Meu Primeiro Imóvel

Peguei a chave do apartamento, e agora? 7 dicas para finalizar a mudança!

Você sabe como planejar a sua mudança para o apartamento novo? Confira agora 7 dicas para se organizar!

Pegar as chaves do novo apartamento representa um momento de grande ansiedade para os moradores. O desejo de se mudar imediatamente é grande, principalmente se a espera foi longa. Aliás, é nesse momento que a maioria das pessoas se pergunta: "peguei a chave do apartamento, e agora, qual é o próximo passo?"

Pensando nisso, desenvolvemos um guia com os passos mais importantes que você deve dar para fazer uma mudança rápida e segura. Então, use as informações como uma checklist para se organizar e realizar o seu sonho sem imprevistos.

Por que é importante se organizar para a mudança?

Um dos erros mais comuns ao comprar um apartamento é não planejar o que você vai fazer após pegar as chaves. Lembre-se de que a organização é um ponto fundamental para evitar estresse no processo. Afinal, o ideal é que a mudança ocorra tranquilamente para não atrapalhar esse momento tão importante — que, para muitos, é a realização de um sonho.

A organização também deve ajudar você a não esquecer nada para trás, além de contribuir para a economia de tempo e dinheiro com a preparação do apartamento e o transporte da mobília. Dessa forma, é essencial que o foco seja mais na segurança que na rapidez.

O que você deve fazer para finalizar a mudança?

Como falado, fazer uma mudança exige planejamento para que nada saia errado. Então, listamos as principais etapas que você deve concluir para ter sucesso. Acompanhe!

1. Solicite a ligação elétrica junto à concessionária de energia

A energia elétrica é um recurso essencial, certo? Por isso, a ligação da eletricidade no apartamento deve ser o seu primeiro passo. Essa etapa precisa ser concluída antes mesmo de começar a decorar o imóvel, já que os profissionais necessitarão de energia para usar os seus equipamentos e para iluminar os ambientes.

Aproveite para solicitar também o início do abastecimento de gás e água encanada. Tais recursos serão fundamentais durante o trabalho de decoração do apartamento. Afinal, todos os registros, torneiras, válvulas e equipamentos deverão ser testados antes da entrega.

2. Solicite a instalação de serviços essenciais

De 7 a 30 dias antes de se mudar, você deve solicitar que as empresas de Internet, telefonia e TV a cabo façam as instalações desses recursos em seu apartamento. Esses serviços são muito úteis no dia a dia e precisam já estar funcionando quando você entrar no imóvel.

Caso o apartamento esteja localizado em um condomínio fechado, contate o síndico ou um profissional da portaria para orientar você em relação às restrições de empresas desses segmentos no empreendimento. Na maioria dos casos, há uma operadora específica para cada serviço que atende todos os moradores do residencial.

3. Conheça as regras do condomínio

Todo condomínio tem regras — isso é o que torna possível a boa convivência entre os moradores. Então, solicite os documentos que contêm as normas condominiais (Convenção e/ou Regimento Interno) ao síndico para ler e adequar o comportamento pessoal e da família antes da mudança.

As questões mais importantes a serem observadas são:

- regras e horários para o uso das áreas de lazer, como piscinas, academias e quadras poliesportivas;
- locais e horários de circulação para os animais de estimação;
- responsabilidades por danos causados às áreas comuns;
- regras de segurança internas e externas ao condomínio;
- horários em que são proibidos barulhos e obras;
- dias e horários da coleta de lixo.

4. Organize o pagamento das contas

Outro passo importante é identificar as principais contas que devem ser pagas no novo apartamento e planejar o orçamento para não se apertar. Para isso, pesquise o valor da taxa de condomínio (e de outras que possam existir) e o valor médio do IPTU dos imóveis do empreendimento.

Também é importante descobrir as datas para o pagamento das contas de água, energia e gás no condomínio. Como os registros geralmente são lidos no mesmo dia, os moradores costumam ter a mesma data de vencimento para essas contas.

Essas informações ajudarão você a se planejar para pagar tudo em dia e não ter surpresas desagradáveis.

5. Decore o apartamento

Se preferir contratar um serviço de decoração profissional, você nem precisa ter pegado as chaves ainda. Basta ter a planta do apartamento em mãos para o arquiteto já começar a estudar os espaços de cada cômodo, dando início ao planejamento das melhores soluções.

O ideal é que tais serviços sejam realizados antes de se mudar, mas somente depois de fazer a ligação de energia, água e gás, como mencionado. Dessa forma, os trabalhos com gesso, por exemplo, não correm o risco de estragar caso algum vazamento seja detectado. Como os arquitetos adéquam o estilo de decoração ao orçamento disponível, vale a pena contar com essa ajuda.

6. Conheça os vizinhos

Antes de se mudar, também é importante se familiarizar com os vizinhos, principalmente com os mais próximos. Talvez você não receba as boas-vindas, como acontece em filmes. Então, você deve se apresentar.

Tire um dia para ligar ou visitá-los pessoalmente. Diga que é novo no bairro ou no condomínio e se coloque à disposição para ajudar no que eles precisarem. Essa atitude vai gerar uma boa imagem e você ganhará possíveis aliados para vigiar o seu apartamento quando estiver ausente.

7. Faça uma limpeza

Assim que a decoração e o processo de vistoria do apartamento acabar, você deve dar início à última etapa para finalizar a mudança: a da limpeza. Esse pode ser um trabalho pesado e demorado.

Por isso, se não tiver tempo e nem ajuda, considere contratar uma equipe de limpeza profissional. O custo-benefício pode ser melhor do que você imagina. Por fim, com todos esses processos concluídos, é só entrar e curtir o seu novo lar.

Com essas dicas, a pergunta “peguei a chave do apartamento, e agora?” fica respondida, não é? Então, use este post como um guia e consulte as informações sempre que precisar.

Quer saber mais sobre organização? Baixe o eBook “Guia do planejamento financeiro para ter sucesso” agora mesmo e dê um up em suas finanças!
Guia do planejamento financeiro para ter sucesso

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.