Meu Primeiro Imóvel

Ter renda com um segundo imóvel é viável? Confira a resposta!

Confira no nosso artigo algumas dicas para saber se é viável investir em um segundo imóvel para obter renda extra.

Obter renda com um segundo imóvel é uma ideia frequentemente considerada por quem está à procura de bons investimentos. Mas, será que ela é de fato viável?

Sem dúvida, por vários motivos, a aquisição de um segundo imóvel como investimento é uma possibilidade que vale a pena ser considerada. Afinal, além de agregar real valor ao patrimônio pessoal e dar segurança ao dinheiro investido, uma propriedade conta com características interessantes, como valorização e rentabilidade com os aluguéis.

Porém, para obter bons resultados, é preciso agir com consciência sobre todos os aspectos envolvidos nesse tipo de negócio.

Nesse post vamos esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e mostrar quais são os passos que você deve considerar para chegar à renda que pretende obter. Confira!

Organização e planejamento

O mercado imobiliário está repleto de boas oportunidades de negócio, e quem sabe reconhecê-las consegue obter vantagens muito interessantes — sobretudo quando são comparadas ao que outras modalidades de investimentos podem oferecer.

Entretanto, antes de se lançar a qualquer negociação, por melhor que ela aparente ser, é imprescindível organizar as suas finanças e fazer um planejamento cuidadoso sobre a forma como o investimento será realizado.

Isso significa que você deve buscar um entendimento perfeito sobre os seus rendimentos e sobre as suas despesas, o que é indispensável para reconhecer o capital que poderá ser disponibilizado para o segundo imóvel e a maneira que os recursos serão investidos. Dessa forma você conseguirá realizar a compra do seu segundo imóvel, sem que ela interfira no seu padrão de vida.

Analise as oportunidades de mercado

A partir do momento em que você tiver a segurança sobre como anda a sua situação financeira e sobre a sua real capacidade para investir, será a hora de começar a prestar atenção nas oportunidades que o mercado imobiliário tem a oferecer. Nesse sentido, é preciso considerar o tipo de imóvel mais apropriado para o capital que você tem disponível e para o perfil de locatário que deseja atender.

É necessário ter em mente que, de modo geral, os imóveis menores — como apartamentos com um ou dois dormitórios e salas comerciais — costumam ter valores mais baixos do que imóveis maiores, como casas e apartamentos de quatro quartos e com cobertura. Esse é um fator que facilita a aquisição.

Por outro lado, é claro, a rentabilidade que os imóveis mais acessíveis podem oferecer é mais baixa do que aquela dos imóveis com preços mais elevados. Em contrapartida, os imóveis mais baratos costumam ser mais fáceis de alugar, o que acelera o acesso à renda extra desejada.

Portanto, como é possível perceber, são muitas as variáveis que devem ser consideradas pelo investidor. Por isso, na análise das oportunidades de mercado, você deve procurar conciliar a sua intenção de investimento com o tipo de patrimônio que deseja formar e com a rentabilidade que pretende obter.

Recorra a um profissional de mercado

Em uma etapa preliminar, você deve buscar informações sobre o mercado imobiliário. Essa iniciativa será muito útil para ajudá-lo a formar uma opinião sobre os imóveis disponíveis na sua área de interesse e sobre aqueles que são mais adequados para a sua intenção de compra.

Contudo, em um estágio mais avançado, quando você começar a selecionar os imóveis para visitação, a assessoria de um profissional qualificado se torna muito conveniente. Esse profissional será capaz de orientá-lo sobre as melhores ofertas disponíveis em dado momento, considerando as muitas variáveis existentes.

Assim, com base naqueles conhecimentos preliminares que você adquiriu, ficará mais fácil fazer a escolha do imóvel certo.

Explore o mercado

A empolgação e a ansiedade são duas grandes inimigas de quem deseja obter renda com um segundo imóvel. Afinal, diante de uma oferta que, à primeira vista, parece ser extremamente vantajosa, há quem feche um negócio de maneira precipitada, sem explorar as outras oportunidades existentes.

Não faça isso! Ao contrário, procure conhecer um número razoável de ofertas e compare as vantagens e as desvantagens de cada uma delas. A localização do imóvel, as condições de uso, o acabamento, o preço e as condições de pagamento, por exemplo, são variáveis que podem apresentar diferenças sutis, mas que são suficientes para tornar uma oferta melhor do que outra.

Por outro lado, essa pesquisa deve obedecer um certo número de imóveis e um prazo de tempo razoável. Caso contrário, se você ficar buscando pelo imóvel ideal por um tempo indefinido, poderá deixar escapar uma boa oportunidade — o que também deve ser evitado.

Faça um consórcio imobiliário

Quem consegue comprar à vista normalmente,obtém preços melhores, o que é muito conveniente para pessoas que pretendem adquirir renda com um segundo imóvel. Porém, quem não tem essa condição acaba tendo que recorrer a uma determinada linha de crédito, o que pode onerar a compra.

Certamente, o investidor que opta por obter o crédito a partir de um consórcio imobiliário está fazendo um excelente investimento já que os consórcios não cobram juros sobre o valor do crédito — mas sim uma taxa de administração —, ao contrário do que acontece com o financiamento imobiliário concedido pelos bancos.

Convém ressaltar que as cartas de crédito têm total liquidez e que são plenamente aceitas pelo mercado. Isso significa que o poder de compra do consorciado é o mesmo de uma pessoa que tem o dinheiro necessário para um pagamento à vista e que não precisa esperar pela liberação do financiamento bancário.

Ao mesmo tempo, ao contrário do que acontece com o financiamento imobiliário, que exige a apresentação de uma série de documentos e uma análise criteriosa do cadastro do mutuário, a adesão a um consórcio é menos burocrática, o que facilita bastante a vida do investidor.

Ainda vale considerar que a forma de parcelamento que o consórcio proporciona, que oferece prazos e valores de parcelas variados, cria condições muito favoráveis aos diversos perfis de investidores. Certamente, entre os vários existentes, há um plano adequado ao seu perfil.

Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre como obter renda com um segundo imóvel, que tal ler o nosso eBook sobre consórcio de imóveis? Confira!

Consorcio De Imoveis Tudo Que Voce Precisa Saber Artigo

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.