Meu Primeiro Imóvel

Confira as 7 maiores vantagens de morar perto do trabalho

Você já pensou em como pode se beneficiar ao morar perto do trabalho? Confira as vantagens neste post!

Para muitos, o trajeto da casa até o escritório pode ser estressante. Alguns fatores contribuem nesse sentido, como o trânsito e a distância. A longo prazo, essas situações tendem a prejudicar tanto a saúde mental quanto a física. Sabendo disso, que tal considerar morar perto do trabalho? Essa atitude promove uma série de vantagens e facilita a rotina, além de contribuir pra um meio ambiente com maior sustentabilidade.

Se você deseja saber quais benefícios são colhidos ao priorizar seu bem-estar e qualidade de vida em vez do esgotamento, continue lendo este artigo!

1. Evitar atrasos

O primeiro proveito a ser conquistado por quem busca um bairro para morar perto do trabalho é o fim dos atrasos. Aqueles que precisam lidar com eles sabem o quanto tendem a prejudicar a imagem do profissional, mesmo que ocorram por situações externas.

Se você está cansado de chegar atrasado ou de pegar o carro horas antes do experiente, arriscando chegar até mesmo cedo demais, pode ser uma excelente ideia considerar a mudança. Ela otimiza seu profissionalismo, minimiza seu estresse e ainda impede desentendimentos com os superiores.

2. Economizar mais

Gastos com gasolina, revisão do carro e até mesmo calmantes são parte da lista de planejamento mensal de quem vive longe do escritório. Eles têm origens longas paradas no trânsito, trajetos distantes e, é claro, o estresse resultante de tudo isso. Morar perto do trabalho permite a você economizar — tanto no dinheiro quanto no cansaço diário.

Essa economia impacta além das finanças extras no fim do mês. Ela permite que você invista em aplicações adequadas ao seu perfil e aprimore seu patrimônio. Seja ao comprar um imóvel, seja na hora de realizar um sonho, ter um montante separado visando a esse fim tende a mudar, positivamente, a vida das pessoas.

3. Aproveitar mais do horário do almoço em casa

Outro ponto capaz de otimizar recursos é o horário de almoço. Estando longe de seu lar, é provável que você opte por comer em um restaurante ou comprar algum alimento e ingeri-lo no próprio escritório. Isso não é de forma alguma saudável. É possível fazer essa afirmação ao seu organismo e também ao seu bolso.

Se você vive próximo ao trabalho, pode aproveitar essa importante refeição no conforto da sua casa. Caso a gestão de tempo seja uma prioridade, é possível deixar marmitas prontas e congeladas, esquentá-las no micro-ondas e garantir alguns minutos extras para relaxar. Seu dinheiro agradece — bem como seu bem-estar!

4. Ser capaz de utilizar formas alternativas de deslocamento

Conforme dito, a sustentabilidade é um grande fator relacionado ao ato de morar perto do trabalho. Se você viver próximo o bastante para ir a pé, economizará na poluição e nas finanças. Além disso, fará um bom exercício e espairecerá. Caso não esteja há alguns minutos da empresa, auxiliará o meio ambiente ao usar transportes alternativos!

Ônibus, metrô e bicicletas são bons exemplos disso. Eles impactam positivamente diversos fatores em volta de você e não deixam de ser extremamente práticos. Se você realmente preferir o carro, pode oferecer carona a colegas ou pegá-la deles. Assim, todos se beneficiam!

5. Dar atenção à família

Sem dúvidas esse é um grande benefício de morar perto do trabalho. Quanto menos tempo separar você de seus entes queridos, mais você os aproveitará antes e depois do expediente. É possível também almoçar com eles!

Isso permite que refeições saudáveis e adequadas a todos sejam feitas em família, que o dia a dia de cada um seja conversado e que se sintam ouvidos. Esses bons momentos impactam diretamente a saúde mental de todos os membros. Por sua vez, culminam em maior felicidade e melhores resultados na vida profissional. Afinal, nada melhor do que voltar do trabalho ansioso para ver aqueles que você ama.

Outro exemplo interessante nesse sentido é: imagine que seu filho tem um compromisso às 19h. Você sai do trabalho às 18h e está longe de casa, impossibilitado de trocar de roupa ou se arrumar. Além disso, enfrentará o trânsito comum ao fim do expediente. Não é preciso falar o quão incômoda essa situação pode ser, certo?

Se você aposta em morar perto da empresa, não precisa se preocupar com esse tipo de cenário. É possível se planejar com antecedência, estar em casa em minutos e se preparar para viver bons momentos com aqueles que você ama.

6. Reduzir imprevistos

Conforme o nome aponta, eles são impossíveis de prever. Contudo, situações inesperadas podem afetar sua imagem e demandam soluções rápidas. Estar perto do escritório sempre que elas surgirem é uma excelente ideia na hora de minimizar os impactos de circunstâncias desse tipo e mitigar gargalos na gestão.

Essa atitude permite que você reúna a equipe com rapidez, delegue funções de maneira acertada e coloque suas próprias ações resolutivas em prática! Tudo isso sem enfrentar o trânsito e se estressar (mais ainda), sem precisar realizar videoconferências ou ligações cara a cara com a equipe. Maximizar a produtividade e a proatividade são feitos que fazem milagres por sua carreira.

7. Ter mais organização

Gastar longos períodos para chegar ao escritório tende a minar o tempo que você precisa ter em mãos na intenção de manter sua casa organizada. E sejamos honestos: é bastante desconfortável chegar do expediente e se deparar com tudo fora do lugar ou sujo. Essa é outra vantagem de encontrar o espaço ideal e viver próximo do trabalho!

Além de minimizar a exaustão e ter mais horas disponíveis a fim de cuidar do lar, a mudança também permite que você possa se dedicar à organização. Espaços arrumados aprimoram a produtividade e auxiliam você em todos os fatores da vida, inclusive na empresa!

Morar perto do trabalho afeta seu dia a dia de maneira geral. Os efeitos positivos podem ser percebidos em todas as áreas: no próprio profissional, no relacionamento familiar, na sustentabilidade, no bolso etc. Se você precisa de um impulso financeiro para realizar esse sonho, um consórcio é capaz de ajudá-lo. Informe-se sobre essa possibilidade e otimize sua rotina!

Uma boa gestão de recursos também está relacionada a melhorias no desempenho. Sabendo disso, saiba como se planejar financeiramente e otimizar seu tempo!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.