Planejamento Financeiro

Aprenda se divertindo: 4 séries sobre finanças para começar a assistir

Que tal aprender sobre gestão financeira de forma divertida? Confira agora mesmo dicas de séries sobre finanças!

Caso, em algum momento, você pretenda se tornar o gerente da sua própria vida financeira, terá que estudar o assunto. Esse estudo, por sua vez, exige uma boa dose de dedicação e concentração, características que travam uma constante batalha com a procrastinação. Mas e se você pudesse aprender a administrar o dinheiro de uma maneira capaz de mantê-lo focado e interessado no assunto? Tal feito é possibilitado por algumas séries sobre finanças imperdíveis.

Desse modo, o que parecia ser mais uma mera distração se transforma em um jeito inteligente e divertido de ampliar seus conhecimentos sobre gestão financeira. O conteúdo pode até fazer com que você descubra soluções interessantes para melhorar as finanças domésticas.

Pensando nisso, nós selecionamos 4 séries sobre finanças que abordam a temática de uma forma bem atrativa. Pronto para unir o útil ao agradável? Não perca nossas sugestões a seguir!

1. O Sócio

Logo de início, nós trazemos um reality show especialmente dedicado a quem nutre uma profunda paixão pelo empreendedorismo. Vale dizer que um dos segredos para melhorar a gestão do seu dinheiro é imaginar que ele compõe o caixa de uma empresa.

Basicamente, a série O Sócio, exibida pelo History Channel, leva o telespectador para dentro do universo de criação e manutenção de uma organização. O roteiro gira em torno da razão da existência dessas instituições: o lucro. Como o título da série sugere, a história explora a participação societária, demonstrando como ela pode ser muito lucrativa.

O Sócio traz o protagonista Marcus Lemonis, um bilionário. Não satisfeito com os excelentes resultados conquistados por sua empresa, Marcus investe em organizações que vivenciam fases financeiras delicadas. Mais do que um sócio, ele é um autêntico consultor de negócios, capaz de detectar gargalos de gestão e conduz as empresas de volta ao caminho do crescimento.

Toda a performance de Marcus é embasa em larga experiência de mercado, já que acumula uma década de “serviços prestados” a empresas em situação financeira delicada. No decorrer do processo de recuperação dos negócios, você notará como uma análise apurada é fundamental para projetar o valor das empresas em médio e longo prazo. Com tais projeções, fica mais fácil decidir quais ações comprar, por exemplo.

2. Shark Tank Brasil

Além de ficar de olho nos sites de finanças, vale a pena reservar um espaço na agenda para acompanhar a série Shark Tank Brasil. Presente no catálogo do Sony Channel, o tema central da série é igualmente o empreendedorismo. Assim como em O Sócio, o fator realidade também rouba a cena. A diferença fica por conta de Shark Tank exibir histórias de empreendedores brasileiros.

Com uma dinâmica simples e objetiva, o programa apresenta uma espécie de sabatina feita por alguns grandes empresários. Inicialmente, o empreendedor chega, apresenta-se e fala um pouco sobre sua ideia de negócio. Em seguida, ele passa por uma série de questionamentos, feitos com o intuito de confirmar se aquele é realmente um negócio promissor.

Inclusive, a metáfora do título faz todo o sentido, pois é como se os empreendedores estivessem rodeados por tubarões. Para sair vivo dali, ou seja, convencer um ou mais daqueles empresários a investir no seu negócio, cada empreendedor precisa de argumentos altamente persuasivos. Tudo isso, é claro, em frente a câmeras e com a ciência de que o material, em algum momento, irá ao ar em rede nacional.

Como é possível deduzir, um dos eixos que conecta os episódios da série é a importância de saber avaliar a viabilidade de um negócio. Se você está pensando que o processo é algo restrito a grandes movimentações financeiras, saiba que esse é um enorme equívoco. Na verdade, isso acontece o tempo todo, como durante a decisão de investir em imóveis. No caso, uma das alternativas é o fundo imobiliário.

Outro aspecto que merece sua atenção em Shark Tank são as lições frequentemente dadas pelos investidores que participam do programa. Por conta de sua larga experiência no mercado, não demora muito para eles identificarem as forças e fraquezas de cada oferta de negócio.

3. Billions

Como você percebeu, nós já falamos sobre investimentos. Isso é natural, já que eles são essenciais no desenvolvimento das finanças pessoais de qualquer indivíduo. No mesmo caminho, mas com um mergulho mais profundo no mercado financeiro, nós temos a série Billions, transmitida pela Netflix.

Aqui, a proposta do roteiro é mais ousada, porque ele revela o que está por trás de determinadas estratégias usadas no Day Trade. Nesse tipo de operação, as ações são negociadas no decorrer de um único dia. Na prática, muitas negociações chegam a ser finalizadas em cerca de 5 minutos.

Como você deve supor, a carga emocional relacionada a essas operações financeiras é alta. E é exatamente esse um dos pontos de destaque da série. Muitas vezes, o trader pode perder ou ganhar muito dinheiro em questão de minutos ou algumas horas.

Naturalmente, o controle emocional é um dos fatores básicos para ser bem-sucedido nas operações diárias da bolsa de valores. Para ilustrar todo esse cenário, Billions nos apresenta os personagens centrais da trama: Bobby Axelrod e Charles Rhode. Enquanto o primeiro gere um fundo de investimentos, o outro atua como fiscal dos processos.

Quanto à parte de monitoramento dos movimentos executados pelos investidores, Billions se volta às informações privilegiadas, algo já abordado por muitos filmes, como o famoso Wall Street.

4. Suits

Para diversificar um pouco o tema, uma dica é conferir a série Suits, também da Netflix. Em princípio, o enredo aborda o cotidiano de um escritório de advocacia. Contudo, Harvey Specter, um dos protagonistas, representa os interesses de empresas de grande porte. Muitas delas atuam diretamente no mercado financeiro, como determinadas startups.

O sucesso de um advogado depende muito do grau de conhecimento dele no nicho de atuação dos seus clientes. Em Suits, Specter tem a fama de jamais perder um processo. Entre outras coisas (assista a série para entender), isso significa que ele se aprofunda no estudo do funcionamento das mais diversificadas operações financeiras.

Então, você tem à disposição um conjunto de estudos financeiros e suas respectivas eventuais implicações jurídicas. Além disso, a série cativa pelos diálogos inteligentes e repletos daquele humor espirituoso.

Conforme assiste a essas 4 incríveis séries sobre finanças, você descobrirá que elas têm mais relação com sua vida financeira particular do que imagina. Os seriados funcionam como um guia, mas lembre-se de que, na hora de praticar os conhecimentos adquiridos, é necessário desenvolver um senso de organização. Para facilitar, existem aplicativos de finanças que podem ajudar. Mas fundamental mesmo é saber como elaborar um bom orçamento.

Quer uma dica infalível? Baixe nossa planilha anual de orçamento pessoal e mantenha suas finanças organizadas em todos os meses do ano!
Planilha Anual De Orcamento Pessoal Tenha Uma Organizacao Mes A Mes Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.