Meu Primeiro Imóvel

Decoração 2020: veja as tendências e aplique na sua casa!

Que tal conhecer as principais tendências de decoração para 2020? Fique por dentro das novidades!

Arrumar o seu cantinho da forma como gosta é um motivo de grande alegria. Afinal, organizar a casa e dar mais personalidade a ela torna os ambientes mais aconchegantes e confortáveis. Para fazer isso, nada melhor do que conhecer as tendências de decoração 2020.

Não é só a sua lista de metas que muda a cada ano. Quando o número no final do calendário vira, também é hora de conhecer as novidades que o mundo do design de interiores está preparando. Então, que tal conferir este post e saber tudo que está em alta no momento? Vamos lá!

Conheça as principais tendências da decoração 2020

Se você quer fazer uma pequena obra em casa ou está planejando algumas mudanças simples que deem uma nova cara ao local, é importante se inspirar — pesquisando o assunto ou visitando um apartamento decorado, por exemplo. Dessa forma, é possível descobrir ideias que tenham tudo a ver com seu gosto. Não sabe por onde começar? Veja as principais tendências deste ano:

1. Cores marcantes e confortáveis
2. Cozinhas monocromáticas
3. Móveis conectados ao mundo moderno
4. Revalorização da madeira
5Pisos e outros revestimentos coloridos
6. Paredes customizadas
7. Itens de decoração criativos
8. Crescimento das casas eco-friendly

Confira!

1. Cores marcantes e confortáveis

Certamente, nós precisamos começar por esse ponto, não é? As cores são elementos fundamentais da decoração e, claro, estão no topo da lista de tendências para 2020.

A Pantone, uma empresa internacional reconhecida por pesquisar esse tema e montar todos os anos uma lista de cores que farão sucesso, já elegeu o tom do ano: o Classic Blue. Com aquela tonalidade única do início do anoitecer, essa cor transmite uma sensação de acolhimento, confiança e estabilidade.

O efeito causado por um ambiente nesse tom é o de fortalecimento da vocação humana em transformador do mundo. Tudo isso, é claro, sem perder a elegância. Com essa combinação, fica difícil não se transformar no queridinho da decoração de interiores.

Essa cor fica ótima na pintura das paredes, no desenho de alguns detalhes, nos móveis ou nos itens de decoração. Desde que se tome os devidos cuidados na composição do ambiente, o Classic Blue agrega uma dose de otimismo e personalidade para sua casa.

Além da cor eleita como representante do ano, há outras paletas interessantes para a decoração 2020. A tendência são os tons quentes e que geram aconchego, como algumas opções de rosa claro, verde (azul-esverdeado, por exemplo), vermelho e laranja. A ideia é trabalhar com cores marcantes, mas capazes de priorizar o conforto visual e a proximidade com o ambiente.

Outro ponto forte é a utilização do dourado — principalmente em detalhes da decoração. Ele continua ligado ao luxo e à elegância e combina bem com as tonalidades em evidência neste ano.

2. Cozinhas monocromáticas

Você já reparou que as cozinhas ganharam uma tonalidade nova nos últimos anos? Em 2020, a expectativa é ter uma cozinha ainda mais alinhada à tendência de usar outras cores. O importante será manter um mesmo tom predominante por todo o ambiente.

A diferença com relação às cozinhas tradicionalmente brancas é muito grande, além de proporcionar um alívio para os olhos. Afinal, as outras cores refletem menos a luz do que o branco. Visite uma cozinha monocromática decorada ou pesquise exemplos na internet para conferir o efeito!

3. Móveis conectados ao mundo moderno

Também existem fortes tendências em relação ao mobiliário. Se você está querendo trocar alguns itens da sua casa, tenha atenção às dicas! A primeira delas se refere às cabeceiras de parede, utilizadas nas camas, que estão dando lugar para as camas já construídas com cabeceiras ou pezeiras de textura aconchegante. A troca proporciona conforto físico e estético.

Outra característica em destaque é a preferência por estruturas curvadas. Móveis arredondados estão ganhando destaque — é possível utilizar esse conceito em mesas, cadeiras, itens decorativos (como espelhos) e até em móveis maiores.

Quem gosta do estilo retrô vai adorar saber que as peças artesanais e a customização de móveis antigos também são tendências atualmente. Além disso, a inclusão de estruturas metálicas no mobiliário é uma ótima ideia para compor ambientes que misturam o clássico e o moderno. Sim, isso significa que o estilo industrial continua na moda!

4. Revalorização da madeira

De uns anos para cá, a madeira se tornou um elemento ainda mais charmoso do que antes. Seja no chão, nos móveis, nas paredes ou no teto, a madeira vivenciou um processo de revalorização. Se você está em busca de algo que propicie um toque de sofisticação e aconchego único, não há como errar.

Em se tratando da decoração 2020, espera-se uma grande procura por revestimentos amadeirados com tonalidades suaves. Isso não impede, é claro, que se crie contrastes interessantes entre diferentes tonalidades. O próprio papel de parede, que será comentado mais abaixo, também pode replicar a textura da madeira. Sem exageros e com bom gosto, o uso da madeira é capaz de renovar diversos ambientes.

5. Pisos e outros revestimentos coloridos

Os pisos costumam ser negligenciados na hora de mudar a decoração de ambientes. Pode parecer mais fácil apostar em cores claras e uniformes para chamar atenção em outros itens do espaço. Mas você sabia que é possível fugir disso e ter ótimos resultados?

