessarão em morar nessa área. Nesse momento, você poderá receber um bom valor de aluguel ou vender a casa com uma margem de lucro alta.

Você recebeu um aumento

Receber um aumento de salário é um dos principais indicadores de que você deve investir em outro imóvel. Isso porque, nesse momento, você e sua família já estão acostumados a um determinado padrão de vida.

Geralmente, ao receber um aumento, as pessoas ampliam esse padrão. Porém, essa é a oportunidade de fazer um investimento sólido e seguro sem ter que sacrificar alguma comodidade para ter o dinheiro necessário.

O pagamento será mais fácil

Pagar por um imóvel nem sempre é fácil. Poucas pessoas têm dinheiro para fazer o pagamento à vista ou em pouco tempo, e muitos acabam recorrendo aos financiamentos, que apresentam juros altíssimos.

Se você optar por fazer um consórcio, não precisará se preocupar com juros. Será necessário arcar com algumas taxas, as quais possuem valores menores do que o financiamento.

Você quer ter mais dinheiro

Até agora falamos sobre ter dois imóveis simultaneamente. Mas a verdade é que, em alguns casos, é vantajoso investir no segundo imóvel abrindo mão do primeiro.

Por exemplo, se seus filhos já se mudaram de casa, é interessante vendê-la para ficar com um imóvel menor e mais dinheiro no banco. Ainda que menor, o imóvel será suficiente para o casal e proporcionará menos gastos. Essa também é uma boa opção para quem viaja muito, seja a trabalho ou a lazer.

Se você gostou deste texto, que tal conferir um pouco mais sobre o assunto? Então baixe nosso eBook gratuito e saiba como adquirir seu segundo imóvel.

Guia De Compras Como Adquirir Seu Segundo Imovel Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.