Mesmo quem não deseja ter o trabalho (e o gasto) de trocar o piso da casa tem alternativa: a pintura. Hoje em dia, o uso de pinturas estilizadas no chão é uma forte tendência. Além disso, a cerâmica, o concreto e até mesmo a madeira podem receber esse tratamento.

Se você deseja uma mudança maior, a substituição do piso pode ser o que procura. A tendência para decoração 2020 nesse aspecto são as peças com tons terrosos. Se o foco for a ousadia, experimente apostar nas cores azul, verde e roxo, que também estão em evidência e podem ficar ótimas na área da piscina, por exemplo.

Para os mais clássicos, a ideia é contar com porcelanatos estilosos que imitam madeira, concreto ou pedras. Há, ainda, aqueles que trazem um tom metalizado que pode fazer toda a diferença na sua composição. E, aqui, vai uma dica especial: peças maiores dão a sensação de amplitude e podem ser usadas principalmente no banheiro e em outros ambientes menores.

Os revestimentos coloridos e maiores seguem como parte predominante de uma autêntica decoração 2020. Imagine a sensação provocada por um banheiro com azulejos maiores e com sua cor preferida?

6. Paredes customizadas

Você sabia que as tendências de decoração 2020 para as paredes vão muito além da diversificação da paleta de cores? Isso explica por que esse ponto da casa merece muito mais atenção.

Para quem já vinha acompanhando a moda nesse quesito, podemos dizer que papéis de parede e adesivos continuam sendo ótimas opções. Algo que também está bastante em alta é a utilização de padrões geométricos, tanto na pintura quanto na aplicação desses acessórios na parede.

No entanto, se a ideia é fugir um pouco desse lugar-comum, você pode apostar no revestimento das paredes. Colocar um painel de madeira, por exemplo, dá um ar totalmente diferente à casa, remetendo a elementos rústicos e à sensação de acolhimento. Pedras naturais também estão sendo muito usadas no revestimento, principalmente na decoração da cozinha.

7. Itens de decoração criativos

Agora, precisamos falar dos queridinhos de qualquer decorador. Trata-se daqueles itens que finalizam todas as composições: as almofadas, os espelhos, as plantas, as pedras, as lembranças de viagens e muitos outros.

Para usar os itens decorativos de maneira inovadora, é preciso priorizar a criatividade, que pode ser acompanhada por um toque inusitado. Se você optou por utilizar cores e formas clássicas nos pisos, nas paredes e nos móveis, é na decoração que vai poder soltar toda a sua criatividade. Assim, vale a pena apostar em cores fortes e divertidas nas almofadas e em outros pontos.

Entre os itens de decoração, uma tendência são os elementos naturais. As plantas continuam muito em destaque e agora estão acompanhadas por cristais, pedras e peças de artesanato. Além de proporcionar grande beleza, esses materiais aumentam a conexão do ambiente com a natureza e ajudam a equilibrar as energias da casa.

A decoração com itens feitos ou customizados por você também se mantém como uma ótima escolha. A moda do “faça você mesmo”, sem dúvida, veio para ficar. Afinal, é muito interessante ver a própria personalidade e história de vida nos itens que decoram seu lar. Além disso, esse hábito estimula o consumo consciente.

8. Crescimento das casas eco-friendly

Por último, nós reservamos o que, talvez, seja a dica mais importante: as decorações sustentáveis. O consumo é um dos itens que mais afetam a preservação do meio ambiente. Por conta disso, muitas pessoas têm exigido o uso de materiais sustentáveis em suas casas.

Um ótimo exemplo de material alternativo é o bambu. Até mesmo o plástico, quando indispensável, pode ser biodegradável. A madeira, comentada há pouco, pode ser de origem reutilizada. A lista é incrementada por:

- palha;
- peças de barro;
- itens de cerâmica ou pedras.

Em termos de cores, você pode mesclar tonalidades mais relacionadas com a natureza, como o azul, o verde e o amarelo. O marrom também entra na lista, mas ele é literalmente natural, já que é representado pelos elementos amadeirados.

A união desses e de outros componentes cria um ambiente agradável. Depois de um longo dia fora de casa, essa sensação de conforto e paz é tudo o que você precisa para recuperar as energias. As casas com estética e arquitetura ligadas ao meio ambiente ampliam a nossa ligação com a natureza.

Detalhe que merece atenção: a versatilidade de se trabalhar com os materiais sugeridos acima. Em outras palavras, o grau de sofisticação dos ambientes depende da criatividade do projeto arquitetônico. Além disso, as casas eco-friendly não precisam conter apenas itens simples ou rústicos. A adoção de painéis com energia solar ilustra bem como é possível manter o seu lar conectado com soluções tecnológicas.

Nem é preciso começar do zero, inclusive. Você pode solicitar uma reforma visando exatamente essa mudança do estilo da casa. Quanto ao dinheiro necessário para isso, existem alternativas bem interessantes no mercado.

Um ponto muito bacana de todas essas dicas de decoração 2020 é que elas permitem que você faça grandes mudanças na sua casa sem entrar em reformas longas ou gastar muito dinheiro. Com pequenas modificações e atenção aos detalhes, você ainda pode conferir um toque particular a essas novas tendências.

Quer saber como reformar o seu imóvel e economizar? Baixe gratuitamente o nosso guia prático sobre o assunto!
Guia Pratico Reforme Um Imovel De Forma Economica E Inteligente Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 22 de Abril de 2019 | Atualizado em 29 Abril de 2020.

tendências de decoração tendências de decoração Decoração tendências Decoração tendências decoração 2020 decoração 2020

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.